Pavê de leite ninho e geleia

Eu tenho certeza que esse pavê de leite ninho com geleia vai te surpreender na primeira colherada. Isso porque ele fica cremoso e com o sabor doce na medida certa.

Sem dúvida, usar uma geleia caseira vai deixar seu pavê ainda mais gostoso. Mas você pode adaptar para a forma que for mais fácil para você.

Pavê de leite ninho e geleia
Super cremoso, esse pavê de leite ninho e geleia é a sobremesa perfeita para você testar!

Pavê cremoso com leite ninho

Pavê é uma dessas receitas que certamente fazem parte dos almoços de famílias e datas especiais. Na versão clássica, o creme geralmente mistura leite condensado, leite e, em algumas receitas, gema de ovo.

Porém, aqui, adicionamos o leite em pó, que além de mais sabor, traz também mais cremosidade para o creme do pavê.

Que geleia escolher para seu pavê

Como falei anteriormente, sem dúvida fazer com uma geleia caseira vai deixar seu pavê ainda mais gostoso. Isso porque, geralmente, usamos menos açúcar na versão feita em casa, assim como podemos deixar com mais textura, deixando as frutas em pedaços um pouco maiores, como você pode ver nas fotos.

Para fazer sua geleia em casa, indico 2 bases de receitas, que você pode variar nos ingredientes. Essa leva adição de pectina, um ingrediente que você consegue comprar em lojas de artigo para festas. Assim como, uma versão feita com base de maçã, que vai trazer a textura que você precisa.

De qualquer forma, indico que você faça uma geleia não muito firme para conseguir espalhar bem, porém não muita liquida para não “molhar” demais o seu pavê.

Caso vá utilizar uma versão industrializada, dê sempre preferência as versões com menos aditivos e menos adoçadas, já que as com muito açúcar podem deixar seu pavê doce demais.

Melhor biscoito para fazer pavê

É provável que a escolha do biscoito varie muito de acordo com a preferência de quem faz a receita e de quem vai comer. Eu, particularmente, prefiro biscoitos bem crocantes e saborosos e adoro usar a versão de leite maltada em várias das minhas receitas.

Mas, sem dúvida, a versão feita com biscoito champagne me remete a um bolo de camadas, já que esse biscoito acaba ficando bem esponjoso quando molhado.

De qualquer maneira, é possível utilizar a versão maizena, maria e até mesmo biscoitos recheados. Varia muito do seu gosto.

Minha única sugestão é não exagerar na hora de molhar o biscoito no leite, dessa maneira, ficará mais fácil desenformar sem perder as camadas.

Confira como fazer um delicioso pavê de leite ninho e geleia

Pavê de leite ninho e geleia
Yield: 8 porções

Pavê de leite ninho e geleia

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 15 minutes
Additional Time: 2 hours
Total Time: 2 hours 25 minutes

Muito cremoso e gostoso, esse pavê de leite ninho e geleia é uma ótima ideia para variar na sobremesa.

Ingredients

  • 1 lata de leite condensado;
  • 200 ml de creme de leite;
  • mesma medida da lata de leite integral;
  • 1 xícara de leite ninho em pó;
  • 1/4 xícara de amido de milho;
  • 2 colheres de sopa de açúcar - opcional;
  • 150 g de biscoito champanhe - aproximadamente;
  • 1 xícara de leite - para molhar o biscoito;
  • aproximadamente 200 g de geleia - usamos de frutas vermelhas.

Instructions

  1. Em uma panela, comece misturando o leite condensado, o creme de leite, o amido de milho dissolvido no leite e o leite em pó até formar um creme uniforme;
  2. Em seguida, leve a panela para o fogo baixo e deixe cozinhar até ficar bem cremoso;
  3. Como usamos uma geleia caseira não muito adoçada, no final, adicionamos a quantidade de açúcar citada acima e misturamos bem. Deixe esfriar por alguns minutos;
  4. Então, vamos à montagem do pavê. Comece com uma camada de biscoito rapidamente molhados em leite, seguida por uma camada de creme e uma camada de geleia (que deve ser bem fina);
  5. Faça quantas camadas desejar e finalize com a geleia;
  6. Então, leve a geladeira por pelo menos 2 horas e sirva bem gelado.

Notes

Certamente a mistura do creme de leite ninho com geleias de frutas vermelhas, seja um mix ou somente morangos e framboesas, por exemplo, fica uma delícia. Mas é possível variar com outros sabores, principalmente se forem mais círtricos e azedos para quebrar o adocicado dos demais ingredientes.

Mais receitas de pavê deliciosas

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Pavê de leite ninho e geleia

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *