Confira como fazer um nhoque de batata baroa delicioso e fácil

Sem dúvida, esse nhoque de batata baroa é uma das minhas receitas favoritas. Além de ficar muito delicioso, é super fácil de fazer.

Confira também como preparar de uma forma simples, fresca e prática.

Como usar menos farinha no meu nhoque

Certamente o maior segredo no meu nhoque é o fato de eu colocar o mínimo de farinha possível. Isso faz com que minha mesa além de ter mais sabor, seja mais leve.

Para isso, é essencial assar suas batatas ao invés de cozinhar na água. Dessa forma, a raiz ficará mais seca e sua massa vai precisar de menos farinha para dar o ponto.

Além disso, quando assada, a batata adquire um sabor bem particular, deixando a sua receita ainda mais gostosa.

Nhoque de batata baroa

Batata baroa, mandioquinha ou batata salsa

Como muitos ingredientes no Brasil, essa raiz tem diferentes nomes dependendo da parte do país que você mora. No sudeste chamamos de batata baroa. Mas no Nordeste não é difícil encontrar quem chame por mandioquinha.

Da mesma forma que no sul, muitas vezes é reconhecida como batata salsa.

Seja qual for o nome o sabor dessa batata é delicioso e vai fazer toda a diferença na sua receita.

Dicas para fazer o nhoque perfeito

Fazer nhoque certamente dá trabalho. São vários processos e é provável que você precise dedicar um pouco mais de tempo ao preparo. Mas nem por isso é uma receita difícil de fazer.

Além disso, encare esse tempo na cozinha como uma terapia. Mexer com uma massa e se divertir vendo seus nhoques ficarem prontos pode ser uma delícia.

E para ajudar você a deixar todo o processo ainda mais simples, confira algumas dicas:

  • O ponto da batata. Como falei, o ideal é assar sua batata. Mas caso prefira cozinhar na água, leve a mesma ao forno por alguns minutos após estar bem macia, para ficar bem sequinha. O ponto certo é deixar a sua raiz desmanchando;
  • Deixe sua massa descansar um pouco. Antes de começar a dar forma aos seus nhoques, deixe sua massa descansando alguns minutos. Dessa forma, a farinha absorve toda a umidade da massa e você vai conferir se vai ser necessário um pouco mais do ingrediente;
  • Enfarinhe sua bancada. É importante que, não só a bancada onde você vai abrir sua massa esteja enfarinha, como também o tabuleiro onde você vai organizar seus nhoques cortados antes de cozinhar. Isso vai impedir que eles percam a forma e grudem um no outro;
  • A água precisa estar bem quente e precisa ser abundante. Para preparar seu nhoque, separe sua maior panela e encha ela de água. Só adicione seus nhoques quando ela estiver fervendo;
  • Salgue a água do cozimento. Mesmo adicionando sal na massa, é legal colocar sal também na água do cozimento;
  • Não cozinhe muitos nhoques de uma vez. Isso porque a temperatura da sua água vai baixar e com isso, pode ser que seus nhoques desmanchem;
  • Nhoques crocantes. Quer uma massa mais crocante? Experimente grelhar seu nhoque em uma frigideira com azeite até que forme uma casquinha. Fica delicioso.

Dá pra congelar meu nhoque de batata baroa?

Sem dúvida! Eu mesma faço bastante. Geralmente, quando vou fazer nhoque faço o dobro da quantidade que vou servir para poder congelar e comer essa delícia em outro momento.

Mas é importante você entender que a textura muda um pouco. Mas nada que interfira tanto. Além disso, é importante se atentar a alguns pontos caso queira congelar seus nhoques, como por exemplo:

  • Leve sua massa para congelar, uma do lado da outra em uma tábua ou tabuleiro. Só depois que seus nhoques estiverem congelados, você pode armazenar em sacos ou potes;
  • Você pode deixar seu nhoque em temperatura ambiente por alguns minutos antes de cozinhar;
  • É essencial, principalmente se eles estiverem gelados ainda, que a água esteja MUITO quente e além disso, a quantidade a ser cozida por vez diminua um pouco.

Molho simples, leve e refrescante

Antes de mais nada é importante você saber que esse nhoque combina com qualquer molho. Por exemplo, ficar perfeito com um bolonhesa, da mesma forma que fica perfeito com molho branco.

Mas, eu confesso que amo sentir o sabor do nhoque e por isso, vou compartilhar com você um molho bem simples, com mais pedaços do que caldo, que eu, particularmente, acho que combina demais com essa receita.

Receita de nhoque de batata baroa

Nhoque de batata baroa
Yield: 4 porções

Nhoque de batata baroa

Prep Time: 1 hour
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 1 hour 20 minutes

Aprenda como fazer esse delicioso nhoque de batata baroa. Confira também como fazer um molho de tomates frescos delicioso.

Ingredients

Massa nhoque

  • 1,2 kg de batata baroa;
  • 50 g de queijo parmesão ralado;
  • 2 gemas;
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (aproximadamente);
  • 1/2 colher de sopa de sal.

Molho de tomate

  • 1 kg de tomate cereja;
  • 4 dentes de alho grande;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • sal e pimenta do reino a gosto;
  • 1/2 xícara de ervas frescas (usamos orégano e manjericão).

Instructions

  1. Comece assando suas batatas, com casca mesmo e envolvidas em papel alumínio, até que fiquem bem macias;
  2. Então, retire a casca e amasse bem até formar um purê. Espere esfriar por alguns minutos;
  3. Em seguida, adicione ao seu purê, as gemas, o queijo, o sal e aos poucos vá adicionando farinha até que a massa não grude tanto na mão. Deixe a massa descansar por alguns minutos;
  4. Enquanto isso, já deixe seu molho preparado. Para isso, refogue o alho amassado no azeite e assim que começar a dourar, adicione o tomate. Deixe cozinhar por poucos minutos até que esteja bem macio. Finalize com sal e pimenta do reino;
  5. Então, em uma superfície enfarinhada faça rolinhos com a sua massa e corte em pedaços no tamanho que desejar;
  6. Cozinhe em água fervente até que boiem. Retire com uma escumadeira e reservando;
  7. Então, esquente uma frigideira grande, adicione um pouco de azeite e grelhe seus nhoques por alguns minutos. Essa parte é opcional, e deve ser feita aos poucos;
  8. Finalize misturando seus nhoques ao molho e dê o toque final com ervas frescas.

Você fez essa receita?

Deixe um comentário ou poste sua foto

Mais receitas para colocar a mão na massa

  • Já que estamos falando de massa, que tal aprender a fazer macarrão em casa? Você vai se apaixonar;
  • E, se você busca uma receita de nhoque mais levinha para o dia a dia, essa versão de cenoura sem glúten vai te surpreender.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Nhoque de batata baroa

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário para essa receita. Seja o primeiro :)

Anterior
Massa de esfiha
Nhoque de batata baroa

Skip to Recipe Política de Privacidade