Como fazer caldo de legumes econômico

Aprenda como fazer um caldo de legumes sem desperdício

Nesse conteúdo vou te ensinar como fazer caldo de legumes econômico, utilizando cascas e talos sendo uma forma de evitar desperdício e deixar suas comidas ainda mais saborosas.

Quais cascas e talos posso usar?

Antes de mais nada é importante você saber que em muitos casos as cascas e talos reúnem propriedades muito nutritivas e acabamos não utilizando.

Por exemplo, a casca da cebola contém ativos antioxidantes. Além disso, são nos talos onde encontramos as maiores concentrações de cálcio na maioria dos vegetais.

Mas, de fato, para fazer caldo nem todos os vegetais e legumes são indicados, não só por sabor, mas também por composição. Por exemplo, batatas contém alta quantidade de amido que não deixaria seu caldo tão líquido e poderia interferir no resultado final da sua receita.

Dessa forma, indico utilizar:

  • Cascas: cebola, alho, cenoura, abobrinha, pimentão, tomate. Você também pode incluir a ponta da cebola, cenoura e abobrinha;
  • Talos: alho poró (pode incluir as folhas também), aipo, salsa, cebolinha, coentro e até mesmo couve e folhas do ramo de rabanete e cenoura.

Lembre somente, que antes de armazenar é necessário higienizar o que você vai utilizar.

Como armazenar meu ingredientes para fazer o caldo

A ideia aqui é evitar o desperdício. Dessa maneira, a minha sugestão é ir acumulando as cascas e talos até ter quantidade suficiente para fazer uma boa quantidade de caldo.

Para isso, você pode ir congelando suas sobras em um saco de silicone ou pote hermeticamente fechado.

Caso deseje fazer sabores diferentes, o ideal seria armazenar separadamente. Mas se você vai fazer uma junção única, pode guardar tudo junto sem problemas.

O ideal é armazenar essa base por até 3 meses no congelador, ok?

Caldo de carne com legumes

Sem dúvidas, você pode usar essa base para fazer caldos de carne também. Para isso, basta adicionar a proteína que preferir, mas algumas dicas podem deixar seu caldo ainda mais gostoso, como por exemplo:

  • Camarão: utilize as cascas e cabeça, que geralmente iriam para o lixo;
  • Frango: da mesma forma, você também pode utilizar pedaços com ossos;
  • Carne vermelha: sem dúvida, buscar carnes com osso é a melhor forma de adicionar sabor. Mas você também pode usar algumas aparas de carne.

Como fazer caldo de legumes com cascas e talos

Como fazer caldo de legumes econômico

Como fazer caldo de legumes com cascas e talos

Prep Time: 30 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 1 hour 10 minutes

Um delicioso caldo de legumes para ter sempre pronto. E o melhor, feito com cascas e talos.

Ingredients

  • Cascas e talos de legumes - aproximadamente 700 g
  • 2 litros de água filtrada
  • temperos: folha de louro, pimenta do reino e sal a gosto

Instructions

  1. Em uma panela, leve suas cascas junto com a água e os temperos para ferver em fogo baixo até reduzir bem;
  2. O ponto certo é quando o caldo estiver bem dourado;
  3. Passe o caldo por uma peneira e armazene em porções como desejar.

Como congelar seu caldo de legumes?

Com seu caldo pronto, pode ser que você não queira consumir tudo de uma vez. Para aumentar a durabilidade, uma ótima opção é o congelamento.

Para isso, você deve esperar seu caldo esfriar por alguns minutos, dividir em potes nas porções que desejar e levar ao congelador por até 3 meses.

Receitas onde posso usar meu caldo de legumes

Caldo de legumes é uma ótima base para diferentes tipos de preparo, como sopas, caldos, risotos e refogados. Até mesmo o arroz de todo dia fica uma delícia se ao invés de água, você utilizar um caldo para o cozimento.

E para te incentivar a ter sempre um caldo pronto, vem conferir algumas sugestões de receita:

Itens que podem ajudar a fazer sua panqueca 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Panelas: Sem dúvida, usar panelas que não soltam resíduos é essencial não só para preparar esse caldo, como para o seu dia a dia. Eu sempre indico as de inox, cerâmica ou esmaltadas ;
  2. Sacos de silicone: Para armazenar as cascas e talos, eu super indico esses saquinhos de silicone, que quase não ocupam lugar no congelador. Da mesma forma, podem servir para armazenar o caldo depois de pronto. Mas, sem dúvida, você pode utilizar potes plásticos também.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Como fazer caldo de legumes com cascas e talos

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *