Uma receita de bacalhau diferente para você se deliciar

É provável que esse arroz de bacalhau seja uma das minhas receitas favoritas com o peixe. Isso porque além de super fácil, rende super bem e fica muito delicioso.

Tenho certeza que você vai adorar essa receita e repetir sempre!

Arroz de bacalhau

Arroz com bacalhau, receita muito fácil

Eu imagino que você deva ter a sua receita favorita de bacalhau. Ou até mesmo, deva ter o costume de fazer as receitas mais conhecidas, como essa salada de bacalhau, por exemplo.

Mas por aqui, estamos sempre em buscas de novos sabores e soluções. E, sem dúvida, esse arroz é uma das opções que mais agrada quando eu faço.

Isso porque, com uma quantidade relativamente pequena de peixe, é possível servir 4 a 5 pessoas muito bem. Além disso, o sabor do peixe fica bastante delicado, agradando até mesmo quem não gosta tanto assim de bacalhau.

Qual bacalhau escolher?

Com toda a certeza, independente da receita que você for preparar, é importante escolher um bacalhau de qualidade.

Porém, para fazer esse arroz, não é necessário comprar o lombo, por exemplo, que possivelmente é um dos cortes mais caros. Isso porque vamos precisar do bacalhau desfiado e dessa maneira, é possível usar as lascas mesmo, que geralmente possuem o preço mais acessível.

Mas, é importante ressaltar que antes de começar a fazer seu arroz é essencial fazer um pré preparo do bacalhau, que inclui passos como: hidratar e dessalgar. Se você não tem muita experiência nesse tipo de preparo, é só clicar aqui e conferir todas as nossas dicas de como preparar bacalhau.

Que tipo de arroz utilizar nessa receita

Certamente um dos maiores segredos dessa receita, além claro do pré preparo do bacalhau, é o ponto do arroz. Isso porque, a ideia aqui é fazer uma receita cremosa, porém com textura.

Para isso, eu tenho algumas dicas que podem fazer toda a diferença:

  • O arroz deve estar frio. Na verdade, se for um arroz do dia anterior é ainda melhor. Isso porque, dessa maneira ele estará mais seco e mesmo absorvendo o caldo da base, ele não ficará enxarcado;
  • Arroz parboilizado é uma ótima escolha. Sem dúvida esse tipo de arroz é a melhor opção para essa receita, isso porque ele aceita melhor uma quantidade maior de líquido durante o cozimento;
  • Dá certo com outros tipo de arroz também. Se você quiser usar o arroz vermelho ou preto para dar uma cara diferente para a sua receita, também são ótimas opções!
  • Prefere o arroz branco comum? Então, cozinhe até ele ficar al dente (ou seja, com o centro um pouco mais firme) e realmente utilize ele pronto de um dia para o outro.

Receita arroz de bacalhau

Arroz de bacalhau
Yield: 4 porções

Arroz de bacalhau

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 25 minutes
Total Time: 30 minutes

Delicioso e super fácil de fazer, esse arroz de bacalhau é uma ótima opção para quem quer uma receita diferente com o peixe.

Ingredients

  • 1/2 xícara de azeite;
  • 1 pimentão vermelho pequeno;
  • 2 cebolas médias;
  • 2 tomates grandes;
  • 500 ml de caldo de legumes;
  • 600 g de bacalhau desfiado;
  • 3 xícaras de arroz parboilizado cozido;
  • 1 xícara de salsa fresca;
  • azeitona e sal a gosto.

Instructions

  1. Comece refogando a cebola e o pimentão cortados em cubo junto com o azeite, até que fiquem bem macios;
  2. Em seguida, adicione o tomate picado e quando ele começar a desmanchar, diminua o fogo, adicione o caldo de legumes e deixe reduzir;
  3. Quando o caldo estiver mais grossinho, adicione o bacalhau desfiado e em seguida o arroz;
  4. Finalize adicionando a salsa fresca e as azeitonas e acertando o sal ao seu gosto;
  5. Na hora de servir adicione azeite e pimenta do reino moída na hora a vontade.

Você fez essa receita?

Deixe um comentário ou poste sua foto

Itens que podem ajudar a fazer seu arroz de bacalhau 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Panelas: Sem dúvida, uma boa panela é essencial para te ajudar a fazer qualquer receita. Por aqui, nós preferimos as de inox ou até mesmo as de cerâmica;
  2. Louças: Nas fotos que ilustram essa receita usamos as louças da Oxford Porcelanas.

Mais receitas diferentes com bacalhau

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Arroz de bacalhau

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments
  • Sonia Regina Pequeno
    janeiro 11, 2023

    Estou encantada com as receitas que vocês vem apresentando. Sou vegana e cozinho para marido e filho que não são – ainda comem peixe (argh!). Fiz as receitas de bacalhau (nem experimentei) mas, eles me garantiram que estavam deliciosas. Fico torcendo por mais gostosuras sem qualquer vestigio de carne. Abraços e sucesso pra vocês porque o conteúdo é muito legal, mesmo.

Anterior
Pavê de doce de leite e chocolate
Arroz de bacalhau

Skip to Recipe Política de Privacidade