Sem dúvida, esse quibe de carne e quinoa, é uma das minhas receitas favoritas para ter sempre no congelador. Sim, ele pode ser congelado!
Além de muito gostoso, é uma opção nutritiva para qualquer refeição e também, perfeito para incrementar a marmita.
Índice de conteúdos
Quibe de quinoa
Tradicionalmente o quibe é feito com um tipo de trigo moído, que por mais que seja delicioso, é um ingrediente nutritivamente pobre, mas nem por isso deixa der uma delícia. Caso queira conferir a receita tradicional, clique aqui.
Na versão que trago aqui, o trigo é substituído pela quinoa, um grão riquíssimo em proteínas e fibras que vão deixar o seu quibe muito nutritivo e gostoso.
Nesta receita, utilizamos a versão tricolor, mas você pode utilizar a quinoa que encontrar com mais facilidade.
Como cozinhar a quinoa
Antes de mais nada é importante saber que a quinoa precisa ser bem lavada antes de ser cozida. Isso porque os grãos possuem um revestimento que dá um sabor amargo ao preparo e que é eliminado após a lavagem.
Além disso, sempre orientamos deixar grãos de molho para diminuir os antinutrientes, para a quinoa, 6 a 12h são suficientes. Quer saber a importância de deixar os grãos de molho? Clique aqui.
Para cozinhar, siga o passo a passo abaixo:
- Enxague bem os grãos e descarte a água onde deixou de molho;
- Para cada xícara de quinoa, adicione 1 xícara de água ou caldo;
- Cozinhe em fogo alto até começar a fever;
- Em seguida, diminua o fogo, deixe cozinhar por 15 min;
- Após esse tempo, desligue o fogo tampe a panela e deixe sua quinoa cozinhar por mais 10 min ou até estar bem macia;
- Finalize soltando os grãos com a ajuda de um garfo.
Para preparar o kibe, gosto de deixar a quinoa esfriar bem, dessa forma, o calor não cozinha a carne antes do tempo. Além disso, depois de frios, os grãos ficam ainda mais soltinhos.
Como assar seu quibe
Como você pode ver, por aqui eu escolhi assar meu quibe em formas de bolinhos. Mas é possível fazer também uma versão de travessa (teste trocar o trigo por quinoa e fazer essa versão com legumes).
Além disso, essa é uma receita que pode ser congelada. E geralmente, nesse formato de bolinhos acaba ocupando menos espaço no congelador.
Para assar, é importante deixar seu quibe em temperatura ambiente antes de levar para o forno. Se você congelar, pode ser interessante deixar ele descongelar na geladeira por algumas horas. Essa dica é importante para que o seu quibe não fique torrado por fora, mas frio por dentro.
Na hora de preparar, você pode assar no forno ou usar uma airfryer. Claro que é possível fritar também, mas certamente você vai preferir seguir opções mais saudáveis não é mesmo?
Receita de quibe de carne e quinoa
Quibe de carne e quinoa
Super saudável e delicioso, esse quibe de carne e quinoa é uma ótima opção para ter sempre no seu congelador. Além de ficar ótima para deixar sua marmita ainda mais gostosa.
Ingredients
- 200 g de carne moída - utilizei patinho;
- 1 xícara de quinoa cozida;
- 2 colheres de sopa de gergelim (opcional);
- 1/2 cebola média;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1/2 xícara de hortelã fresco;
- 1/2 colher de chá de cominho em pó (opcional);
- sal e pimenta a gosto.
Instructions
- Comece processando a cebola, o azeite e o hortelã até formar uma pastinha uniforme;
- Em seguida, em uma tigela, mistura todos os ingredientes até ficar bem uniforme;
- Dê a forma que desejar para o seu quibe. Caso prefira assar em uma travessa, não esqueça de pincelar uma camada de azeite para untar a mesma antes de adicionar a massa;
- Para preparar seus quibes, pré aqueça seu forno até estar bem quente. Adicione então os bolinhos, em uma forma untada e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 20 min. Em seguida, aumente a temperatura para o máximo e deixe dourar. O tempo pode variar, mas aproximadamente mais 10 min serão suficientes;
- Sirva com esse molho de iogurte e hortelã delicioso.
Receita nutritiva e sem glúten
Com a substituição do trigo para o glúten, além de um aumento significante no aporte de proteína, essa receita se torna uma opção para quem possui alguma alergia ou intolerância ao glúten.
Além disso, como você pode ver na receita, adicionamos mais 2 grãos, opcionais, à mistura. Com isso, além de aumentar a quantidade de fibras, trazemos uma dose de cálcio (presente no gergelim) e ômega 3 (presente na linhaça).
Mais receitas super nutritivas
- Essa salada de atum com feijão é riquíssimo em proteínas e ômega 3, além de ser deliciosa e super prática;
- Esse homus de pimentão, além de combinar com o seu quibe, é rico em proteína e betacaroteno (por causa do pimentão vermelho);
- Se você ama bolinhos, vai se apaixonar por essa versão de frango com sementes.
Quer saber mais sobre alimentação saudável?
Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.
5 comments on “Quibe de carne e quinoa”
Olá, tudo bem? Eu não conhecia quinoa, vamos testar sua receita, obrigado por todo o passo a passo ensinando tudo desde o preparo até a hora de assar. Amoo quibe e agora temos uma nova receita para fazer.
Oi bom dia vou fazer sua receita ,obrigado pla receita
Que bom!! Depois me conta o que achou!
Adoro quibe, feliz em encontrar essa opção sem glúten…
Não encontrei linhaça na receita…
Na receita falo de gergelim, mas a linhaça, assim como o gergelim pode ser misturada à massa ainda crua ;-)