Sem dúvida essa receita de caponata siciliana é uma das minhas favoritas. Isso porque além de ser fácil de fazer, é simplesmente deliciosa.
Tanto que por aqui serve não só como entrada como também de acompanhamento para alguns pratos.
O que é caponata
Essa receita bem típica italiana tem como base a berinjela salteada combinada com outros legumes.
É provável que você ache bastante parecido com um antepasto por exemplo. E de fato é! Porém, a principal diferença é que a caponata geralmente tem um preparo mais rápido, feito em uma frigideira, enquanto o antepasto, na versão mais tradicional é feita no forno de forma mais lenta.
Além disso, outro ponto que difere bastante é a textura. Na caponata os ingredientes mantém mais suas texturas original, enquanto no antepasto, por causa do longo cozimento, os ingredientes se misturam formando quase uma pasta.
Receita siciliana
A culinária siciliana é marcada por uma fusão de gostos e temperos de diversos países não só da própria Europa, como também da Ásia e África.
Reconhecida como mediterrânea tem uma variedade de receitas frescas, com muitos vegetais, peixes e azeites de qualidade.
Sem dúvidas, essa versão de caponata traz esses sabores. O hortelã traz frescor e combinado com o sabor marcante da berinjela, juntamente com o adocicado da uva passa, faz com que essa receita se torne simplesmente deliciosa.
Como deixar a sua caponata do seu jeito
Eu te garanto que a receita que vou te ensinar é simplesmente deliciosa. Mas, de fato, você pode adaptar ela ao seu gosto, adicionando, por exemplo:
- Azeitonas: sem dúvida um ingrediente muito presente na culinária italiana. Minha única sugestão é tomar cuidado na adição de sal no preparo, já que a azeitona geralmente já é bem salgada;
- Nozes, amêndoas ou pinholes: se você quer adicionar mais textura a sua caponata, certamente adicionar oleaginosas além de trazer sabor, vai deixar sua receita com uma crocância deliciosa;
- Alcaparras: outro ingrediente bastante usado na Itália. Assim como a azeitona, tome cuidado na quantidade de sal no preparo;
- Aliche: se você gosta de sabores intensos, é provável que vá amar adicionar o peixe em conserva na sua mistura. Porém, como o sabor do mesmo é bem forte, minha indicação é dosar bem a quantidade.
Receita de caponata siliciana
Caponata Siciliana
Uma opção deliciosa de entrada com toque mediterrâneo. Você vai se apaixonar por essa caponata.
Ingredients
- 1 cebola roxa média
- 1 berinjela grande
- 2 tomates pequenos
- 1/4 xícara de aipo picado
- 1/4 xícara de uva passa
- 3/4 xícara de azeite
- 2 colheres de sopa de hortelã fresco picado
- sal e pimenta do reino a gosto
Instructions
- Comece cortando seus ingredientes em cubos não muito grandes. Dessa forma você poderá cozinha-los sem que percam suas texturas;
- Em seguida, você vai cozinhar todos os ingredientes por partes;
- Dessa forma, adicione 1 colher de sopa de azeite e o aipo até que fique ligeiramente cozido mas mantenha um pouco de textura. Retire da frigideira e reserve
- Repita esse processo com a cebola, o tomate e o por último com a berinjela, que possivelmente vai precisar de um pouco mais de tempo;
- Finalize misturando todos os ingredientes cozidos, com o hortelã fresco, a uva passa e o restante do azeite. Acerte o sal e a pimenta ao seu gosto;
- Sem dúvidas fica ainda mais gostoso servido no dia seguinte ao preparo.
Notes
- Caso deseje adicionar ingredientes como azeitonas, aliche, alcaparras ou oleaginosas (que devem estar torradas) deixe para fazer na finalização, já que nenhum deles precisa ser pré cozido.
- Experimente hidratar suas uvas passas para uma textura ainda mais macia. Para isso, basta deixar suas uvas de molho em água morna por alguns minutos.
- Outra opção para deixar ainda mais fresco é não cozinhar a cebola, o aipo, assim como o tomate. Para essa opção você vai precisar de menos azeite.
Como armazenar sua caponata
Como falei na receita, sem dúvidas a sua caponata ficará ainda mais gostosa no dia seguinte ao preparo. Isso porque todos os temperos estarão mais incorporados trazendo ainda mais sabor para o seu prato.
Dessa forma, meu conselho é que armazene sua caponata na geladeira em um pote hermeticamente fechado. Na hora de consumir, deixe voltar a temperatura ambiente por alguns minutos.
Em dias mais quentes, porém, super indico provar essa delícia ligeiramente gelada. Fica ainda mais refrescante.
Armazenando na geladeira, sua caponata durará pelo menos 1 semana sem problemas.
Mais receitas com berinjela
- Com toda a certeza esse antepasto feito na panela de pressão vai se tornar um dos seus favoritos;
- Da mesma forma vai adorar essa berinjela gratinada.
4 comments on “Caponata siciliana”
Adorei esse conteúdo finalmente tirei todas as dúvidas parabéns pelo trabalho belíssimo obrigada bom dia!
Que bom saber que conseguimos deixar o conteúdo bem completo <3
Amei a receita, sou vegetariana e vou colocar no meu cardápio haha
Que ótimo Bruna :)