Categorias
Bolos Café da manhã

Bolo 3 leites

É provável que esse bolo 3 leite possa assustar logo de cara. Afinal, como 1 bolo que se propõe a usar 3 tipos de leite pode ser fácil. Mas eu te garanto, será!

Fofinho, molhadinho e delicioso, é uma ótima opção não só para um lanche da tarde, como também para um café da manhã caprichado.

3 leites

Essa receita, de origem latina. possivelmente possui inúmeras versões diferenciadas que podem mudar de acordo, principalmente com a região onde é produzida.

Por exemplo, no México (possível país de origem) a calda de 3 leites geralmente é feita de leite evaporado, leite condensado e creme de leite. Caso deseje manter essa versão, você pode trocar o leite evaporado por leite normal e também ficará uma delícia.

Mas na versão que fizemos por aqui, usamos como base da calda o leite condensado, o leite integral e para dar um toque de sabor diferenciado, o leite de coco e com toda a certeza isso deixou a receita ainda mais gostosa.

A massa do bolo

É essencial você entender que seu bolo será embebido em uma grande quantidade de calda e por esse motivo é importante que ele tenha uma estrutura mais firme para não despedaçar.

Aqui, usamos uma receita que lembra bastante um pão de ló amanteigado. Com isso, ao levar à geladeira, mesmo embebido em calda ele se manterá inteiro, sendo bastante fácil servir.

Dicas para deixar seu bolo 3 leites mais gostoso

Sem dúvida essa é uma receita bem fácil de fazer, mas certamente com as nossas dicas você vai conseguir fazer um bolo ainda mais gostoso:

  • Se organize antes de começar a preparar sua receita – é importante que seus ingredientes estejam em temperatura ambiente. Isso fará que o resultado do seu bolo seja ainda melhor. Que tal conferir nosso guia para o bolo perfeito antes de começar a preparar essa receita?
  • Utilize uma batedeira – é possível fazer essa receita batendo sua massa à mão, mas certamente, se usar uma batedeira além de ter um resultado melhor, vai ser bem mais fácil preparar o seu bolo;
  • Dê um tempo para sua massa – assim que retirar o seu bolo do forno, deixe a massa esfriar o suficiente para só então adicionar a massa. Logo após, é importante refrigerar e esperar pelo menos 4h.

Receita bolo 3 leites

Yield: 10 pedaços

Bolo 3 leites

Prep Time: 15 minutes
Cook Time: 40 minutes
Additional Time: 4 hours
Total Time: 4 hours 55 minutes

Receita deliciosa e fácil! Um bolo molhadinho para comer a qualquer hora do dia.

Ingredients

Massa de bolo

  • 100 g de manteiga
  • 1 xícara de açúcar branco
  • 5 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento para bolo

Calda

  • 200 ml de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 200 ml de leite

Instructions

  1. Para começar, pré aqueça o seu forno;
  2. Em seguida, comece a preparar sua massa batendo a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo;
  3. Logo após, vá adicionando os ovos um a um e continue batendo até a sua massa dobrar de volume;
  4. Por último, adicione a baunilha além da farinha e fermento (passando os mesmos por uma peneira) e misture delicadamente até que a massa esteja uniforme.
  5. Unte uma forma com manteiga, adicione uma camada de farinha e distribua sua massa uniformemente;
  6. Deixe assar por aproximadamente 40 min. ou até que ao espetar um palito, o mesmo volte limpo. Retire do fogo e deixe esfriar;
  7. Enquanto isso, misture bem todos os ingredientes da calda;
  8. Faça furos em toda a massa, adicione sua calda e leve a geladeira para que a massa absorva toda o líquido e fique geladinho;
  9. Na hora de servir, adicione a cobertura de chantilly (opcional) e sirva em seguida.

Notes

  • Utilizei uma forma de aproximadamente 26cm x 18cm, se quiser utilizar uma um pouco maior, seu bolo vai ficar um pouco mais fino, mas mesmo assim pode ser bem interessante;
  • Para a cobertura escolhemos utilizar chantilly caseiro e clicando aqui você confere como fazer;
  • Da mesma forma, você pode finalizar com uma camada de doce de leite e também vai ficar delicioso, mas um pouco mais adocicado;
  • Por último, você pode finalizar com coco ralado ligeiramente tostado e vai ficar uma delícia.

Você fez essa receita?

Deixe um comentário ou poste sua foto

Mais receitas de bolos molhadinhos

Guarde essa receita no seu Pinterest para fazer depois

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to Recipe
Sair da versão mobile