Panqueca de banana e chocolate

Sem dúvidas essa panqueca de banana e chocolate vai entrar no seu cardápio. Além de super gostosa ela é super nutritiva assim como, é bem fácil de fazer.

E o melhor é que você pode dar o seu toque de sabor e deixar ela ainda mais gostosa para você.

Panqueca de banana e chocolate
Deliciosa e nutritiva, essa panqueca de banana com chocolate é uma ótima opção para o café da manhã.

Opção saudável para café da manhã

Começar o dia com uma refeição balanceada é um dos passos mais importantes para criar uma rotina saudável. Isso porque se você já começa o dia se alimentando mal, além de poder ter sintomas desagradáveis por causa da dificuldade de digestão, pode acabar acumulando um apetite ainda maior para as refeições seguintes.

Por esse motivo, a mistura de proteínas + fibras é uma ótima opção para a 1ª refeição do dia. E essa receita é a combinação perfeita. Além disso, por causa da banana acaba sendo uma ótima opção para quem não abre mão de um sabor mais adocicado.

Para completar, temos o cacau, um poderoso antioxidante que também ajuda na regulação do humor. Ótima forma de começar o dia né?

Amaranto, você sabe o que é?

Se você está começando a se preocupar com a sua alimentação e tem buscado variar nos sabores e nutrientes, essa receita é uma ótima forma de você começar a introduzir um novo ingrediente no seu dia a dia.

O amaranto é um grão, fonte de proteínas e, principalmente, de fibras que ainda possui um grande variedade de vitaminas e minerais em sua composição. Ele pode ser encontrado em grãos, em farinha e em flocos, que é como mais gosto de usar. Além disso, não possuí glúten, sendo uma ótima opção para quem está evitando ou tem alguma intolerância.

Mas o que mais gosto desse ingrediente é que ele tende a deixar qualquer bolo, panqueca ou torta bem fofinha e leve e, por isso, acaba sendo minha escolha favorita para esse tipo de preparo, seja doce ou salgada.

Dicas para fazer a panqueca perfeita

Sem dúvidas, como falei, essa receita é super simples. Mas com as super dicas que vou te dar, você vai entender o porque de cada ingrediente e o mais importante, vai ter base para fazer as variações que preferir.

  • Ovos orgânicos e caipiras: eu te garanto que fazer essa mudança vai trazer ainda mais sabor para o seu dia. E óbvio, mais nutrientes também;
  • A banana no ponto certo: sem dúvida a banana bem madura trará mais sabor para a sua panqueca. Mas se você quer evitar o pico de açúcar da fruta, tente utilizar com ele um pouco menos madura.
  • Pode adoçar, mas precisa? Certamente essa foi uma das grandes mudanças no meu paladar quando comecei a cuidar da minha alimentação. Experimente diminuir o doce. Mas, se você ainda não conseguiu abrir mão totalmente, e o adocicado da banana não é o suficiente, opte por melado, mel ou até mesmo adoçantes naturais;
  • Aveia como uma opção: não tem amaranto e não quer esperar para testar essa delícia? Pode usar tranquilamente o farelo de aveia;
  • Deixe ainda mais fofinha: certamente, na versão com amaranto essa panqueca já fica bem fofinha, mas se você ainda quer mais, é possível adicionar 1/2 colher de chá de fermento biológico;
  • É cacau e não chocolate em pó: o cacau é um ingrediente puro, bem diferente dos chocolates em pó que geralmente tem adição de bastante açúcar.

Receita de panqueca de banana e chocolate

Panqueca de banana e chocolate
Yield: 1 porção

Panqueca de banana e chocolate

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 10 minutes
Total Time: 15 minutes

Deliciosa, nutritiva e super fácil de fazer, essa panqueca de banana e chocolate é uma ótima opção para o seu café da manhã.

Ingredients

  • 1 banana amassada (de preferência bem madura)
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de amaranto em flocos
  • 1 colher de sopa de cacau em pó

Instructions

  1. Comece amassando bem a banana;
  2. Então, misture o ovo, o cacau e o amaranto até que forme uma massa uniforme;
  3. Esquente uma frigideira anti aderente por alguns minutos e adicione um fio de azeite ou óleo de coco;
  4. Despeje a sua mistura e em fogo baixo deixe cozinhar bem. Com todo o cuidado vire para finalizar o cozimento;
  5. Finalize como desejar.

Notes

  1. Um truque para cozinhar sua panqueca lentamente é empilhar 2 grades do fogão, de forma que a frigideira fique bem longe da chama. Dessa maneira, você conseguirá deixar sua panqueca no fogo por mais tempo sem ter perigo de queimar;
  2. Certamente, a panqueca por si só já fica uma delícia. Mas, se desejar, finalize com alguns pedaços de chocolate amargo (que irão derreter com a temperatura da panqueca) ou então algum creme de oleaginosa;
  3. É possível armazenar sua panqueca já pronta na geladeira e voltar a esquentar na hora de consumir. Aconselho que refrigere por no máximo 2 dias.
  4. Não aconselho o congelamento dessa receita porque possivelmente vai alterar bastante a estrutura da massa.

Mais receitas saudáveis

Quer saber mais sobre comida de verdade?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Panqueca de banana e chocolate”

Poxa que pena :-(
Algumas dicas que podem ajudar:
– amassar bem a banana, se ela fica mais pedaçuda pode atrapalhar um pouco;
– se sua banana ou ovo estiver muito grande, pode ser que precise de mais “farinha”
– para não queimar, sobreponha 2 grades do seu fogão, assim a frigideira fica mais longe do fogo :-*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *