Categorias
Acompanhamentos

Farofa de bacon

O melhor acompanhamento para qualquer refeição

Essa farofa de bacon é certamente uma das receitas mais reproduzidas por aqui. E ao longo dos anos, para ela ficar perfeita, desenvolvemos técnicas para deixar ela ainda mais gostosa.

O melhor bacon para farofa

É provável que você possa achar que bacon é tudo igual. Mas não apenas existem tipos diferentes, como também eles interferem bastante no resultado da sua farofa.

Para começar, é importante você saber que o bacon pode ser feito de diferentes cortes e que isso irá interferir na quantidade de gordura da sua peça. Além disso, a peça pode ser só curada. assim como pode ser também defumada o que adicionará ainda mais sabor.

Para fazer farofa, geralmente priorizamos um corte que possua uma maior proporção de carne, assim como seja defumado. Dessa maneira conseguimos adicionar sabor e gordura na medida certa.

Qual farinha de mandioca usar?

Inegavelmente a farinha de mandioca é a opção mais utilizada pela maioria das pessoas quando vai preparar uma farofa. E geralmente você encontra a mesma em 3 versões:

  • Crua e fina: De fato um dos tipos mais utilizados na culinária brasileira, tem os flocos bem finos, por esse é uma ótima opção para fazer farofas mais úmidas;
  • Crua e grossa: Bem branquinha, como a anterior, mas com flocos maiores, ou seja, vai trazer mais textura para sua farofa;
  • Torrada e grossa: Certamente a nossa principal escolha. Além de mais textura, ela trará mais sabor para a sua farofa.

Porém, nem só de farinha de mandioca se faz uma boa farofa. Mesmo que não muito conhecida e nem mesmo utilizada para esse preparo, a farinha Panko (feita de pão) também é uma opção deliciosa e como resultado você terá uma farofa mais leve e crocante.

Como fazer farofa sem erros

Como falei anteriormente, de fato essa é uma receita super simples, mas ao longo dos anos fomos aprimorando nossas técnicas para fazer a farofa perfeita. 

Se você seguir essas dicas, com toda certeza você nunca mais vai errar no ponto da sua farofa:

  • Tenha paciência! Você vai precisar cozinhar o bacon, a cebola e a farinha tempo suficiente para que não fiquem crus;
  • Deixe o bacon crocante. De preferência use uma frigideira ou panela baixa e em fogo baixo, leve seu bacon para cozinhar. Inicialmente você não precisará adicionar nenhuma gordura, já que o bacon soltará. Em fogo baixo e mexendo de vez quando deixe ele cozinhar até ficar bem crocante e dourado;
  • Não corte o bacon em pedaços muito grandes. Isso porque ele pode não ficar muito crocante e a textura na boca certamente não será muito boa;
  • Doure levemente a cebola. Dessa maneira não só a textura ficará melhor, como também o sabor. Para isso, vá misturando com calma até ela chegar no ponto certo;
  • Cozinhe sua farinha. Independente do tipo que vocês escolher, cozinhe bem a sua farinha. Você vai ver que além de deixar a sua farofa mais gostosa isso vai melhorar a sua digestão.

Receita farofa de bacon

Yield: 4 porções

Farofa de bacon

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 25 minutes

Ingredients

  • 1 xícara de bacon em cubos;
  • 1/2 cebola grande;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de farinha de mandioca;
  • sal e salsa fresca a gosto.

Instructions

  1. Comece fritando o seu bacon, de preferência em uma frigideira ou panela baixa até que fique bem crocante;
  2. Em seguida, adicione a cebola também cortada em cubos e em fogo baixo deixe começar a dourar;
  3. Adicione então a manteiga e quando ela derreter misture a farinha aos poucos;
  4. Acerte o sal;
  5. Em fogo baixo e mexendo sempre, deixe sua farinha começar a dourar;
  6. Adicione a salsa na hora de servir.

Você fez essa receita?

Deixe um comentário ou poste sua foto

Receitas para acompanhar sua farofa de bacon

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.