
Essa farofa de bacon é certamente uma das receitas mais reproduzidas por aqui. E ao longo dos anos, para ela ficar perfeita, desenvolvemos técnicas para deixar ela ainda mais gostosa.
Índice de conteúdos

O melhor bacon para farofa
É provável que você possa achar que bacon é tudo igual. Mas não apenas existem tipos diferentes, como também eles interferem bastante no resultado da sua farofa.
Para começar, é importante você saber que o bacon pode ser feito de diferentes cortes e que isso irá interferir na quantidade de gordura da sua peça. Além disso, a peça pode ser só curada. assim como pode ser também defumada o que adicionará ainda mais sabor.
Para fazer farofa, geralmente priorizamos um corte que possua uma maior proporção de carne, assim como seja defumado. Dessa maneira conseguimos adicionar sabor e gordura na medida certa.
Qual farinha de mandioca usar?
Inegavelmente a farinha de mandioca é a opção mais utilizada pela maioria das pessoas quando vai preparar uma farofa. E geralmente você encontra a mesma em 3 versões:
- Crua e fina: De fato um dos tipos mais utilizados na culinária brasileira, tem os flocos bem finos, por esse é uma ótima opção para fazer farofas mais úmidas;
- Crua e grossa: Bem branquinha, como a anterior, mas com flocos maiores, ou seja, vai trazer mais textura para sua farofa;
- Torrada e grossa: Certamente a nossa principal escolha. Além de mais textura, ela trará mais sabor para a sua farofa.
Porém, nem só de farinha de mandioca se faz uma boa farofa. Mesmo que não muito conhecida e nem mesmo utilizada para esse preparo, a farinha Panko (feita de pão) também é uma opção deliciosa e como resultado você terá uma farofa mais leve e crocante.
Como fazer farofa sem erros
Como falei anteriormente, de fato essa é uma receita super simples, mas ao longo dos anos fomos aprimorando nossas técnicas para fazer a farofa perfeita.
Se você seguir essas dicas, com toda certeza você nunca mais vai errar no ponto da sua farofa:
- Tenha paciência! Você vai precisar cozinhar o bacon, a cebola e a farinha tempo suficiente para que não fiquem crus;
- Deixe o bacon crocante. De preferência use uma frigideira ou panela baixa e em fogo baixo, leve seu bacon para cozinhar. Inicialmente você não precisará adicionar nenhuma gordura, já que o bacon soltará. Em fogo baixo e mexendo de vez quando deixe ele cozinhar até ficar bem crocante e dourado;
- Não corte o bacon em pedaços muito grandes. Isso porque ele pode não ficar muito crocante e a textura na boca certamente não será muito boa;
- Doure levemente a cebola. Dessa maneira não só a textura ficará melhor, como também o sabor. Para isso, vá misturando com calma até ela chegar no ponto certo;
- Cozinhe sua farinha. Independente do tipo que vocês escolher, cozinhe bem a sua farinha. Você vai ver que além de deixar a sua farofa mais gostosa isso vai melhorar a sua digestão.
Receita farofa de bacon

Farofa de bacon
Ingredients
- 1 xícara de bacon em cubos;
- 1/2 cebola grande;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 xícara de farinha de mandioca;
- sal e salsa fresca a gosto.
Instructions
- Comece fritando o seu bacon, de preferência em uma frigideira ou panela baixa até que fique bem crocante;
- Em seguida, adicione a cebola também cortada em cubos e em fogo baixo deixe começar a dourar;
- Adicione então a manteiga e quando ela derreter misture a farinha aos poucos;
- Acerte o sal;
- Em fogo baixo e mexendo sempre, deixe sua farinha começar a dourar;
- Adicione a salsa na hora de servir.
Receitas para acompanhar sua farofa de bacon
- Com toda a certeza essa fraldinha amanteigada vai combinar perfeitamente com a sua farofa;
- Da mesma forma que vai combinar com essa carne de panela deliciosa;
- Assim como vai combinar perfeitamente com essa salada de batata deliciosa.
Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

2 comments on “Farofa de bacon”
Obrigada Cami pelo seu cuidado e carinho com as informações especialmente no âmbito culinário que todo aquele que curte a boa comida geralmente degusta até no preparo!!!
own Sandra, brigada pelo carinho! Fazemos com muito amor <3