Salsa de tomate

Uma receita refrescante e deliciosamente fácil de fazer

Com toda a certeza essa salsa de tomate é incansavelmente repetida por aqui. Primeiro porque é super fácil de fazer. Segundo porque é uma delícia e por último, é uma ótima opção para servir em um dia quente ou até mesmo em um encontro com amigos.

Receita super simples

Inegavelmente eu vejo beleza nas receitas simples. Além de facilitar muito o nosso dia a dia eu acho absolutamente incrível como poucos ingredientes podem ser transformar em uma refeição deliciosa.

Por aqui, nós amamos comida mexicana. Principalmente as salsas, que são os molhos que acompanham (geralmente) os nachos, assim como servem de complemento para outros pratos como burritos, fajitas e tacos.

E os ingredientes dessa salsa são simples de encontrar o que torna uma receita super fácil de fazer em qualquer momento.

A importância de cada ingrediente

A mistura desses ingredientes traz como resultado um sabor delicioso e refrescante. Ainda assim, caso prefira, você pode substituir ou até mesmo não incluir alguns ingredientes, porém, antes de mais nada, eu vou te explicar o papel de cada um deles nessa receita.

  • Cebola: eu gosto muito de usar a roxa. Isso porque ela é um pouco mais adocicada que a cebola branca e considero que fica mais agradável para ser ingerida crua. Você pode não incluir esse ingrediente, mas com toda a certeza, perderá sabor e textura;
  • Limão: um dos ingredientes mais importantes. Eu uso a versão tahiti mesmo, por ser bem ácido. Aqui, ele entra não só para adicionar acidez à receita como também para cozinhar levemente a cebola;
  • Tomate: é provável que seja o único ingrediente que não é possível substituir ou retirar! Minha dica é buscar a opção mais madura que você encontrar, porém, é muito importante que ele ainda esteja bem firme;
  • Pimenta: sem dúvida, comida mexicana tem um toque de pimenta. Aqui, você pode usar a versão fresca, ou até mesmo a já comprada pronta. Mas a quantidade fica à seu gosto;
  • Coentro: com toda a certeza a erva mais controversa que existe. Uns amam, outros odeiam. Bem, de fato, a culinária mexicana não economiza no coentro. Porém, caso prefira, você pode substituir por salsa ou cebolinha, mas sempre fresca, okay?

Como armazenar minha salsa mexicana?

Inegavelmente, a melhor forma de consumir é assim que fica pronta.

Porém, caso você queira se adiantar e deixar sua salsa pronta com antecedência, minha sugestão é que não ultrapasse o tempo de 6h para servir. Assim como mantenha a mesma na geladeira.

Mesmo com esses cuidados, é possível que você perceba a criação de uma quantidade grande de caldo, que pode ser descartado sem problemas.

Minha única sugestão é deixar para adicionar o sal e o coentro somente na hora de servir, ok?

Como fazer salsa de tomate

Salsa de tomate
Yield: 4 porções

Salsa de tomate

Prep Time: 20 minutes
Total Time: 20 minutes

Deliciosa e refrescante, essa salsa de tomate é perfeita para um dia quente ou um encontro com os amigos.

Ingredients

  • 1/2 cebola roxa média;
  • 3 tomates sem caroço;
  • suco de 1 limão aproximadamente;
  • 1/2 xícara de coentro picado;
  • sal e pimenta à gosto.

Instructions

  1. Comece cortando a cebola em cubos bem pequenos. Em seguida, em uma tigela, junte a cebola com o suco de limão e deixe descansar por 15 a 20 min. O suco de limão deve cobrir as cebolas, ok?
  2. Logo após, finalize adicionando o tomate e o coentro picados e acerte o sal e finalize com pimenta à gosto.

Outras receitas com toque mexicano

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Salsa mexicana super fácil - naminhapanela.com


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

4 comments on “Salsa de tomate”

Sou fanático por comida simples, apimentada , e agridoce. Gostaria que fosse feitas as receitas em formato que pudesse copiar no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *