Se deliciar com essa moqueca de peixe tradicional com certeza vai te dar a sensação de estar na praia num dia gostoso. Isso porque, mesmo sendo uma receita super simples, ela é tão cheia de sabor e tão leve, que vai ser difícil parar de comer.
Índice de conteúdos
Que peixe escolher para fazer moqueca?
Se você não tem costume de fazer esse prato, é provável que essa seja a sua primeira pergunta. E realmente, a escolha do peixe é um dos pontos mais importantes no preparo dessa receita.
Antes de mais nada, é importante que você sempre escolha as postas e de preferência com a pele, para preparar a moqueca. Isso porque, esse corte permite que você cozinhe o peixe por mais tempo sem que ele desmanche tão facilmente.
Portanto, você pode escolher postas de peixes brancos e de carne firme (peça ajuda ao peixeiro na hora de comprar) e sempre fresco. Confira nossas indicações de peixes para não errar:
- Robalo;
- Badejo;
- Namorado;
- Garoupa;
- Dourado.
Dicas para fazer a moqueca perfeita
Sim, moqueca é uma receita relativamente fácil. Mas é super importante se atentar a algumas dicas que vão fazer toda a diferença no resultado, como por exemplo:
- Não tenha medo dos temperos: coentro e pimenta são temperos essenciais na hora de preparar uma boa moqueca, assim como o dendê. Porém, caso não curta tanto o último ingrediente, é possível fazer uma versão sem ele. A versão sem o azeite é mais conhecida como moqueca capixaba e igualmente gostosa;
- Use peixe fresco: eu falei sobre isso alguns parágrafos acima, mas é super importante reforçar!
- Legumes são essenciais: isso porque eles vão ajudar na construção de sabores. Cebola, alho, tomate e pimentões são a base de qualquer moqueca. E se você deseja uma versão menos pesada, opte pelos pimentões vermelho e amarelo.
- Não tem panela de ferro? Sem problemas! De fato as panelas de ferro são ótimas para fazer moqueca porque retém o calor. Mas você pode usar qualquer tipo de panela, que também vai dar certo. Basta só preparar em fogo bem baixo.
- Não é necessário adicionar água ou caldo: Assim como o peixe, a cebola e o tomate também liberam bastante água enquanto cozinham. Isso, adicione ao dendê e ao leite de coco já irão formar um caldo delicioso, que poderá até virar um pirão.
Confira como fazer a moqueca de peixe tradicional
Moqueca de peixe tradicional
Uma receita deliciosa de moqueca de peixe super tradicional e fácil de fazer.
Ingredients
- 4 postas de peixe;
- 2 tomates grandes;
- 1 cabeça de alho;
- 4 colheres de azeite;
- 2 cebolas grandes;
- 1 pimentão amarelo pequeno;
- 50 ml de azeite de dendê
- 100 ml de leite de coco;
- Coentro, sal e pimenta a gosto.
Instructions
- Comece refogando o alho amassado com o azeite até que ele comece a dourar;
- Em seguida, comece a fazer as camadas, começando com metade da cebola em rodelas, seguida por metade do tomate também em rodelas e então, as postas de peixe;
- Tempere o peixe com sal e pimenta a gosto e adicione em seguida o restante da cebola e tomate, finalizando com as rodelas de pimentão.
- Tampe e deixe a mistura cozinhar por 30 a 40 minutos, ou até que crie um caldo que cubra todas as camadas;
- Adicione então o azeite de dendê e o leite de coco e o coentro fresco picado e deixe cozinhar por mais 5 min e está pronto para servir.
Sirva com esse delicioso arroz de coco e essa farofa de banana da terra incrível.
4 comments on “Moqueca de peixe tradicional”
Amo suas receitas, principalmente, as veganas. São muito gostosas
Que bom saber disso Sonia! Vamos fazer muito mais!!!
Olá boa tarde !!
Achei ótima a receita mas tenho uma ressalva com relação a uma cabeça de alho. Fiz com 3 dentes pra não prejudicar o sabor do robalo.
Com certeza é possível adaptar ao seu gosto :-*