Pão de iogurte

Uma receita para colocar a mão da massa

Depois de conferir a receita desse pão de iogurte, com toda a certeza, você vai querer correr para a cozinha e colocar a mão na massa.

Além disso, essa receita tem um preparo simples e um resultado super interessante.

Pão de iogurte

Fermentação curta, mas no tempo certo

Para começar, precisamos definir uma coisa. O fermento precisa de um tempo mínimo para que ele possa completar seu tempo de fermentação fora do seu organismo. Ou seja, é importante que mesmo um pão “rápido” seja feito com um pouco mais de calma.

Aqui, ao contrário da longa fermentação (veja aqui mais sobre esse assunto) você não precisará fazer pré fermento, mas o processo completo durará cerca de 5h, o que acredite é um processo curto de fermentação.

Como deixar meu pão mais leve?

Pra começar, você vai respeitar o tempo do fermento, até porque, você vai ver que a quantidade utilizada não é tão grande, ou seja, você vai precisar de mais tempo para o pão crescer.

Além disso, é importante seguir alguns processos que você pode aplicar em qualquer produção de pão, como por exemplo:

  • Sove bem a massa. Dessa forma, os ingredientes estarão bem incorporados e o glúten bem ativado;
  • Adicione sal por último. Para não interferir no trabalho do seu fermento, deixa para adicionar o sal somente após sua massa estar bem homogênea;
  • Faça as dobras da massa. Esse processo, que deve ser feito durante a fermentação, ajudará a incorporar ar à sua massa, deixando ela com mais alvéolos (ou buracos);
  • Tenha paciência. Isso porque a temperatura pode influenciar no crescimento do seu pão, dessa maneira, se o clima no dia estiver mais frio, o tempo de descanso pode ser maior.

Pão de iogurte

Pão rápido para consumo rápido

Certamente esse é um pão que indicamos para um consumo rápido. Dessa maneira, o ideal é consumir em no máximo 2 dias para não perder a textura e sabor.

Caso deseje consumir em mais tempo, indicamos que corte o pão em fatias, guarde na geladeira e consuma em no máximo 5 dias.

Como fazer o pão de iogurte

Pão de iogurte

Pão de iogurte
Yield: 2 pães grandes

Pão de iogurte

Prep Time: 4 hours
Cook Time: 45 minutes
Total Time: 4 hours 45 minutes

Esse pão de iogurte é definitivamente uma delícia e fácil de fazer.

Ingredients

  • 800 g de farinha de trigo;
  • 110 g de farinha de centeio;
  • 600 g de água;
  • 12 g de açúcar;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 100 g de iogurte natural sem açúcar;
  • 1 colher de chá de fermento biológico seco.

Instructions

  1. Comece hidratando e dissolvendo o fermento na água e logo após, misture todos os ingredientes menos o sal;
  2. Em uma batedeira planetária, bata sua massa por 6 a 8 minutos na velocidade 1 ou sove com as mãos por aproximadamente 10 minutos até que a massa esteja bem uniforme, parando na metade desse tempo para adicionar o sal;
  3. Em seguida, deixe sua massa fermentar por 3 horas. Durante esse tempo, vamos incorporar ar e acabar de ativar o glúten fazendo dobras na massa. Dessa maneira, você precisará realizar 2 dobras, uma após 1h de crescimento e a outra após 2h de crescimento. Dobre a massa sobre ela mesma 4 vezes;
  4. Ao final da 3ª hora de crescimento, dê o formato que desejar ao seu pão. Essa quantidade de massa renderá 2 pães grandes ou 10 pães de 150 g. Para dar forma ao seu pão, achate a sua massa e vá dobrando ela sobre ela mesma até formar uma bola. Feche bem a massa não deixando nenhuma parte aberta;
  5. Deixe a massa crescer por mais 1h;
  6. Caso opte por fazer pães grandes, transfira sua massa para uma um bowl ou baneton com bastante farinha pra não grudar, isso ajudará no formato do seu pão. (Uma dica é usar um pano de prato limpo e enfarinhado para forrar o fundo de um bowl o que te ajudará a transferir a massa para o local onde irá assar);
  7. Pré aqueça seu forno na temperatura máxima por no mínimo 30min;
  8. Antes de assar seu pão, borrife o seu forno com um pouco de água para criar um vapor;
  9. Asse seu pão em temperatura de 250° por 30 a 45 min ou até que esteja bem dourado.

Algumas dicas

  • Você pode substituir a farinha de centeio por farinha integral ou então fazer somente com farinha branca;
  • Espere seu pão esfriar para consumir.

By Rafael

O Rafa fica por trás da câmera, buscando sempre as melhores fotos! Além disso, é ele que coloca a mão na massa para fazer todos os pães que você encontra por aqui.

6 comments on “Pão de iogurte”

Olá! A receita pede 66% de hidratação mais o iogurte…realmente parece muito! Talvez para sovar na mão fique um pouco difícil?
A farinha de centeio suporta mais hidratação será?
Vou fazer com farinha branca apenas e ir hidratando aos poucos pra ver!

Uma dúvida…o iogurte perde suas propriedades por causa do calor do forno?
Grato pela receita!

Oi Erik! Realmente a massa é hidratada. Aqui uso a batedeira planetária para a massa e o processo se torna mais fácil. Se for fazer na mão é só ter paciencia e se possível utilize uma espatula ou gancho manual para facilitar a sova :)

Olá! Rafael, posso usar qualquer farinha branca? Qual usa?
Talvez a quantidade de água tenha sido muita por causa da qualidade da farinha. Seria isso?
Obrigada!

A qualidade da farinha não interfere tanto na quantidade de água não, tem mais a ver com questões como umidade do ar, por exemplo. O ideal é que procure uma farinha de qualidade, com um índice de proteínas maior. Mas caso não ache, dá pra fazer esse pão com farinha normal tbm :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *