Pão de longa fermentação

Esse pão caseiro de longa fermentação além de delicioso é feito em um processo mais lento, o que faz com que o resultado, inegavelmente, seja uma massa de digestão  bem mais fácil.

pão longa fermentação

O que é a longa fermentação do pão?

De forma bem reduzida, existem 3 formas de você preparar seu pão.

  1. Fermentação Rápida – essa técnica é bastante utilizada na produção de pães caseiros e consiste em fazer pães com a ajuda de fermentos biológicos comprados prontos. Geralmente nas receitas desse tipo a proporção de fermento é maior e o tempo de descanso gira em torno de 1 h a 2 h.
  2.  Fermentação natural (mas poderia ser fermentação lenta, bem lenta)– técnica que voltou a moda nos últimos anos e consiste em você preparar o seu próprio fermento. Geralmente, esse processo inicial pode demorar algumas semanas. Na produção do pão, pode ser necessário até 24 h a 36 h para que todo o processo aconteça.
  3.  Longa fermentação – é um meio termo entre as 2 fermentações acima, isso porque, você geralmente utiliza o fermento biológico pronto, só que em menor quantidade e o tempo de preparo do pão tende a ser maior, em torno de 16 h.

Em outras palavras, os dois últimos tipos de fermentação são longos, porém, o que os diferencia é o tempo de preparo e o fermento utilizado.

Benefícios da longa fermentação

Se você se assustou um pouco com os tempos de preparo, saiba que respeitar o tempo da fermentação vai ajudar muito na sua digestão.

Isso porque você dará tempo para o seu fermento fazer todo o trabalho dele enquanto o seu pão estiver sendo preparado, e por isso irá evitar que ele continue trabalhando no seu estômago (o que pode acontecer na fermentação rápida) e diminuirá a possibilidade de você ter aquela sensação de peso após a ingestão do seu pãozinho.

pão longa fermentação

Dicas para começar a fazer pão caseiro

Se você ama fazer pão em casa eu tenho algumas dicas para te dar, que certamente facilitarão a sua ida para a cozinha:

  • Uma balança é essencial. Eu sei que muitas receitas já dão as quantidades de colheres, xícaras e afins. Ainda assim, somente usando uma balança você poderá trabalhar com mais precisão. E sem dúvida, isso vai fazer toda a diferença.
  • Se você não possuí uma batedeira planetária (forte) se prepare para exercitar os braços. Isso porque sovar a massa é uma parte importantíssima do processo. Você precisa ativar o glúten, precisa incorporar bem a farinha na massa e isso só se faz trabalhando bem ela.
  • Respeite todo o processo de crescimento. E no meio do crescimento lembre que dobrar a massa é um processo que não pode deixar de ser feito. Isso vai garantir que você incorpore ar e o resultado vai ser um pão bem mais leve.
  • Escolha bem a farinha que você vai usar. Infelizmente, ainda temos muitas farinhas que são misturadas a aditivos e com isso se tornam farinhas mais fracas. Tente buscar farinhas com pelo menos 8% de proteína na sua composição desta forma o resultado do seu pão será certamente muito melhor.
  • Você pode errar algumas vezes, mas a prática transformará seus pãezinhos. Não se enganem, aqui em casa tivemos muitos erros antes de conseguir produzir pães como esse. No entanto, com a prática você vai entendendo melhor como funciona o processo de produção da massa.

Confira a receita do Pão caseiro de longa fermentação

pão longa fermentação

Pão de longa fermentação

Aprenda como preparar um pão no processo de longa fermentação

Ingredients

Pré fermento

  • 225g de farinha de trigo
  • 225g de água em temperatura ambiente
  • 0.5g de fermento biológico

Massa

  • 225g de farinha de trigo
  • 85g de água
  • todo o pré fermento
  • 8g de sal
  • 2,5g de fermento biológico

Instructions

Pré fermento

  1. Misture bem todos os ingredientes até formar uma massa uniforme e deixe repousar em local longe de vento e luz por 12h.

Massa

  1. Dissolva o fermento na água.
  2. E então, numa batedeira, misture a farinha e a água com fermento e comece a bater para incorporar.
  3. Então, adicione o pré fermento aos poucos, sem parar de bater. Deixe descansar por 30 min.
  4. Finalize adicionando o sal e batendo bem até sua massa estar homogênea e bem elástica.
  5. Deixe a massa descansar por 70 min, dobrando a massa a cada 30 min.
  6. Após esse tempo, faça o formato que desejar no seu pão e deixe crescer por mais 25 min.
  7. Asse no forno em temperatura bem alta, por aproximadamente 30 min.

Dá uma olhada nesse vídeo para você entender melhor o processo de dobrar a massa.

Quer saber mais sobre alimentação saudável?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

75 comments on “Pão de longa fermentação”

Olá, Cami!
Vc ahca que dá pra fazer essa receita com a farinha 00 5 Staggione? se sim, mantém a quantidade de água?
Uma outra dúvida: vc já usou o Criscito da Caputo? se sim, dá para usar com pães ou só para pizza?
Obrigada!

Essa farinha é muito boa! Pelo que lembro tem uma ótima quantidade de proteína na sua composição. Em relação a água, pode manter ;-) A Criscito é uma ótima opção sim, só tem que seguir a proporção indicada por eles. Na verdade, a crisito é bem indicada para qualquer massa :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *