Bolo de cenoura perfeito

Bolo de cenoura é uma daquelas receitas clássicas que todo mundo sabe fazer. Mas sabia que existem algumas super dicas para fazer o bolo perfeito? Nós te contamos como fazer o bolo perfeito!

Bolo de cenoura perfeito

Bolo de cenoura simples

Sem dúvida, o bolo de cenoura é um clássico da nossa culinária. Com toda a certeza, esse bolo faz parte das melhores memórias da sua infância.

Porém, mesmo sendo uma receita bastante simples, pode ser que você tenha tido problemas com a textura final do seu bolo.

Isso possivelmente aconteceu não só porque pode ter exagerado na quantidade de cenoura, como também pode ter errado no modo de preparo.

Mas aqui, eu vou te ensinar como fazer um bolo de cenoura simples, fofinho e delicioso sem erros.

Como fazer bolo de cenoura fofinho

É provável que você encontre várias receitas, com algumas diferenças em relação a que vou compartilhar aqui. Mas, independente disso, existem algumas dicas que você pode seguir. Como, por exemplo:

  1. A quantidade de cenoura nunca deve ultrapassar 270g por xícara de farinha, já que exagerar na quantidade pode deixar seu bolo solado. Ou seja, para isso é importantíssimo ter uma balança, e os modelos mais simples já vão te ajudar;
  2. Bata a cenoura, junto com o óleo e os ovos no liquidificador até formar um creme liso e sem pedaços, contudo deixe para adicionar a farinha à mão. Isso porque você não quer ativar o glúten da farinha, o que certamente pode acontecer batendo durante muito tempo no liquidificador;
  3. Peneire bem a farinha antes de adicionar a sua massa dessa maneira, seu bolo ficará mais uniforme;
  4. Unte bem a sua forma, para isso, utilize manteiga e farinha ou como prefiro para esse bolo, manteiga e fubá;
  5. O formato do bolo e o tabuleiro escolhido pode alterar o tempo de forno. Por exemplo, se você escolher uma forma com furo no meio, seu bolo tende a assar mais rápido, já que o ar circulará mais. Formas retangulares, precisam de um pouco mais de tempo para o bolo ficar assado, e para isso, pode ser necessário mais tempo no forno. Nesse caso é essencial ter ainda mais atenção à temperatura do forno, para que as bordas não queimem e o meio fique cru.

Qual a melhor cobertura para bolo de cenoura?

Tenho certeza que você já experimentou bolos de cenoura seja com a casquinha de chocolate açucarada e quebradiça, como também com um bom brigadeiro cremoso.

Por aqui já fizemos das 2 formas e eu confesso que gosto de todas. Mas você pode escolher a sua favorita. Na receita, vamos te passar a receita da calda de chocolate mais durinha.

A melhor receita de bolo de cenoura

Eu achei a proporção perfeita que me rende um bolo fofinho e gostoso. E por cima, aquela casquinha crocante de chocolate super clássica. Enfim, apenas façam essa delícia!

Bolo de cenoura perfeito
Yield: 30 pedaços

Bolo de cenoura perfeito

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 50 minutes

A receita perfeita do bolo de cenoura, fofinho e delicioso!

Ingredients

Massa do bolo

  • 600g de cenoura;
  • 1 xícara de óleo;
  • 3 ovos;
  • 2 e ½ xícaras de açúcar;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento para bolo.

Calda de chocolate

  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 4 colheres de sopa chocolate em pó;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de leite.

Instructions

  1. Comece processando a cenoura, o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador, até que forma uma massa lisa e uniforme;
  2. Depois disso, transfira a massa para uma tigela e misture a farinha de trigo e o fermento até incorporar;
  3. Finalize despejando sua massa em uma forma untada com manteiga e enfarinhada;
  4. Asse em forno em temperatura média por aproximadamente 40 min ou até que passe no teste do palitinho;
  5. Para a cobertura, misture todos os ingredientes numa panela e em fogo baixo, deixe cozinhar até começar a desgrudar da panela.

Para quem ainda está na dúvida, clique aqui e dá só uma olhada nessa textura!

Confira outras receitas clássicas 

Porque tem receitas que lembram a gente de momentos bons e algumas são clássicas, com cara de infância. Vem conferir essa seleção:

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Bolo de cenoura perfeito

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

33 comments on “Bolo de cenoura perfeito”

Olá amei a receita perfeito mesmo sempre que as vezes faço sola; adorei a Dica. Delícia a receita e ñ erro mais .PARABÉNS obrigada

Fiz o bolo e ficou delicioso! Usei uma forma em vez de tabuleiro. Da próxima vez pretendo dobrar a receita da calda para poder derramar mais sobre a fatia.

Que delícia esse bolo de cenoura, eu sempre vejo receitas diferentes e todas ficam uma delícia.
A única que ficou ruim foi quando a receita dizia para por uma pitada de sal e eu errei a mão, e o bolo ficou um pouquinho salgado rsrs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *