Baguete francesa

Inegavelmente fazer seu próprio pão pode ser uma experiência tão incrível que você pode não querer comer outro tipo de pão. E se eu pudesse te aconselhar como começar, seria com essa baguete francesa.

Baguete francesa
Yield: 2 baguetes

Baguete francesa

Prep Time: 15 hours
Cook Time: 25 minutes
Total Time: 15 hours 25 minutes

De longa fermentação, essa baguete francesa é deliciosa

Ingredients

  • Pâte Fermentée ou Pré Fermento
  • - 226g de farinha de trigo
  • - 150g de água
  • - 6g de sal
  • - 1/4 de colher de chá de fermento biológico seco
  • Massa pão
  • - 680g de farinha de trigo
  • - 450g de água
  • - 11g de sal
  • - 2 colheres de chá de fermento biológico
  • - 382 g de pâte fermentée

Instructions

  1. Pâte Fermentée ou Pré Fermento
  2. Comece dissolvendo o fermento na água, e então adicione a farinha de trigo e misture bem até formar uma massa homogênea. Por último, adicione o sal e misture mais um pouco.
  3. Deixe descansar em um bowl coberto em lugar reservado longe de muita luz e movimento por 12h.
  4. Massa pão
  5. Comece misturando todos os ingredientes, com execeção do sal e o pâte fermentée.
  6. Dê preferência a usar uma batedeira, para que a mistura fique mais homogênea.
  7. Bata essa primeira mistura na velocidade 1 da batedeira até formar uma massa homogênea.
  8. Adicione então, aos poucos, o pâte fermentée e depois o sal. Bata por mais 4 a 5 min em velocidade media, ate a massa ficar uniforme e elástica (você deve puxar um pedaço da massa e ela não deve rasgar com facilidade).
  9. Reserve a massa em local longe da luz e vento.
  10. Você deixará a massa descansar por 2h no total, porém na metade desse tempo dobre a massa sobre ela mesma (você pode molhar as mãos para facilitar a manipulação da massa).
  11. Em seguida, passado o tempo de descanso, divida sua massa em 4 partes iguais e enrolando a massa, faca os 4 formatos de baguete.
  12. Deixe a massa descansar por mais 1h a 1h30 ou ate dobrar de tamanho.
  13. Asse em forno pré aquecido, por aproximadamente 25 min em temperatura de 230°.

A versão original do pão francês

Não sei se você sabe, mas o pão francês que conhecemos por aqui não se encontra lá na França né? Em outras palavras, o nosso pãozinho é uma versão da baguete que se come por lá, porém devo confessar que a de lá é muito, muito mais gostosa.

Essa diferença no sabor inegavelmente é devido a forma como os franceses preparam seus pãezinhos: com calma <3 De tal forma que é isso que você precisará: paciência e vai valer muito a pena.

Assim sendo, a recompensa da paciência virá na forma de um pão fofinho e leve na digestão. Isso porque, como você vai produzir ele usando a longa fermentação, não vai rolar aquele efeito pesado no seu estômago já que o fermento não vai continuar trabalhando mesmo depois de comido (o que acontece com pães de fermentação mais rapidinha).

Desta forma, nessa receita, vamos ensinar a técnica de pâte fermentéé que nada mais é do que um pré fermento que vai servir como start da sua massa.

Algumas dicas para preparar a sua baguete

  1. A princípio a forma mais fácil de fazer essa receita é usando uma batedeira que aguente massas pesadas, embora você também possa fazer o p ão sovando na mão, porém o processo vai ficar um pouco mais trabalhoso.
  2. Borrife água nas paredes do forno bem quente antes de colocar o seu pão para assar, desta forma seu pão ficará com uma casca mais fininha.

Quer ver outras opções de pães?

Confira algumas opções de pães que com toda a certeza você vai amar:

By Rafael

O Rafa fica por trás da câmera, buscando sempre as melhores fotos! Além disso, é ele que coloca a mão na massa para fazer todos os pães que você encontra por aqui.

2 comments on “Baguete francesa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *