Alimentação saudável

Quero Comida de Verdade

O que é alimentação saudável ?

Alimentação Saudável pra mim é uma alimentação equilibrada, com comida de verdade e esse equilíbrio pode ser um pra mim, mas não ser mesmo pra você – Não tem fórmula! Por isso quando busco essa reflexão com cada pessoa que vem até mim, eu começo conversando sobre a importância da pessoa se conhecer, comer com consciência, sentir os efeitos dos alimentos em seu corpo e saber reconhecer os sinais que seu corpo está lhe dando. Se isso não acontecer, como entendermos qual é o nosso equilíbrio? Fica difícil!

Por que é tão importante encontrar o equilíbrio na alimentação?

Seria muito mais fácil seguir um planejamento que te trará o resultado desejado num tempo determinado, certo?! Pode até ser, mas será que esse resultado será permanente? O planejamento que você seguiu é sustentável? Te faz enxergar os alimentos que você precisa consumir com prazer? Te deixa feliz?!

Quando você encontra esse equilíbrio, você escolhe comer o que te faz bem! Você começa a entender que algumas preparações te fazem bem no momento, pois te dão prazer em comer, mas depois te trazem um mal estar tão grande que você começa a se questionar se vale a pena.

Querem um exemplo:

você AMA, simplesmente AMA coxinha (o salgadinho!), seja a coxinha do bar da esquina ou a coxinha da loja especializada em salgados ou a coxinha feita pela sua mãe… pois bem, aí você começa a reparar que quando come coxinha no bar ou numa festinha no trabalho, você quase morre de tanta azia depois, e quando come a coxinha da loja especializada ou da sua mãe você não sente nada! Aí eu te pergunto: Qual coxinha tá valendo a pena comer?! A que além de te dar prazer, não te faz mal, certo?! Sabendo disso você, conscientemente, vai recusar aquela do bar, e quando tiver a oportunidade de comer a da sua mãe, você vai comer, feliz! O Equilíbrio te leva a fazer ESCOLHAS MELHORES.

Posteriormente, o equilíbrio te permite entender a QUANTIDADE NECESSÁRIA pra te saciar. Entender e respeitar os sinais que o corpo dá de fome e saciedade também fazem parte dessa prática da alimentação equilibrada. Vão ter momentos de exagero ainda? Vão! Sem dúvida,
mas eles diminuem a frequência e a quantidade do exagero também tende a diminuir – se seu exagero costumava ser de 15 coxinhas, ele vai passar a ser de 8… e assim por diante!

E aí se levarmos AS MELHORES ESCOLHAS E A QUANTIDADE NECESSÁRIA para essa época de festas que vamos entrar agora?! Como fica?

Precisa preparar receitas clássicas dessa época em versão FIT/LOW CARB/LIGHT/ETC?! Será que precisa?! Se conseguir preparar uma rabanada sem glúten, sem açúcar, de forno que fique maravilhosa e dê o mesmo prazer que a rabanada comum, SHOW! Faça isso! Se achar impossível você passar seu dia de Natal feliz sem sua rabanada tradicional, então COMA A RABANADA!!!

Como me alimentar de forma consciente?

Esteja presente no momento em que está comendo, delicie-se!!! Não precisa comer um monte de rabanada ou passar uma semana comendo todos os dias. Vale pensar da mesma forma na hora de escolher as preparações que você vai comer na noite de Natal! Se na sua casa a mesa costuma ser farta de diversos tipos de preparações, seleciona alguns pra noite e deixa outras pro dia seguinte, pro almoço do dia 25. Observe se tem opções que você nem gosta tanto ou que você tenha o hábito de comer em qualquer época do ano – essas podem ficar pra depois.

Alimentação equilibrada te permite sentir prazer ao comer, sem exageros, sem neura, com consciência. Equilíbrio te ajuda a manter uma relação positiva com a comida. Permita-se encontrar o SEU EQUILÍBRIO. É um caminho sem volta!

 

Joice Amaro – especializada em nutrição funcional
para mais dicas siga no instagram: @joiceamaro_

By Joice

Especializada em nutrição funcional, acredita que comida de verdade é a melhor forma de manter o corpo nutrido e saudável.

6 comments on “Alimentação saudável”

Que texto maravilhoso! Amei! Me deu ainda mais ânimo para continuar minha reeducação alimentar e minha maneira de lidar com a comida!
Beijos!
Vanessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *