antepasto de abobrinha e berinjela

Antepasto é uma daquelas receitas práticas, fáceis de fazer e que resultam em uma delícia sem tamanho. Essa versão de abobrinha e berinjela é cheia de sabor e super colorida, aquele tipo de comida que você já se apaixona só de sentir o cheirinho.

Mas a melhor parte é que não tem a desculpa de não ter grandes habilidades na cozinha para não se arriscar nessa receita. Até porque o único trabalho que você vai ter é cortar todos os legumes. Além disso, é super versátil! Ainda dá pra adicionar nozes, azeitonas e até uma pimenta caso seja super fã.

Eu tenho preferido os sabores mais simples e por isso esse antepasto saiu com poucos ingredientes, numa tarde de sábado com vontade de comidinha caseira pra comer sem pressa relaxando na varanda. Pra acompanhar um pãozinho, umas torradinhas ou você pode usar essa delicinha como acompanhamento de um macarrão.

E pra fechar a lista gigantesca de prós: dura um tempão na geladeira. No mínimo umas 2 semanas (que vou o tempo máximo que conseguimos guardar, rs…).  E se eu ainda não consegui te convencer a fazer essa receita HOJE, vem ler a receita que tenho certeza que isso vai te convencer!

Para começar você vai precisar picar todos os ingredientes. Eu fiz em cubos um pouco menores, mas você pode deixar mais rústico com pedaços maiores.

Você vai precisar de: 2 berinjelas pequenas, 1 cebola roxa média, 2 abobrinhas italianas pequenas, 1 pimentão vermelho pequeno, 1 colher de sopa de aipo, 2 dentes de alho picadinhos, 1/2 xícara de azeite (pode ser que você precise de um pouco mais) e sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Misture todos os ingredientes picados, tempere e leve ao forno em um refratário coberto com papel alumínio em temperatura média por 1h (se você deixou seus ingredientes em pedaços maiores, deixe mais 20 min.). Depois desse tempo, retire o papel alumínio, dê uma mexida nos legumes, veja se está muito seco, caso sim, adicione um pouquinho mais de sal e acerte o sal e a pimenta, se necessário. Agora é deixar mais 20 a 30 min sem o papel até que os legumes fiquem levemente douradinhos.

Eu gosto de servir em temperatura ambiente. Mas fique a vontade, fica bom quentinho e até mesmo gelado. Ahh, e guarde em um pote bem fechadinho pra ele durar mais :-)

E ó, essa delícia é uma ótima opção para dar de presente para os amigos e tenho certeza que eles vão amar!


Olha isso aqui...