Antepasto de abobrinha e berinjela

Antepasto é uma daquelas receitas práticas, fáceis de fazer e que resultam em uma delícia sem tamanho. Essa versão de abobrinha e berinjela é certamente cheia de sabor e super colorida, aquele tipo de comida que você já se apaixona só de sentir o cheirinho.

Mas a melhor parte é que não tem a desculpa de não ter grandes habilidades na cozinha para não se arriscar nessa receita.

Afinal, o único trabalho que você vai ter é cortar todos os legumes. Além disso, é super versátil! Ainda dá pra adicionar nozes, azeitonas e até uma pimenta caso seja super fã.

Antepasto de abobrinha e berinjela
Antepasto de abobrinha e berinjela

Porque vale a pena fazer?

Eu tenho preferido os sabores mais simples e por isso esse antepasto saiu com poucos ingredientes, como resultado de uma ida pra cozinha numa tarde de sábado com vontade de comidinha caseira pra comer sem pressa relaxando na varanda.

Pra acompanhar um pãozinho, umas torradinhas, assim como você pode usar essa delicinha como acompanhamento de um macarrão.

Dura um tempão na geladeira. No mínimo umas 2 semanas (que foi o tempo máximo que conseguimos guardar, rs…).

E se eu ainda não consegui te convencer a fazer essa receita HOJE, vem ler a receita que tenho certeza que isso vai te convencer!

Receita de antepasto de abobrinha e berinjela

Antepasto de abobrinha e berinjela
Yield: 6 porções

Antepasto de abobrinha e berinjela

Prep Time: 20 minutes
Cook Time: 2 hours
Total Time: 2 hours 20 minutes

Daqueles petiscos perfeitos para ter sempre na geladeira

Ingredients

  • 2 berinjelas pequenas;
  • 1 cebola roxa média;
  • 2 abobrinhas italianas pequenas;
  • 1 pimentão vermelho pequeno;
  • 1 colher de sopa de aipo;
  • 2 dentes de alho picadinhos;
  • ½ xícara de azeite;
  • sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Instructions

  1. Comece cortando as berinjelas pequenas, a cebola, as abobrinhas, o pimentão vermelho, o aipo em cubos. Amasse o alho picadinhos e junte todos ingredientes picados em um tabuleiro junto com o azeite, o sal e pimenta do reino moída na hora a gosto;
  2. Leve ao forno em um refratário coberto com papel alumínio em temperatura média por 1h (se você deixou seus ingredientes em pedaços maiores, deixe mais 20 min.);
  3. Depois desse tempo, retire o papel alumínio, dê uma mexida nos legumes, veja se está muito seco, caso sim, adicione um pouquinho mais azeite. Acerte o sal e a pimenta, se necessário;
  4. Para finalizar, deixe mais 20 a 30 min sem o papel até que os legumes fiquem levemente douradinhos.

Eu gosto de servir em temperatura ambiente. Mas fique a vontade, fica bom quentinho e até mesmo gelado. Ahh, e guarde em um pote bem fechadinho pra ele durar mais :-)

E ó, essa delícia é uma ótima opção para dar de presente para os amigos e tenho certeza que eles vão amar!

Outras receitas de antepasto


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

1 comment on “Antepasto de abobrinha e berinjela”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *