Caldo verde de batata baroa

Sem dúvida nenhuma esse caldo de verde de batata baroa é a versão que mais gosto. Saborosa e muito fácil de fazer. Toda vez que sirvo esse caldo verde, ganho elogios apaixonados.

Por isso mesmo que eu tenho certeza que vai ser amor a 1ª colherada.

Caldo verde de batata baroa

Caldo Verde

O caldo verde é uma sopa de origem portuguesa preparada, originalmente, com batata comum. Por mais que seja uma delícia, essa versão com batata baroa acaba sendo a preferida aqui de casa, certamente pelo sabor que essa batata traz para a receita.

Além disso, aqui em casa, essa receita ganha uma quantidade extra de couve. Isso porque, nós amamos o toque que a verdura dá. Mas, a quantidade pode ficar à seu critério, adaptando para a quantidade que ache melhor.

Batata baroa, mandioquinha ou batata salsa

Dependendo da região do país é possível encontrar esse tubérculo com nomes diferentes. Como característica, essa batata tem a casca bem fininha e cor mais amarelada.

Como falei anteriormente, ela tem um sabor mais presente, diferente da batata comum que tem sabor mais neutro.

Caso não goste ou então não encontre, com toda a certeza você pode usar outras opções como: a tradicional batata, inhame, chuchu e até mesmo batata doce.

Passo a passo para fazer caldo verde de batata baroa

Caldo verde de batata baroa
Yield: 6 porções

Caldo verde de batata baroa

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 45 minutes

Delicioso e muito fácil de fazer, esse caldo verde tem como principal diferença ser feito com batata baroa, o que deixa esse prato ainda mais delicioso.

Ingredients

  • 1 linguiça calabresa grande;
  • 1 cebola média;
  • 600 g de batata baroa;
  • Couve;
  • Sal e pimenta a gosto.

Instructions

  1. Comece cortando a linguiça em cubos e leve para fritar até ficar dourada. Geralmente não é necessário adicionar gordura, já que a linguiça libera durante o cozimento;
  2. Quando a linguiça estiver dourada retire da panela e reserve;
  3. Então, na mesma panela e usando a gordura da linguça, adicione a cebola cortada em cubos, deixe refogar por alguns minutos. Em seguida, adicione a batata cortada em cubos e complete com água até cobrir tudo;
  4. Em fogo baixo, deixe cozinhar até a batata ficar bem macia;
  5. Em seguida, processe as batatas, seja com um mixer de mão, no liquidificador ou até mesmo em um processador, até formar um creme bem liso;
  6. Caso esteja muito grosso, adicione um pouco de água e, por fim, adicione a linguiça, a couve cortada em fatias bem finas e sal e pimenta a gosto;
  7. Deixe cozinhar por alguns minutos e sirva bem quente.

Mais receitas de sopas e caldos

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Caldo verde de batata baroa

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

5 comments on “Caldo verde de batata baroa”

Primeira vez que posto um comentário mas sou sua fã há muito tempo Camila! Amei a idéia do caldo verde com batata baroa, farei com certeza!
Vida longa ao site, que tenha cada vez mais sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *