risoto de camarão com alho poró

dia desses conversando com o rafa cheguei a conclusão que quando faço comida pra ele, geralmente não é para matar a fome, alimentar e sim para fazer um mimo. sempre pergunto se está gostoso e não para alimentar meu ego, mas como uma forma de saber se o carinho foi na medida certa! e como é gostoso ver quem a gente ama comendo nossa comidinha e sendo feliz! seja ela qual for, da mais elaborada a mais simples!

o que eu mais gosto de fazer para mimar são aquelas comidas que fazem um carinho na primeira garfada, alguns podem chamar de comfort food, eu gosto de chamar de comidinhas do amor! e risoto para mim é uma dessas!

o único problema é que conforme você vai ganhando confiança e vai acertando o ponto do seu risoto, mais crítica você vai ficar para comer essa comidinha na rua, rs… eu digo que esse é um dos pratos mais simples de se fazer na cozinha, mas você precisar ficar cuidando, escolher os ingredientes certo, não abandonar o coitado no fogo e esquecer dele lá! mas exatamente por precisar de um tantinho mais de atenção, podemos dizer que é uma comida cheia de amor né?

risoto de camarão e alho poró2

garanto que você só vai usar 1 panela para fazer essa delícia! ela será feita em 3 partes mas nenhuma delas será extremamente complicada ou trabalhosa! bora pra cozinha preparar amor de comer?

uma das coisas que a dedicação à cozinha me mostrou é que fazer o seu próprio caldo pode te render uma comidinha muuiitttooo mais gostosa (e saudável). então comecei juntando 2 litros de água com 2 pedaços de aipo (cerca de 10cm cada), 1 cenoura grande, 2 dentes de alho com casca e tudo e 1 cebola média. cortei tudo em pedaços grandes, adicionei uma pitada de sal e pimenta do reino e deixei cozinhar bem… a vantagem é que não precisa reduzir nem nada, só pegar beeemm o gosto!

caldo saboroso? vamos para o passo 2: retirar os legumes do caldo e nele,  dar um susto em cerca de 400g de camarão (já limpo). eles deve ficar  rosadinhos, mas sem cozinhar muito para não ficarem borrachudos. agora, depois de retirar os camarões você tem um caldo delicioso!!!

o passo 3 já é o final! colocar a mão na massa e fazer o risoto! super indico fazer isso pouco antes de servir para não ter que ficar requentando e ir perdendo o ponto do arroz, ou deixar ele seco.

você vai começar refogando 1 talo de alho poró cortado em rodelas finas com um tanto de azeite. quando estiver bem macio, adicione 2 xíc. de arroz arbóreo e em fogo baixo, deixe-o fritar um tantinho… adicione então 1/2 xíc. de vinho branco e mexendo sempre, deixe o vinho quase evaporar por completo! agora começa a hora de cuidar… você vai adicionando o seu caldo aos pouquinhos para não perder o ponto certo do arroz, que deve ser macio por dentro, mas firme, sem perder a forma. eu gosto de ir sempre provando o arroz e assim sei se devo ou não colocar mais caldo. quando o seu arroz já estiver macio, mas ainda tiver um tantinho de caldo, adicione os camarões cozidos e 1 colher de sopa de manteiga. na hora de servir ainda salpique 50g de queijo (aqui escolhemos o emmental) e sirva em seguida.

garanto pra vocês, risoto não é tão trabalhoso como vocês podem pensar, só exige atenção. carinho! e prometo, o resultado valerá a pena e muito!

 


Olha isso aqui...