Categorias
Carnes e Aves

Alcatra assada com molho de cebola

Um clássico para o almoço em família

Alcatra assada com molho de cebola. Esses dias recebi uma intimação de um grande amigo, ele reclamava que a muito tempo eu não preparava um almoço bacana pra ele.

Só que esse cara é terrível para comer, gosta de poucas coisas quando se fala em comida e pensando em agradar esse irmão fui para cozinha preparar essa receita que nenhum mega chato para comer conseguiria resistir.

Como fazer a carne assada

Pegue uma peça de 2kg de alcatra pode ser chã de dentro ou lagarto redondo também.

Tempere ela com sal, pimenta do reino moida na hora e 2 colheres de vinagre balsâmico e deixe descansar.

Enquanto isso corte 4 cebolas grandes em rodelas e coloque para refogar no azeite já na panela de pressão.

Enquanto a cebola refoga vamos levar a peça de alcatra em uma frigideira com um fio de azeite e vamos selar, é só deixar ela uns 3 minutos de cada lado fritando que já está bom.

Feito isso vamos arrumar as cebolas refogadas no fundo da panela fazendo tipo uma cama e vamos colocar a carne por cima.

Como a cebola já está protegendo a carne de queimar no fundo não precisamos colocar muita água para carne cozinhar, coloque água até chegar na metade da peça de carne e tampe a panela.

Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, nesse tempo descasque 5 batatas e corte elas em 4 pedaços grandes.

Quando passar os 40 minutos você vai abrir a panela para ver como a carne está, se já estiver bem macia, pode colocar as batatas na panela de pressão completando a água se precisar, deixe cozinhar por mais 5 minutos na pressão.

Retire as batatas e carne da panela deixando somente o molho. A carne você pode servir de duas maneiras cortando ela em fatias ou desfiando que é a maneira que a esposa mais gosta :)

Como fazer o molho

Para o molho de cebola você só precisa deixar a panela no fogo e deixar ferver para ele reduzir e ficar mais grossinho, nesse momento você pode ajustar o sal do molho se necessário.

Agora é só alegria e servir a carne com as batatas e jogar o molho de cebola por cima.

E se você está na dúvida se vai ficar bom, meu amigo já me ligou 3 vezes essa semana e a ligação sempre começa com um comentário ” Filhão que carne assada é aquela que você fez no final de semana?”

Por Rafael

O Rafa fica por trás da câmera, buscando sempre as melhores fotos! Além disso, é ele que coloca a mão na massa para fazer todos os pães que você encontra por aqui.

Ver arquivo

11 respostas em “Alcatra assada com molho de cebola”

Uma pena eu entrar aqui hoje para dizer que fiz a alcatra e que ficou divina e me deparar com o adeus de vocês ao blog. Mas entendo o que falam…

Saibam que eu, que nunca tinha cozinhado, comecei este prazer na minha vida com muitas receitas de vocês! Já foi Natal, almoços em família e jantares apenas para mim!

Muito obrigada por ser uma inspiração na minha vida, e tratar as receitas de forma tão fácil!
Não teve uma só receita que não foi aprovada por quem experimentou!

Boa sorte nos próximos passos e sempre que soar uma saudade, voltem! que com certeza estaremos aqui para testar mais uma receita!!!

Só uma pergunta, fizeram as receitas da competição de biscoito???

O prato ficou maravilhoso, mas não foi somente 40 minutos que ficou boa, dizer que deixar um pouquinho mais.
As batatas não foram só 5 minutos na panela de pressão, tive que deixar mais 15min pois algumas batatas ficaram duras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.