alcatra assada com molho de cebola

Esses dias recebi uma intimação de um grande amigo, ele reclamava que a muito tempo eu não preparava um almoço bacana pra ele. Só que esse cara é terrível para comer, gosta de poucas coisas quando se fala em comida e pensando em agradar esse irmão fui para cozinha preparar uma receita que nenhum mega chato para comer conseguiria resistir.

Vamos começar assim: pegue uma peça de 2kg de alcatra pode ser chã de dentro ou lagarto redondo também, tempere ela com sal, pimenta do reino moida na hora e 2 colheres de vinagre balsâmico e deixe descansar. Enquanto isso corte 4 cebolas grandes em rodelas e coloque para refogar no azeite já na panela de pressão, enquanto a cebola refoga vamos levar a peça de alcatra em uma frigideira com um fio de azeite e vamos selar, é só deixar ela uns 3 minutos de cada lado fritando que já está bom, feito isso vamos arrumar as cebolas refogadas no fundo da panela fazendo tipo uma cama e vamos colocar a carne por cima.

Como a cebola já está protegendo a carne de queimar no fundo não precisamos colocar muita água para carne cozinhar, coloque água até chegar na metade da peça de carne e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, nesse tempo descasque 5 batatas e corte elas em 4 pedaços grandes.

Quando passar os 40 minutos você vai abrir a panela para ver como a carne está, se já estiver bem macia, pode colocar as batatas na panela de pressão completando a água se precisar, deixe cozinhar por mais 5 minutos na pressão.

Retire as batatas e carne da panela deixando somente o molho. A carne você pode servir de duas maneiras cortando ela em fatias ou desfiando que é a maneira que a esposa mais gosta :)

Para o molho de cebola você só precisa deixar a panela no fogo e deixar ferver para ele reduzir e ficar mais grossinho, nesse momento você pode ajustar o sal do molho se necessário. Agora é só alegria e servir a carne com as batatas e jogar o molho de cebola por cima.

E se você está na dúvida se vai ficar bom, meu amigo já me ligou 3 vezes essa semana e a ligação sempre começa com um comentário ” Filhão que carne assada é aquela que você fez no final de semana?”

IMG_5785


Olha isso aqui...