creme de batata com frango

a coisa mais gostosa de voltar para a cidade onde cresci é estar perto da minha família. cozinhar com a minha mãe e com a minha irmã é o máximo! são horas na cozinha pensando nos toques que podemos dar e mais horas à mesa jogando conversa fora enquanto abrimos espaço para a sobremesa. para mim isso é felicidade! e numa dessas noites quentes rolou esse delicioso creme de batata com frango.

 

a receita original é da minha irmana, mas como na casa desses rezendes tudo precisa ter um toque diferente, acabou saindo uma sopa produzida à 6 mãos, rs… e ficou tããoo gostosa que foi impossível não repetir!

o preparo dela se divide em 3 etapas, mas garanto, não é difícil de fazer e nem demora não!

comece, cortando 1/2 de peito de frango em cubos pequenos, então leve para cozinhar em uma panela com 2 litros de caldo de galinha (caseiro ou dissolvendo o quadradinho artificial) por uns 30 min ou até que estejam cozidos por completo. retire o frango e despeje nessa mesma água 700g de batata cortadas em cubos e deixe cozinhar até que fiquem beemm macias (se for necessário, adicione um pouco mais de água, mas não muita).  batatinhas quase desmanchando? deixe esfriar um tantinho e passe a batata e a água no liquidificador até formar um creme bem liso. enquanto isso, refogue 5 dentes de alho em um fio de azeite e quando o alho já estiver bem moreninho, adicione o peito de frango cozido. deixe dourar um tantinho e então adicione o creme de batata. e então, é chegada a hora de temperar, aqui usamos sal, pimenta calabresa, mix de cebola, alho e salsa e pimenta do reino. fizemos meio no olhomêtro, o ideal é você ir colocando aos pouquinhos e ir experimentando para chegar no ponto que fica perfeito para você! para finalizar, 1 copo de requeijão e se você achar que está muito grosso 200ml de creme de leite.

na hora de servir, salpique bastante queijo por cima da sopa e quando eles afundarem vão derreter com o calor do creme e você vai se apaixonar!

ps: essa receita rende bem muitão e fica uma delícia no dia seguinte!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

6 comments on “creme de batata com frango”

Que bacana comecei a fazer esse caldo com 12 anos sem nem saber que realmente existia uma receita dele. OBS: o meu tb leva 2 mandiocas…. Otima receita parabéns

Gostaria de deixar registrado, que vi essa receita e resolvi segui-la sem imaginar a maravilha que era. Fiz metade da receita e rendeu muitoooo, por isso é bom adaptar aqueles que estão em poucas pessoas (2 por exemplo). Maravilhosa. Obrigada por compartilhar conosco essa delícia de receita, que até para iniciantes como eu, foi facil de fazer ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *