escondidinho apimentado de batata baroa

pertinho da casa nova tem um hortifruti daqueles grandões, cheios de verduras e legumes fresquinhos e bonitos e nossa diversão nos sábados bem de manhãzinha tem sido dar uma passadinha nele e trazer para casa as delícias que vão ser usadas durante a semana. quando vi a batata baroa já sabia o seu destino: escondidinho.

e como foi feito especialmente para minha irmazita, uma viciadinha em escondidinhos, ainda ganhou um Q diferenciado: uma pimentinha no recheio! e tenho que dizer, o resultado é incrível e rende bastante, então, dá para servir tranquilamente naquele almoço de família e garanto, todos vão amar!

mas bora pra receita né?

comecei assando (isso mesmo baby) 800g de batata baroa, envolvendo as mesas em papel alumínio e levando ao forno em temperatura média até ficar bem macia. assada ela fica mais gostosa e sem muito água… depois de retirar do forno amassei bem (e eu faço isso com casca e tudo porque tendo deixar a casca nos legumes sempre que possível). depois de amassar bem as batatas, misturei à elas 200ml de creme de leite, uma pitada de sal e reservei.

enquanto isso, refoguei 1 talo de alho poró cortado em rodelas finas, junto com 1 fio de azeite e quando o alho poró estivava bem macio, adicionei 600g de carne moída , uma pitada de sal e outra de pimenta moída na hora. deixei a carne cozinhar bem, e então, adicionei 1 lata de tomate pelado, 2 tomates cortados em cubos, 1 colher de café de pimenta calabresa (ou como você preferir, dependendo do seu gosto para pimenta), acertei o sal e deixei o molho ficar bem encorpado, grossinho.

agora, é só montar as camadas, uma generosa de carne moída, outra generosa de batata e por último, uma camada de requeijão e um tantinho de queijo ralado… o requeijão dá uma cremosidade deliciosa no escondidinho…

e assim, se faz uma irmã feliz!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

23 comments on “escondidinho apimentado de batata baroa”

Oi tatiana, você acrescenta berinjela à carne moida. A receita vai desandar se eu substituir por outra coisa sem que seja berinjela? Bjo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *