Categorias
Peixes e Frutos do Mar

Bacalhau cremoso gratinado

Uma versão cremosa de bacalhau

Essa receita de bacalhau cremoso gratinado foge das receitas tradicionais dando um toque diferenciado para o seu peixe.

Coma bacalhau o ano todo!

Anota aí uma super dica: compre bacalhau fora da época que ele vira o prato principal (semana santa e final de ano). Isso porque, muitas vezes, você vai conseguir o preço do quilo até mais barato que muitas carnes vermelhas.

Além disso bacalhau é uma proteína que rende muito e dessa maneira você consegue servir um número maior de pessoas com uma quantidade menor de peixe.

Confira a receita do bacalhau cremoso gratinado

5.0 from 1 reviews
Bacalhau cremoso gratinado
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Uma versão deliciosa para variar no preparo do bacalhau
Autor: naminhapanela.com
Tipo de Receita: Prato Principal
Cozinha: Portuguesa
Serve: 6 porções
Ingredientes
  • 800 g de bacalhau dessalgado e desfiado
  • 4 batatas médias cozida em cubos
  • 1 cebola grande
  • ¼ de xícara de azeite
  • 200 g de requeijão
  • 200 ml de creme de leite
  • 3 dentes de alho
  • ½ colher de café de noz moscada
  • 50 g de queijo parmesão
  • 1 xícara de azeitonas pretas
Modo de Preparo
  1. Comece refogando a cebola cortada em rodelas finas junto com o azeite até que as mesmas estejam bem macias;
  2. Em seguida, retire a panela do fogo e junte o bacalhau desfiado e as batatas, misturando bem;
  3. Enquanto isso, à parte você vai fazer um creme misturando o requeijão, o creme de leite, o alho amassado, a noz moscada e o queijo ralado;
  4. Logo após, monte seu prato, espalhando o bacalhau por baixo, adicionando as azeitonas por cima e cobrindo com o creme.
  5. Em seguida, leva ao forno bem quente e em temperatura alta para gratinar bem.
3.5.3251

Dicas para deixar sua receita ainda mais gostosa

A princípio essa é sim uma receita muito fácil, mas com toda a certeza essas dicas deixarão o seu prato ainda mais gostoso:

  1. Um bom azeite é o melhor amigo do bacalhau, assim sendo, escolha um azeite saboroso, de baixa acidez pois isso fará toda a diferença!
  2. Confira aqui as melhores dicas para preparar o seu bacalhau.
  3. Com toda a certeza comprar um pedaço de um bom queijo ao invés de comprar ele ralado em saquinho vai fazer a diferença na sua receita.

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

57 respostas em “Bacalhau cremoso gratinado”

Não sou muito chegada a bacalhau, mas, fiquei com égua na boca. É fácil de fazer, e é muito mais fácil de comer. O cardápio de sábado em minha casa será… BACALHAU CREMOSO!!!

Oi
É a primeira vez que entro no blog.
Não conhecia , e já adorei vendo essa receita.
Vou fazer , com certeza.
Só fiquei com 2 duvidas:
Só 1 hora de molho o bacalhau ?
Sempre leio que tem que ficar em água por
24horas.
E o molho de requeijão , é só misturar ??
Não vai ao fogo ?
Obrigada
Bj
Nadia

Oi Nádia…
então, eu sou mega apressada, e 1h e 3 fervidas bastam quando eu tô com pressa… mas qnd faço com calma deixo de molho mais tempo ;-)
e quanto ao molho, só misturar mesmo, não precisar levar ao fogo não…

Deve ser um prato dos deuses,o bacalhau de qualquer forma sempre é um senhor prato,gosto muito,fui criado com bacalhau,só não colocaria esse requeijão todo !!!!!

Eu comi essa receita ontem, pois passei a semana sonhando com ela e ontem aqui na minha casa foi um sucesso só…. Muito obrigada foi um otimo presente de dia das mães, pois foi meu marido quem fez a receita.

Oi Camila, tudo bom?
A-D-O-R-O seu blog!! Já faz parte do meu dia a dia visitá-lo!!
Esse bacalhau é delicioso mesmo. Nunca havia feito nenhuma receita de bacalhau e resolvi me aventurar nessa receita para o almoço de dia das mães. E o resulto: delicioso!! Arrancaram elogios diversos!!
Eu achei pra comprar e num preço muito bom o bacalhau já desfiado e dessalgado congelado. Muito muito prático. E por isso, não cozinhei ele. Apenas dei uma fritada com alho e bastante azeite, assim que secou a água fui montando o prato conforme a sua receita.
Parabéns pela receita!! E como vc mesmo disse, qualquer receita com bacalhau tem cara de festa, e, no meus caso, ele fez a festa!! rsss
Grande beijo.

Camila, por favor, para quantas pessoas serve essa receita? to preparando um jantar pra 4 adultos… e sirvo com arroz branquinho? Brigadu :D!

Posso dar uma dica bem legal que recebi de uma amiga portuguesa:???? Lá eles cozinham as batatas em cubos, tal qual nesta receita, só que depois a fritam para não desmanchar na hora de misturar no bacalhau. Fica ainda mais gostoso.

Oi Cami. Obrigado pela receita! Eu moro no Canadá, e como aqui é muito difícil achar requeijão, substitui por cream cheese, mas ficou muito bom também, todos gostaram. Foi um sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que acharam:  

Sair da versão mobile