bolo molhadinho de coco

comecei a desvendar as receitas do caderninho da minha mãe, não aquelas basiconas, que ela já faz até sem olhar a receita, mas aquelas que foram feitas 1, 2 vezes e depois ficaram ali quietinhas, esperando que alguém desse uma nova chance para elas…

a escolhida da vez tinha o seguinte título: bolo sem trigo e ainda medidas sem muito detalhamento, então pedi licença a receita da mamis e comecei a dar os meus pitacos… o resultado? um bolo molhadinho, com um Q de bombocado…

bora para receita: comece misturando 100g de coco ralado com 200ml de de leite de coco e deixe hidratando uns 10 min. então, coloque no liquidificador 1 lata de leite condensado, 3 ovos, 1 colher de sopa de essência de baunilha,1 colher de sopa cheia de manteiga e o coco+leite de coco. bata bem para que não fique com gosto de ovo… no final, misture 1 colher de chá de fermento para bolo (eu usei aquele trucão de misturar o fermento com um pouquinho de leite e bater, até que vire uma espuminha, quase como clara em neve). despeje a massa em uma assadeira untada com bastante manteiga e leve ao forno, em temperatura média por 30 min, ou até espetar o palito e voltar com pedaços de massa.

para completar, um ganache de chocolate amargo (chocolate derretido+ creme de leite) por cima e uma salpicada de coco ralado…

ps: eu fiz essa receita em 3 tipos de forma diferentes (a loka), em forminhas de silicone – ficam prontos rapidinho e soltam com facilidade, na redonda com fundo removível, que também foi super tranquila de desenformar e na forma furada no meio, que ficou com metade do bolo grudado, mas acho que é muito porque untei pouco… como esse bolo fica bem molenguinha quando quente é bom deixar ele esfriar um tantinho a mais para desinformar…


Olha isso aqui...