Quiche de mandioquinha com iogurte

Curso + Saudável em 4 semanas

Receita leve e deliciosa

Sem dúvida esse quiche de mandioquinha com iogurte é uma versão deliciosa para você testar. O sabor da raiz com o toque de queijo é uma opção incrível para dar uma variada no cardápio.Quiche de mandioquinha com iogurte - naminhapanela.com

Madioquinha, batata baroa ou batata salsa

Seja lá por qual o nome você conhece essa raiz, é provável que você também ama essa delícia. Com toda a certeza é a versão com sabor mais intenso, quando comparada a batata inglesa ou a batata doce.

Porém, é importante você saber que essa raiz é extremamente delicada, e deve ser guardada na geladeira. Mas mesmo assim, ainda tem a durabilidade muito menor do que outras raizes.

Uma versão mais leve de quiche

Nesta receita, substituímos o creme de leite pelo iogurte natural. Porém é importante você entender que essa troca pode deixar a sua massa menos firme, já que haverá menos gordura para dar a liga na mistura.

Além disso, é importante estar atento ao iogurte escolhido. Certamente ele não deverá conter nem açúcar e nenhum sabor para não influenciar no resultado da sua receita.

Outra modificação feita nessa receita foi a escolha de um biscoito integral para preparar a base do quiche. Porém, caso deseje, você pode preparar sua torta sem a casquinha, sem problemas.

Dicas para fazer seu quiche sem erros

  • Ralar a mandioquinha trará uma textura mais leve ao seu quiche, porém, caso não queira ter esse trabalho, você pode fazer um purê;
  • Quer incrementar com mais sabor? Experimente incluir rúcula a sua mistura, traz um toque de sabor delicioso;
  • Nesta receita finalizamos com queijo branco, porém você pode usar o queijo que preferir;
  • Além disso, cebolinha e salsa fresca picadas são super bem vindas;
  • Caso não tenha uma forma de fundo falso não desista de fazer seu quiche. O único porém será um pouco mais de dificuldade na hora de desenformar. Na verdade, se você não tem costume de usar esse tipo de forma, eu te indico a testar essa receita em um refratário normal mesmo;
  • Antes de desenformar e cortar, espere ele esfriar por alguns minutos, dessa maneira sua massa ficará mais firme.

Receita de quiche de mandioquinha com iogurte natural

quiche de mandioquinha com iogurte
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Serve: 6 porções
Ingredientes
  • 500 g de mandioquinha;
  • ½ colher de sopa de manteiga;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 talo grande de alho poró (que você pode substituir por cebola também);
  • 3 ovos;
  • 250ml de iogurte natural;
  • 100 g de queijo branco;
  • sal e pimenta do reino a gosto;
  • 100 g de biscoito integral salgado;
  • 1 colher de sopa de manteiga.
Modo de Preparo
  1. Comece processando o biscoito até virar uma farofa, misture com a manteiga e forre uma forma de fundo removível de 15 cm. Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 15 min e então, reserve;
  2. Enquanto isso rale a mandioquinha e cozinhe a mesma com um pouco de água e sal até que estejam bem macias. Em seguida, deixe escorrer bem;
  3. Logo após, refogue o alho poró com a manteiga e o azeite até que o mesmo esteja bem macio. Junte então a mandioquinha, deixe refogar por mais alguns minutos e reserve;
  4. Nesse meio tempo, bata os ovos até que dobrem de tamanho;
  5. Por fim, misture os ovos, com o refogado e o iogurte. Acerte o sal e a pimenta;
  6. Transfira então a sua massa para a forma coberta com o biscoito, adicione seu queijo cortados em cubos e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 40 min ou até que sua massa esteja bem firme e dourada.

Mais receitas de quiches e tortas salgadas

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Quiche de mandioquinha com iogurte - naminhapanela.com


Loja naminhapanela

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

40 comments on “Quiche de mandioquinha com iogurte”

Camila, que cara linda!! A receita que minha mãe faz leva iogurte E creme de leite então amei encontrar uma que leve apenas o primeiro. E com mandioquinha então… entrou pra lista das urgências! rsrs
;*

Menina, que tentação de quiche, heim? Imagino a maravilha que é isso….Onde voce consegue achar mandioquinha em Recife? Ja procurei taaaaaaaanto e nunca acho!

no camelo da esquina da minha academia vende uma mandioquinha delícia e no mesmo preço das outras batatas =)))))))))))))))))))))))

que tipo de queijo branco vc usou? minas mesmo?

vou fazer hj!

Bjos

Cami, conheci seu blog por indicação do “A casa que minha avó queria” e estou encantada… Que vontade de ficar na cozinha experimentando todas essas delícias fáceis de fazer que você conta por aqui!
Agora mesmo vou ao hortifruti para comprar mandioquinha e alho poró e fazer esse quiche delicioso no jantar!
Conte uma coisa: como é que você congela a mandioquinha? Eu vi nos comentários que você compra aquele tipo que já vem embalado, mas tem alguma dica para congelamento da mandioquinha “in natura” e fazer ela durar?
Muito sucesso para você!
Beijo grande!
Carol

Carol,
a ana é minha colunista querida do <3
por aqui eu só acho ele embalado e já coloco direto no congelador, mas acho q uma opção é cozinhar e depois congelar :-)

Cami, sou de Recife. Fui ao Pão de Açúcar agorinha e nada de mandioquinha…
Eu posso substituir a mandioquinha por outra coisa? Posso fazer essa receita com batata?

Camila, conheci este site hoje, fiz a quiche para o almoço e ficou realmente muito gostosa.Mas como eu só tinha assadeiras de 25 cm de diâmetro, ela ficou um pouco baixa. Comprarei a de 15 cm para refazer a receita! Obrigada. Alessandra (São Paulo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que acharam: