fbpx

bolinho de feijoada

Quando o rafael encasqueta uma coisa na cabeça não há santo que convença ele a mudar de ideia. com esse bolinho não foi diferente.

No dia que ele provou ele me mandou pelo menos 5 mensagens dizendo que nós tínhamos que fazer essa receita pro blog. e então, eis os bolinhos.

Eu fui meio assim desconfiada, será que isso vai dar certo?

Mas meu coração batia forte por essa receita. uma boa feijoada nos finais de semana é uma das principais características da minha cidade.

Então esta panela incorporou um #lapafeelings e se jogou nas tentativas.

Depois de muito vasculhar na internet e de colocar a mão na massa vamos dar a nossa versão, que eu sinceramente achei mais simples do que as que encontrei por aí.

Receita do bolinho de feijoada

Você deve começar fazendo uma mini feijoada, e por aqui usamos 500g de feijão, 1 linguiça calabresa e 1 pedaço de bacon (mas eu aconselho incrementar com um pedacinho de carne seca/charque).

O ideal é você deixar cozinhar bem para o feijão ficar desmanchando e o caldo beemm grossinho. feijão pronto é hora de processar o dito cujo junto com todas as carnes, eu usei o mixer, mas você pode fazer isso no liquidificador (se ficar grosso demais, vá incluindo um pouco de água para ficar mais fácil).

Enquanto isso refogue numa panela uns 5 dentes de alho amassados junto com 2 colheres de sopa generosas de azeite, quando estiver bem dourado, jogue o creme de feijão (se necessário acerte o sal) e vá misturando em fogo baixo 200g de farinha de mandioca amarela.

Se você faz tutu, você vai achar bem parecido, a diferença é que você vai precisar de um ponto bem grosso, como uma massaroca mesmo, por isso, se for necessário inclua mais farinha. deixe esfriar bem para ficar mais fácil você trabalhar a massa. enquanto isso faça o recheio que foi essa couve no forno (que já virou vício por aqui) e bacon (no microondas, rapidinho).

E então é chegada a hora de fazer seus bolinhos… a massa fica bem pesada, fácil de trabalhar, mas um tanto quebradiça, por isso eu preferi fazer as bolinhas e só depois fazer um buraco no meio para colocar o recheio. bolinhos recheados é hora de fritar em óleo bem quente e nhaamm!

só faltou o chorinho tocando e o bonde passando pelos arcos da lapa…

 

bolinho de feijoada

Algumas observações

obs1: o rafael ainda incluiu um pedaço de queijo dentro de cada bolinho, mas eu achava que só a couve o o bacon já bastavam…

obs2: eu não precisei empanar não, porque minha massa ficou bem firme, acho que muito disso se deve ao fato de que o feijão ficou com o caldo bem grossinho, mas se você achar necessário, use farinha de rosca.

obs3: testamos também fazer no forno e a única coisa que muda é que ele frito fica com uma casquinha crocante, mas em relação a gosto e aparência nada de grandes diferenças.
obs4: se escolher fritar, faça em fogo baixo e saiba que ele queima bem rapinho…

bolinho de feijoada

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 Comments
  • Silvia Pazzinatto
    agosto 3, 2011

    Bom dia! Dia Lindo! Geladíssimo… mas linnndooo!!!! Amei a receita! Curto todas as receitas do blog e em especial as “criações” do Rafael. Parabéns! Parabéns pelas “receitas no geral”, pela forma clara e simplificada da descrita que deixa a nossa gerar os sabores imaginários no ar e a vontade enorme de imediatamente colocar a mão na massa. Quanto à comunicação via blog, é simplesmente fantástica e sem complicação. Você está de parabéns em tudo. Tenho um abençoado, lindo e maravilhoso dia. bjus

  • Maria
    agosto 3, 2011

    Amei a receita, Cami! Por aqui já saiu um parecido, completamente por acaso, quando tentava fazer um feijão tropeiro que virou tutu e na sequência bolinhos. rsrsrs Mas não experimentei assar e seu post muito me animou pra isso. :)
    Beijo!! E parabéns pelas fotos!

  • Alice O.
    agosto 3, 2011

    sou adepta do queijo sempre e em tudo, como o Rafa =P

  • Adriana
    agosto 3, 2011

    Me lembrou quibe! Deve ter ficado com um sabor bem exótico! Deve ir bem com cerveja ou caipirinha!!! Adorei a dica! Beijão

  • Cid@
    agosto 3, 2011

    Nossa que receita deliciosa, eu tb amo queijo e o coloco em tudo…rsrsrs
    Obrigada por compartilhar essa belezura.

    bjs

  • Silvia Morelli
    agosto 3, 2011

    Parabéns pela receita, muito muito boa!! Genial!!!

  • Candinha
    agosto 3, 2011

    o bolinho do Derbilhar eu provei e aprovei! agora, esse do naminhapanela só provando mesmo, hein! rafa, providencia aí a provinha pros colegas de trabalho, por favor?! hehehehe =D brincadeirinha, cami! precisa nem provar pra gente saber que deve ter ficado SHOW! vocês arrasam!

  • luciana
    agosto 3, 2011

    cami cami cami cami…
    nao sei se vc jah viu, mas eu acabei de ver…]
    soh pela foto saquei que era sua receita, pois foi uma das que me chamou atencao, e ainda vou faze-la
    olha que legal
    http://br.mulher.yahoo.com/receita–morango-com-brigadeiro-.html
    tah chique heim… ehehehe

    bjsss

  • Rodrigo Style
    agosto 5, 2011

    O do Derbilhar é show, não é atoa que foi PREMIADO no concurso Roda de Boteco 2010 “concurso de petisco entre os bares de Recife”, e fora o bolinho, ele acompanha um delicioso MOLHO DE CAIPIRINHA cujo a receita é guardada pelo proprietário a 7 chaves, nem o chefe de lá sabe a receita…

    • cami
      agosto 9, 2011

      é verdade Rodrigo, o do derbilhar é bom demais mesmo… na verdade é o q diz o marido, pq toda vez que eu vou lá nunca dou sorte de ter :-P

  • Mauri Augusto
    agosto 12, 2011

    Meu, para mim é total novidade. Com ceterza com experimentar fazer. Deu vontade de comer a foto.

    • cami
      agosto 16, 2011

      mauri,
      vai por mim você vai adorar!

  • SOLANGE
    dezembro 7, 2011

    fique muito grata por ter recebido esta receita do bolinho por indicação da minha filha
    que tambem gosta de uma cozinha e de desafio

    parabens

    • cami
      dezembro 13, 2011

      esse bolinho fica uma delícia, vale super a pena testar!!!

      • RENILDA MACHADO Cruz
        outubro 7, 2016

        Posso congelar?

        • cami
          dezembro 4, 2016

          Pode sim!!! mas acho que fico um pouquinho mais ressecado…

Anterior
tortinha de cream cheese com espinafre
bolinho de feijoada