Bolinho de feijoada

Quando o rafael encasqueta uma coisa na cabeça não há santo que convença ele a mudar de ideia. com esse bolinho não foi diferente.

No dia que ele provou ele me mandou pelo menos 5 mensagens dizendo que nós tínhamos que fazer essa receita pro blog. e então, eis os bolinhos.

Eu fui meio assim desconfiada, será que isso vai dar certo?

Mas meu coração batia forte por essa receita. uma boa feijoada nos finais de semana é uma das principais características da minha cidade.

Então esta panela incorporou um #lapafeelings e se jogou nas tentativas.

Depois de muito vasculhar na internet e de colocar a mão na massa vamos dar a nossa versão, que eu sinceramente achei mais simples do que as que encontrei por aí.

bolinho de feijoada

Receita do bolinho de feijoada

Você deve começar fazendo uma mini feijoada, e por aqui usamos 500g de feijão, 1 linguiça calabresa e 1 pedaço de bacon (mas eu aconselho incrementar com um pedacinho de carne seca/charque).

O ideal é você deixar cozinhar bem para o feijão ficar desmanchando e o caldo beemm grossinho. feijão pronto é hora de processar o dito cujo junto com todas as carnes, eu usei o mixer, mas você pode fazer isso no liquidificador (se ficar grosso demais, vá incluindo um pouco de água para ficar mais fácil).

Enquanto isso refogue numa panela uns 5 dentes de alho amassados junto com 2 colheres de sopa generosas de azeite, quando estiver bem dourado, jogue o creme de feijão (se necessário acerte o sal) e vá misturando em fogo baixo 200g de farinha de mandioca amarela.

Se você faz tutu, você vai achar bem parecido, a diferença é que você vai precisar de um ponto bem grosso, como uma massaroca mesmo, por isso, se for necessário inclua mais farinha. deixe esfriar bem para ficar mais fácil você trabalhar a massa. enquanto isso faça o recheio que foi essa couve no forno (que já virou vício por aqui) e bacon (no microondas, rapidinho).

E então é chegada a hora de fazer seus bolinhos… a massa fica bem pesada, fácil de trabalhar, mas um tanto quebradiça, por isso eu preferi fazer as bolinhas e só depois fazer um buraco no meio para colocar o recheio. bolinhos recheados é hora de fritar em óleo a 180c e nhaamm!

Só faltou o chorinho tocando e o bonde passando pelos arcos da lapa…

Algumas observações

obs1: o rafael ainda incluiu um pedaço de queijo dentro de cada bolinho, mas eu achava que só a couve o o bacon já bastavam…

obs2: eu não precisei empanar não, porque minha massa ficou bem firme, acho que muito disso se deve ao fato de que o feijão ficou com o caldo bem grossinho, mas se você achar necessário, use farinha de rosca.

obs3: testamos também fazer no forno e a única coisa que muda é que ele frito fica com uma casquinha crocante, mas em relação a gosto e aparência nada de grandes diferenças.
obs4: se escolher fritar, faça em fogo baixo e saiba que ele queima bem rapinho…

bolinho de feijoada

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

16 comments on “Bolinho de feijoada”

Bom dia! Dia Lindo! Geladíssimo… mas linnndooo!!!! Amei a receita! Curto todas as receitas do blog e em especial as “criações” do Rafael. Parabéns! Parabéns pelas “receitas no geral”, pela forma clara e simplificada da descrita que deixa a nossa gerar os sabores imaginários no ar e a vontade enorme de imediatamente colocar a mão na massa. Quanto à comunicação via blog, é simplesmente fantástica e sem complicação. Você está de parabéns em tudo. Tenho um abençoado, lindo e maravilhoso dia. bjus

Amei a receita, Cami! Por aqui já saiu um parecido, completamente por acaso, quando tentava fazer um feijão tropeiro que virou tutu e na sequência bolinhos. rsrsrs Mas não experimentei assar e seu post muito me animou pra isso. :)
Beijo!! E parabéns pelas fotos!

o bolinho do Derbilhar eu provei e aprovei! agora, esse do naminhapanela só provando mesmo, hein! rafa, providencia aí a provinha pros colegas de trabalho, por favor?! hehehehe =D brincadeirinha, cami! precisa nem provar pra gente saber que deve ter ficado SHOW! vocês arrasam!

O do Derbilhar é show, não é atoa que foi PREMIADO no concurso Roda de Boteco 2010 “concurso de petisco entre os bares de Recife”, e fora o bolinho, ele acompanha um delicioso MOLHO DE CAIPIRINHA cujo a receita é guardada pelo proprietário a 7 chaves, nem o chefe de lá sabe a receita…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *