couve flor gratinada

Para quem não gosta de couve-flor nem adianta torcer o nariz, depois dessa receita você vai aprender a comer lindamente! e para quem já gosta, não preciso dizer nada né? afinal algumas imagens falam mais do que mil palavras…

Eu tbm não gostava de couve flor não, na verdade, na verdade, antes de casar eu contava nos dedos os legumes que eu comia e de verdura só alface. sim podem falar: como assim? mas tá aí minha mãe que não me deixa mentir e coitada, ela não tem culpa, não foi por falta de tentativa… hoje em dia a única coisa q eu realmente não gosto (e isso depois de comer várias vezes) é pepino, eca!

Então, dia desses, numa das muitas idas ao mercado, encontrei uma linda e enorme couve-flor e não tive dúvidas de trazer para casa, pq mesmo quando encomendo nos orgânicos nunca tinha conseguido uma hortaliça tão bonita. e ela merecia uma receita deliciosa! e assim foi feito.

Começamos fervendo aproximadamente 800g de couve-flor em água e sal até que estivessem bem macias, enquanto isso preparamos um molho benchamel basicão (aqui a receita ó).  molho pronto é hora de untar um refratário com manteiga e depois enfarinhar com farinha de rosca e ae é só comerçar a montagem…

Distribua as couves e por cima distribua o molho, espalhe algumas rodelas de cebola cortada bem fininha e salpique um tantinho de pimenta moída na hora. para finalizar espalhe 1 copo de  requeijão por cima (para facilitar na hora de espalhar, geralmente esquento um pouco numa panela, assim ele fica um pouco mais líquido) e um punhado de queijo ralado (por aqui só tinha gouda então foi ele mesmo, chique não, rs).

Agora é forno em temperatura média por aproximadamente 40 min ou até que comece a formar uma casquinha gratinada.

E como fica bom.. acho que se minha mãe tivesse feito algo assim já tinha aprendido a comer couve-flor há muito mais tempo, rs… agora sintam o drama da fumacinha da foto aí embaixo… o que estão esperando??

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

27 comments on “couve flor gratinada”

Sabe do que eu acho desse site? Você além de ler meus pensamentos em relação as dicas de receitas, vc explica tudo direitinho, passo a passo, tim tim por tim tim, não esconde de ninguém as ‘dicas’ tão essenciais pra uma receita sair ‘mara!!! Hj mesmo já ia fazer couve-flor, e essa idéia foi GENIOSA!!! Bjus de luz!!!

Adoro este blog e suas dicas. Quanto a essa receita, acho que deve ficar deliciosa também se, em vez de usar só couve-flor, fazer uma jardineira de legumes, com couve-flor, brócolis, cenoura, chuchu… Enfim, os legumes usados em suflês, sabe?

Outra dica é não cozinhar os legumos direto na água com sal. Muitas vitaminas presentes nesses alimentos são hidrossolúveis, isto é, se misturam à agua do cozimento e se perdem quando escorremos essa água quando os legumes estão prontos… E eles também retêm muito sódio se feitos dessa maneira. O mais saudável é cozinhar os legumes no vapor, sem sal. Eles ficam levemente adocicados, uma delícia. Mas se fizer muita questão do sal, dá pra colocar depois que os legumes estão cozidos. Quanto à panela, não precisa se preocupar: dá pra cozinhar os legumes no vapor usando uma cuscuzeira – coisa que, no Recife, todo mundo tem em casa! :) Aqui em São Paulo dá pra achar o utensílio por cerca de R$ 10 na 25 de Março. #ficadica

Eu tb não tinha o hábito de comer muitas verduras e legumes, mas por conta da briga com a balança aprendi a levá-los ao meu prato. E a cozinhá-los do jeitinho que eu gosto! :) E, hoje, se não tem nenhum “verdinho” no meu prato, sinto como se faltasse alguma coisa… Hahahahah Quem diria!

conceição,
menina na hora até surgiu a idéia de jogar um brócolis tbm, rs… uso demais a minha cuscuzeira para fazer os legumes no vapor, 1001 utilidades para essa panelinha do amor!

Cami, amei essa couve flor,sorte que o meu marido ama e em breve será um prato feito aqui em casa. Como disseram: as suas dicas são maravilhosas.
Amei!!
PS. poderia ter algo para curtir os comentários hein? gostei de alguns equeria deixar marcado.

Mto boa a receita, fica tão “sofisticado” hehe a couve flor fica assim tão “chique” ;)

Com relação a não comer legumes-verduras acredito que seja só uma questão de tempo msm. Qdo eu era pequenina me recusava a comer. Lembro que minha mãe preparava “coxinhas” e ela enchia de salsinha (cheiro verde) o recheio de frango. Quando eu ia comer perdia mto tempo retirando cada micro pedacinho de salsinha do recheio da coxinha. hahaha hoje em dia eu adoroooo! Gosto de comer de tudo! :)

Olá Cami,
Sou mineira me mudei recentemente para o nordeste, interior da Paraíba, e assim como vc me rendi ao cuscuz nordestino, que delícia né. Vou experimentar hoje o bolo de milho feito com flocão.
Abraços.
Cida

ja tentei fazer cuve flor gratinada antes,mas ficou uma “aguinha” no fundo…nao consegui ate hj entender onde errei…vou tentar com a sua receita! adoro o site e ja fiz varias coisas daqui qeu deram super certo!

Delíciaaa Camii….
Acabei de comer uma só na água, sal e temperinho de salada :(
Pq não vi esse post antes rsrss, vou fazer com o restinho que tem na geladeira rsrs

Beijoss!

Olá aqui de Lisboa-Portugal:Pois nem de proposito,hoje o jantar cá de casa é couve-flor gratinada.
Não estava com vontade de nada muito complicado e então quando vi a receita resolvi fazer.è simples facil e não é caro,como convem em tempo de crise.
Um abraço da Maria Benedita

Fiz a primeira vez e não tinha requeijão, então coloquei o creme de ricota no lugar, ficou maravilhosa, agora da segunda tinha o requijão e fiz tal qual sua receitinha, num é que a primeira ficou melhor… acho o creme de ricota incorporar melhor, o requijão ficou mais pesado, mesmo aqueçendo na panela. Agora, porque não mistura o requijão (ou o creme de ricota) ao molho bechamel antes de levá-lo a couve-flor? Você acha que muda alguma coisa? Vou tentar na próxima e te falo, acho que fica mais prático. ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *