Kibe de forno

Essa receita de kibe de forno é simplesmente incrível. Além disso, é uma ótima opção para congelar e ter sempre pronto para todas as ocasiões.

Sem contar que é super fácil de fazer.

Kibe de forno - naminhapanela.com

Uma versão assada de kibe

A dona dessa receita é minha mãe, mas ao longo dos anos, fiz algumas adaptações, principalmente porque ela sempre fritou e para mim, kibe só fica perfeito se for no forno.

Sinceramente, acho a versão assada mais gostosa, afinal, você consegue sentir mais os sabores, além disso, você pode fazer em uma travessa e minimizar o trabalho de fazer no formato de “bolinhos”.

E certamente, a versão assada também é muito mais saudável.

Uma receita que pode ser congelada

Um outro diferencial dessa receita é a possibilidade de poder congelar antes mesmo de levar ao forno e dessa forma, facilitar sua vida nos dias super corridos.

E da mesma forma que você pode congelar ele em travessas, também é possível dar forma de bolinhos, congelar e preparar conforme a sua necessidade.

Como hidratar o trigo para kibe

Sem dúvida, seu kibe vai ficar muito mais gostoso se você usar o trigo hidratado. O ideal é deixar o mesmo imerso na água por 6h, porém, desde já aviso que esse tempo todo pode fazer com que seu kibe fique mole demais. Indico esse tempo apenas para quem tem a digestão mais lenta.

Caso não seja o seu caso, minha dica é seguir o tempo que indico no o passo a passo abaixo:

  • Comece lavando bem seu trigo;
  • Em seguida, deixe de molho em água filtrada, por 1h;
  • Após esse tempo escorra bem o seu trigo até que ele esteja bem seco;
  • Por fim, adicione o trigo à sua mistura de kibe.

Confira a receita do kibe de forno

kibe de forno
Yield: 6 porções

Kibe de forno

Prep Time: 1 hour
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 1 hour 40 minutes

Ingredients

  • 250g de trigo para kibe;
  • 300g de carne moída;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola média picada em cubos pequenos;
  • 1 colher de café de alho amassado;
  • hortelã, pimenta moída na hora e sal a gosto.

Instructions

  1. Para começar você vai colocar de molho em água o trigo para kibe. A água deve cobrir todo o trigo;
  2. Deixe hidratando por no mínimo 1h .Depois de hidratado, descarte a água, lave bem e escorra completamente a água;
  3. Então, em um processador faça uma pasta misturando o azeite, a cebola, o alho, o hortelã, a pimenta e o sal;
  4. Com o trigo já seco misture a carne moída e a pasta de temperos até formar uma massa uniforme;
  5. Com a massa bem misturada ou você vai abrir a massa em um refratário untado ou então molda-los colocando também em tabuleiro untado;
  6. Caso opte por fazer em uma travessa, pincele a massa com um pouco de azeite ou manteiga, assim ele fica bem molhadinho;
  7. Asse em forno em temperatura média por 40 min de forno caso faça em uma travessa e 25 a 30 minutos se fizer no formato bolinho.

Como fazer kibe recheado

Sem dúvida, é possível rechear esse kibe e deixar ele ainda mais gostoso. Para isso, basta cobrir seu tabuleiro com uma camada de massa mais fina, adicionar o recheio e em seguida, preencher com mais kibe.

Porém, minha indicação é buscar recheios mais firmes, como um homus ou então um creme de ricota caseiro.

Da mesma forma, se você adicionar legumes refogados também vai ficar uma delícia.

O que combinar com o kibe

É possível que tenha estranhado a combinação de kibe com mostarda. Mas te garanto fica delicioso!

Mas existem algumas opções bem deliciosas para combinar com o seu kibe, como por exemplo:

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Kibe de forno - naminhapanela.com

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

46 comments on “Kibe de forno”

Dani,
acompanha perfeitamente as saladinhas… eu já fiz várias vezes e congelei e fica perfeito!
Angela,
eu tbm tenho uma quedinha por comida árabe…
Nathalia,
Menina deve ter ficado bom isso aí hein… a panqueca é uma delícia, pode ir na fé :-P
Ninna,
é muuuiiitttooo bom mesmo, rs…

Oi Camilla!

Já algum tempo ando acompanhando silenciosamente o seu blog, mas hoje resolvi te escrever. Já fiz várias receitinhas daqui e a última foi o tal doce do gato de botas. Só fiz uma alteraçãozinha: na base, não usei leite. Fiz o creme com 3 gemas, 1cs de manteiga e 1 lata de leite condensado. Para o suspiro, aproveitei a terceira clara e somei mais uma cs de açúcar. O resultado ficou show! E o melhor é que dá para comer quentinha, com sorvete, ou geladinha, como uma delícia de banana. Muito boa sua receita! A próxima da lista é a panqueca de manjericão. Prometo que venho contar como ficou.

Um beijão!

Olá!!! eu também sou fã desse kibe, faço sempre, mas para ele ficar mais saudável ainda, faço um mix de legumes e coloco no meio, antes de assar, faço um bolo recheado com legumes. Coloco cenoura ralada, tomate, ceboba, milho, ervilha, pimentão… fica com um colorido lindo e super saudável!!!

Eu já fiz com abóbora, misturei com a massa e recheei com ricota esfarelada. Foi uma versão vegetariana/vegana. Ficou mara!!! Congelei os pedaços.

Eu fiz esse kibe hoje e simplesmente não sobrou para contar história! Obrigada por ensinar! Só que eu fui ousada e coloquei umas coisinhas a mais: Cebolinha, coentro, um tantinho de molho de gergelim e outro tantinho de tahine. Eita que ficou bom demais da conta!

Boa Noiite, gente!! Barriga ta cheinha agora,rs!! Fiz esse kibe aqui em casa..totalmente desacreditada (sou um horror na cozinha)…e não é que o danado ficou bom??o povo repetiu o prato,hehehe…vou arriscar agora o mousse com chantilly..vamos ver no que vai dar,ne! :D Muuuuuuito obrigada,viu…

Adoro quibe! Mas outro dia fiz um – não este da tua receita – e depois de pronto não consegui comer muito pq fiquei sentindo aquele cheirinho de carne crua. Até voltei a forma pro forno, mas não adiantou.

Todos adoraram, mas eu não : (
O que será isso?

ah, parabéns pelo blog. irei acompanhar!

Olá Cami, você poderia dizer a quantidade de sal que costuma colocar nessa receita? É que não faço idéia da quantidade e não dá pra provar antes de pronto…
Obrigada!

amore, eu vou muito no olhometro e não curto muito salgar as comidas sabe… você pode misturar tudo, colocar o sal e só depois colocar a carne, pode ser uma forma :-/

Amuuuuuuuuu Kibe, assado e cru! Aprendi a fazer com os Goianos! o assado, coloco como recheio, presunto,tomate e queijo! e por cima bastante azeite de oliva! Delicia! ah tambem da para fazer um vinagrete e colocar por cima na hora de comer! melhor ainda! Bjao

Gostaria de saber se congela cru, ou já assado.
E qdo for p/ fazer espera descongelar e assa, ou assa congelado mesmo???.
Espero que me ajude…..obrigada
Luciana

Fiz e ficou ótimo. Mas também gostaria de saber se congela cru, ou já assado.
E qdo for p/ fazer espera descongelar e assa, ou assa congelado mesmo???.
Obrigada.

Hoje eu to fazendo esse receita pela segunda vez, pq a primeira ficou maravilhosa! Eu nunca fui fã de kibe, mas esse muuuito bom! Vou já tirar o meu do forno pro almoço. E ainda recheei com queijo meia cura ralado que sobrou do pão de queijo, hummmmmmm E é super fácil de fazer! BJ

Já fiz duas vezes o kibe assado e não sei o que acontece pq mesmo deixando muito tempo no forno com papel laminado cobrindo o pirex ele não assou direito por baixo só por cima. Na primeira vez fiz ele muito alto e achei que fosse por isso,hj fiz bem baixo e a mesma coisa : Não cozinhou direito. Será que não to sabendo secar o trigo? Espremi bem dentro de um pano! Eu amo kibe assado mas não tô conseguindo buaaa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *