fbpx

Cocadinhas de maracujá

mamis chegou com uma receita de cocada da minha tia que ela dizia ser irresistível,  e ela ainda disse que era impossível parar de comer de tão boa q era… bem tia, eu dei meu toque especial tá? mas juro que foi para aperfeiçoar o q já era bom….

toda vez que eu vou a praia aqui em Recife, fico caçando os homenzinhos que vendem cocadas… dentre as várias opções de sabores eu sempre escolho a de maracujá, simplesmente pq eu acho que maracujá combina com tudo e eu sou totalmente viciada. por isso, quando vi essa receita já avisei logo que teria um ingrediente a mais.

essa cocada ficar super molhadinha e cremosa, enfim perfeita… o coco junto com o maracujá faz um casamento perfeito e realmente não sobrou “nenhuminha”.

numa panela você vai juntar 1 lata de leite condensado, metade da medida da lata de suco de maracujá concentrado, 2 xícaras de açúcar e 1 coco ralado (o que daria mais ou menos, uns 500g). em fogo baixo, você vai misturando sempre até que comece a soltar totalmente da panela e comece a formar uma bola de massa em volta da colher. antes q esfrie vá modelando as cocadinhas com a ajuda de uma colher e colocando em cima de um papel manteiga ou da pedra da pia (que tem q estar bem limpinha e seca),

minha pergunta é: você vai conseguir esperar esfriar para começar a comer?

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

18 Comments
  • Giovanna
    janeiro 27, 2011

    aaaaaaaaaaaaaai que deliiiiiiiiiiiicia, adorei…

    • cami
      janeiro 28, 2011

      Ana Paula,
      hahaahaha adorei a comparação, quem sabe um dia não gosto dindin como ela mas sem ser tão gordinha :-P
      Ana,
      Então sofremos do mesmo mal, aqui em Recife eu não consigo achar tudo não, então tenho q me virar. Pimenta é vida!!!! hahahahhaa
      Barbára,
      tira foto, tira foto!!!
      Luka,
      eu não sou a culpada, juro!
      Giovanna,
      já que você gostou se joga na cozinha :-P

  • Luka Farias
    janeiro 27, 2011

    Essa cocada acabou com minha dieta logo na segunda e super valeu a pena. Estava uma delíciaaa. ;)

  • Barbara
    janeiro 27, 2011

    Meu deus!!! Anotei a receita pra fazer hj a noite….
    Parabéns pelo site…passo por aqui todos os dias..

  • Ana
    janeiro 27, 2011

    Cami, tudo bem? É uma vergonha eu nunca ter comentado, sendo que eu sou kinda viciada nas tuas receitas. São comidas maravilhosas, com um visual lindo e produtos que EXISTEM. Moro no interior de Santa Catarina, então pode ser muito fácil achar creme de leite fresco (nata), mas é um saco comprar frutos do mar ou Cogumelos. Meu marido era o cara mais chato do mundo pra comer, aí fiz como se faz com as crianças, sabe? Comidinhas munitas, coloridas, cheias de nhenhenhé e agora ele come razoavelmente bem.
    Ah, eu também amo uma pimentinha. Parabéns pra vc e pro Rafa pelo blog maravilhoso e obrigada por compartilhá-lo conosco!
    Beijo grande (huum, meio Ana Hickmann isso, mas vá lá)

  • Ana Paula
    janeiro 27, 2011

    Hoje passei para dar os parabéns pelas lindas fotos, coisa de profissional! Dá água na boca…Hoje olhei receita por receita, passei o pente fino no blog e estou me sentindo um São Bernardo de tanto que salivo! kkkk
    Agora vou preparar aquela “mousse perfeita de chocolate” e amanhã parto para uma das maravilhosas receitas de pão e o antepasto de berinjela (que assim como você odiava e agora AMO!!!)

    Esse já é meu segundo site de receitas preferidas, a maneira como vocês falam de “comida” lembra a Nigella, que tem meu primeiro lugar. rs Espero que aceitam a comparação como um elogio, pois sei que existe pessoas que tem aversão a maneira como ela cozinha e come. EU ADORO!!!!

    Abraços!

  • juliana
    janeiro 28, 2011

    Olá
    Eu gostaria de saber se para fazer a cocada tradicional é só retirar o suco de maracujá ou tem que acrescentar algo???
    Obrigada

  • Kaciana
    janeiro 28, 2011

    Olá, adorei seu site, um dos melhores de culinária. Parabéns! Também sou de Recife e amanhã mesmo “ficarei mais pobre” por lá (dia de comprar temperos e produtos base de limpeza.
    beijos

  • Mayara
    janeiro 28, 2011

    =D~~

    dá última vez q fiz a receita da palha italiana, foi uma confusão, ninguém deixou o doce esfriar e tbém não esperaram que eu cortasse os cubinhos =/

    não custa tentar a cocada…

    • cami
      janeiro 28, 2011

      Mayara,
      eu não vou mentir q eu comi quente mesmo, rs…
      Kaciana,
      Brigada!!! Mesmo, mesmo…
      Jú,
      se quiser fazer a tradicional é só tirar o suco mesmo…

  • Kaciana
    janeiro 28, 2011

    Tornou vício. rs Ah! Ficarei “mais pobre” ali pela redondeza do mercado de São José (o que postei ontem ficou meio sem sentido, rs)

  • Marta
    janeiro 29, 2011

    Deve ter ficado deliciosooooo
    Beijocas

  • Larissa D.
    fevereiro 10, 2011

    Ah gente , sou nova nesse assunto “cozinha” , fiquei na dúvida se o coco ralado usado na receita foi aqueles de pacotinhos mesmo, que vende no supermercado, ou coco seco ralado. E se foi usado coco seco , como eu ralo ele ? :)

    Obrigada , beijos , e parabeens pelo site ! :D

    • cami
      fevereiro 10, 2011

      Larissa,
      Eu não sei se com o de pacotinho dá certo não, pq a idéia é ter uns pedacinhos sabe? se não tiver um lugar que venda o coco seco ralado na hora, vc pode ralar no ralo grosso. só quebra ele em pedacinhos menores para facilitar o seu trabalho ;-)

  • Joana
    março 22, 2011

    Uma vez eu fui a um aniversário de uma amiga de faculdade, na casa dos pais dela no interior (Itabirito – MG). O cardápio foi: pastel de angu, cocadas de vários sabores e inclusive essa de maracujá, umbigo de banana, ambrosia, e mais e mais e mais
    Quase morri de tanto comer coisas maravilhosas. Mas como amo coco, leite condensado e maracujá, confesso que cometi falta de educação e comi e encomendei para a doceira! E dei de presente em caixas enfeitadas por mim para as pessoas que gosto: sucesso!!!
    Delícia de receita e delícia de recordação!
    Beijos

    • cami
      março 22, 2011

      Joana,
      q lembrança gostosa… adoro comer algo que me remete a algum momento bom… fica um gostinho melhor… Se joga e faz!!!

  • Andrea
    agosto 25, 2011

    Amei!!! Vou fazer, aliás sempre faço suas receitas!!! Estou desejando uma cocada daquelas morenas (pretas), vc tem alguma receita???? Eu tinha uma amiga que fazia e ela faleceu, nossa me deixou saudades!!!!! A cocada era molinha, macia e maravilhosa. Me ajude a fazer uma desse tipo, por favor!!!!rsrsrs.Bjs.

Anterior
batatinhas picantes salteadas
Cocadinhas de maracujá