bacalhau com batatas de outra forma

para mim bacalhau tem q ter batata, se não tiver perde totalmente a graça, até porque confesso, a parte que eu mais gosto é a batata com o gostinho do bacalhau, rs… mas queria fazer de uma forma diferente e foi então que cheguei a esse preparo.

dessa vez a montagem do prato foi um pouco diferente, uma ótima forma de servir o peixe de forma bem arrumadinha…

para começar vamos dessalgar o bacalhau, como já falei aqui , naquele esquemão deixar de molho em água gelada na geladeira e depois cozinhar trocando de água para ir retirando o excesso de sal. como também já falei no post anterior eu compro o peixe em lascas porque acho mais fácil de trabalhar, já que não gosto muito de limpar o dito cujo (sim, sou mega fresca). vá provando o bacalhau para ele não ficar totalmente sem sal, esse é o segredo, pq salgado demais não dá, mas sem sal nenhum também é demais…

retire o bacalhau da água fervendo e enquanto você vai desfiando o mesmo, você coloca as batatas cortada em rodelas para dar uma pré cozida na mesma água que cozinhou o bacalhau (para manter o gostinho). para fazer um tabuleiro quadrado e um ramequim médio, usei 1,2k de bacalhau, 4 batatas médias e 1 cebola grande.

a cebola foi devidamente cortada em rodelas finíssimas e refogada em bastante azeite (oh cheirinho delícia, hummmm) até que ficassem bem macias…

para a montagem untei a forma com um chorinho de azeite e comecei com 1 camada de batata, outra de bacalhau, um fio de azeite e cebola e assim fui repetindo até finalizar com as cebolas… ralei um pouco de queijo parmesão do bom por cima, adicionei umas azeitonas e pedaços de ovos cozidos e levei ao forno para dar uma gratinada…

e para os que já estão pensando, poxa mas bacalhau é díficil demais, é muito elaborado, nem venham com essa, vcs já perceberam que não é nada disso e que você pode arrasar nas festas de final de ano com uma receitinha prática e que tenho certeza, todos vão gostar…


Olha isso aqui...