fbpx

feijão macassa ou um feijão diferente

quando mudei para terras pernambucanas incluímos em nosso cardápio o tão famoso feijão verde, que é vendido em cada esquina da cidade. esse feijão sai direto da vagem para a embalagem que você vai levar pra casa, bem fresquinho. mas acontece que ele estraga, e então entra o macassa, que é vendido como feijão preto, para fazer um acompanhamento mais leve para as comidinhas do dia a dia.

outro dia descobri que o feijão fradinho é bem parecido, então se você não achar o verde ou o macassa, pode usá-lo sem medo de ser feliz, que vale a pena.

para começar você deve colocar para cozinhar, em panela normal mesmo, a aproximadamente 200g de feijão, sempre colocando um pouco a mais de água e uma pitada de sal (e admito de vez em quando colocar um tablete de caldo de legumes). os caroços devem ficar macios mais firmes, por isso a escolha da panela normal, em vez da rapidez da panela de pressão. esse feijão tbm não fica com caldo, ok?

escorra o feijão e enquanto isso refogue 1 colher de sopa de azeite e 1 cebola média cortada em rodelas finas. jogue os feijões e misture bem, incluindo 1 colher de chá de páprica picante! adicione então 100g de tomate cereja cortados ao meio, acerte o sal se necessário e desligue rapidamente o fogo para o tomate não desmanchar. na hora de servir salpique algumas folhas de manjericão fresco e para finalizar um fio generoso de azeite!

fica levinho e delicioso e cai bem até para uma dietinha né não?? mas fica perfeito até com churrasco…

Ps: na internet achei os nomes macassa, macaçar, macáçar, macassar então como não sei exatamente qual o correta, escolhi o q ficava mais bonitinho, rs…

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 Comments
  • Ariana Pazzini
    novembro 23, 2010

    Meninaaa! Q idéia deliciiooosa!
    Dia destes fui na zona cerealista aqui de SP e comprei 5 kg de feijão fradinho.. Jurando que td isso viraria baião de 2! kkk
    Muito bom ter uma nova opção do que fazer com ele!Depois conto ou melhor mostro como ficou o meu! Beijos!

    • cami
      novembro 23, 2010

      Ariana,
      Fica gostoso sim e bem levinho pra tentar encarar a dietinha com algum sabor né não hahahahaha
      Quero ver como ficou o seu.
      Jú,
      esse tal de feijão verde é bom demais né naum…

  • Juliana
    novembro 23, 2010

    Eu tb passei a amar esse feijão quando vim morar aqui, lá em Manaus se chamada feijão de praia, e só se comia no baião de dois também.

    E essa salada está linda demais, Filipe que vai gsotar…

  • Maristela
    dezembro 2, 2010

    Nossa
    Que receita maravilhosa :)
    Qdo olhei na foto achei que era o fradinho… precisa ver a salada que minha vizinha portuguesa faz com feijão fradinho e bacalhau… mto BOM !!

    Beijos

    • cami
      dezembro 4, 2010

      Maristela,

      Mas vc pode usar o feijão fradinho tbm… mas por aqui, sempre uso o macassar ou o verde.

  • Daniel Neves
    novembro 17, 2014

    O correto é “feijão-maçácar”.

  • Bob Sotnas
    junho 25, 2019

    Fejijão-macassa ou feijão-macassar ou feijão-macáçar….
    O nome em causa é realmente feijão-macáçar ou feijão-de-macáçar (Dicionário Houaiss e Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras). O elemento macáçar tem esta grafia visto tratar-se de Macáçar, nome de “cidade e estreito na Indonésia”, segundo José Pedro Machado (Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa). Em inglês, este ponto geográfico pode ser designado pela forma Macassar, o que explica a variante referida como “macassa” ou “macassar”. No entanto, desde o século XVI que a forma portuguesa apresenta ç (idem) – não se fala do moderno acento agudo, uma vez que, do ponto de vista histórico, a colocação deste é mais tardia.

Anterior
torta de limão poderosa
feijão macassa ou um feijão diferente