Farofa de ovo

Nada melhor que uma farofa de ovo para acompanhar aquele arroz com feijão de todo dia! Essa receita além de ser super fácil e rápida de fazer, combina com tudo!

Confira abaixo nossas dicas para fazer a farofa perfeita.

Farofa de ovo
Eu tenho certeza que você vai adorar essa farofa de ovo deliciosa e molhadinha.

Como fazer uma farofa de ovo perfeita?

Farofa é uma receita simples, mas confesso que ainda como algumas versões não muito gostosas. Para você não errar, prepararmos algumas dicas você vai deixar a sua farofa perfeita, como por exemplo:

  • Não deixe seus ovos ficarem “cozidos” demais já que isso vai deixar sua farofa muito seca. Dessa maneira, nós vamos dar uma dica para evitar que isso aconteça sem perder a praticidade da receita;
  • A manteiga, sem dúvida, é um ingrediente que combina com farofa, além de dar sabor, deixa sua farofinha bem molhadinha, dessa maneira, se precisar adicione um pouco mais desse ingrediente;
  • Fique de olho na proporção ovo x farinha. Nesta receita as quantidades estão bem equilibradas, mas há quem prefira mais farinha, por exemplo.

Farinha de mandioca para farofa

Por mais que seja possível fazer farofa com farinha panko, por exemplo, sem dúvida a farinha de mandioca é o ingrediente mais utilizado.

Porém, é provável que você se depare com mais de 1 tipo quando for comprar. Na verdade, há opções bastante regionais (como a farinha d’água bastante típica no norte e nordeste), mas geralmente encontramos com mais facilidade 2 tipos: a de moagem grossa ou moagem fina.

Ambos os tipos são ótimas opções e fica a seu critério qual escolher. A de moagem grossa tem grãos maiores, e, geralmente, deixa a farofa mais crocante. Particularmente é a preferência por aqui.

Já a de moagem fina, é ótima para ser utilizada em receitas como o pirão ou até mesmo o tutu de feijão, mas também pode ser usada na sua farofa.

O que combina com essa receita?

Selecionamos algumas receitas que combinam super bem com a sua farofa, porque afinal, uma farofinha sempre cai bem!

Como fazer a receita de farofa de ovo!

Aqui damos a versão mais simples dessa farofa, mas, do mesmo modo, você pode adicionar bacon, salsa e até quem sabe uma banana para incrementar ainda mais a sua receita.

Farofa de ovo
Yield: 4 porções

Farofa de ovo

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 10 minutes
Total Time: 15 minutes

Fácil de fazer e deliciosa, farofa de ovo é um daqueles curingas da cozinha

Ingredients

  • 3 colheres de sopa cheia de manteiga;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de farinha de mandioca;
  • Sal a gosto.

Instructions

  1. Em uma frigideira derreta 2 colheres de manteiga e em seguida, adicione a farinha;
  1. Em fogo baixo e mexendo de vez em quando, deixe a farinha dourar bem. Então, retire da panela e reserve;
  2. Na mesma panela, mas fora do fogo, adicione o azeite e ovos, e misture bem antes de levar para cozinhar;
  3. Volte então a panela para o fogo e na chama mais baixa e misturando sempre, deixe seus ovos cozinharem;
  4. Quando os ovos estiverem cozidos, adicione o restante da manteiga e a farinha já dourada. Misture bem, acerte o sal e está pronta.

Notes

Sem dúvida, é possível fazer essa receita da forma mais tradicional, ou seja, preparando os ovos primeiro e, em seguida, adicionando a farinha para dourar. Porém, é provável que os ovos fiquem um pouco mais secos. De qualquer forma também vai dar certo, ok?

Outras receitas de farofa

Itens que podem ajudar a preparar sua farofa 🛍️

Comprando através dos links abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome dos itens.

  1. Frigideira antiaderente grande: Particularmente, eu gosto de preparar farofa em uma frigideira. Eu acho mais fácil de torrar minha farinha. Porém, eu prefiro as maiores, para assim evitar de sujar o fogão todinho!
  2. Colheres silicone: Por aqui, temos trocado as colheres de pau pelas de silicone, principalmente por serem mais higiênicas e fáceis de limpar.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Farofa de ovo

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

27 comments on “Farofa de ovo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *