Categorias
Peixes e Frutos do Mar

Salada de bacalhau simples

Uma receita super simples e deliciosa de bacalhau

Inegavelmente foi com essa receita de salada de bacalhau simples que aprendi a comer esse peixe.

Com toda a certeza esse é aquele básico que funciona, já que além de levar poucos ingredientes é super fácil de fazer.

Receita de família

Okay, não é só uma receita da minha família, afinal de tão simples, ela deve ser reproduzida facilmente por aí. Mas certamente, para mim,  é a receita mais afetiva de bacalhau.

Não existia nenhuma semana santa ou Natal em que essa salada de bacalhau não fosse feita.

Receita Salada de Bacalhau Simples

para começar vc precisa dessalgar o peixe, pq bacalhau com muito sal é muito, muito ruim… e para isso coloque ele numa vasilha com água gelada e na geladeira (dica: na água gelada o bacalhau não exala cheiro. Se ele for dessalgado fora da geladeira,  libera um cheiro forte, podendo pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes. Além disso, na água gelada, ele fica com a textura mais consistente). Deixei na geladeira por umas 3h mais ou menos.

bacalhau dessalgado chegou a hora do preparo. numa panela bem cheia de água levei o peixe para cozinhar até que ele estivesse bem macio (se vc perceber q ainda tá muito salgado, jogue a água fora e cozinhe rapidamente com uma nova água, mas cuidado para não deixa insosso). retire da água e reserve. enquanto isso leve de 3 a 4 batatas médias cortadas em tamanhos não muito pequenos para cozinhar na mesma água do bacalhau, assim ela já vai pegando o gostinho. O ponto certo da batata é quando ela estiver macia sem desmanchar.

agora é hora de refogar! frite 1 cebola média cortada em rodelas finas em bastante azeite (sem miséria mesmo), adicione o bacalhau bem desfiado, misture bem e por últimos jogue as batatas. Se precisar, coloque um pouquinho mais de azeite e com o fogo já desligado, misture cebolinha picadinha. já na hora de servir complemente com ovos cozidos e se vc gostar, com algumas azeitonas pretas. Fácil e muito gostoso!!!

ah, nós usamos 400g de bacalhau e serviu bem para nós dois comermos e o rafa repetir, rs.

Mais receitas fáceis de bacalhau

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

8 respostas em “Salada de bacalhau simples”

AI, eu gosto de bacalhau assim também, sem muita invenção. Não sou muito fã de receitas ao coco e nada disso, bacalhau pra mim é bom com azeite e batatas!

Esse daí ficou tão lindo que deu água na boca.

Bjocas

Cami e Rafa, a minha pergunta é: Quanto de água para os 400g de bacalhau? Nao sei nada de cozinha e sou muito apegado as ciencias exatas. :P

é então eu aprendi a gostar de bacalhau,através de minha mãe.
hj estou preparando meu primeiro bacalhau sozinha,prq perdi minha mãe sexta-feira santa do ano passado.vou fazer do jeitinho q ela fazia hummm bacalhau é muito bom……

Oi Cami,

Fiz a sua receita hoje. Aliás, é a primeira vez que eu fiz bacalhau. É uma comida que minha mãe sempre faz e tinha tempo que eu queria me aventurar na cozinha com isto. Achei a receita bem fácil de fazer e ficou tudo uma delícia. Muito obrigada pela dica e parabéns pelo site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.