Categorias
Peixes e Frutos do Mar

Salada de bacalhau simples

Uma receita de bacalhau rápida e fácil

Inegavelmente essa receita de salada de bacalhau simples é aquele básico que funciona, pois além de levar poucos ingredientes, é super fácil de fazer.

Bacalhau com batata

Certamente, bacalhau com batata é uma das duplas mais clássicas e versáteis da culinária. Sem dúvidas as melhores receitas com o peixe tem a batata com principal acompanhamento.

E uma super dica que sempre dou e que, com certeza faz toda a diferença no resultado final é cozinhar suas batatas na água de cozimento do bacalhau. Dessa forma, você irá trazer ainda mais sabor para a sua receita. Sem dúvidas depois de usar esse truque pela primeira vez nunca mais vai deixar de preparar dessa forma.

Qual a melhor forma de dessalgar o bacalhau?

Antes de mais nada, é muito importe dessalgar o bacalhau, dessa maneira você vai evitar uma salada de bacalhau super salgada. 

Então, nossa sugestão é que você siga algumas dicas, como por exemplo:

  • Deixe o bacalhau na geladeira, por mais ou menos 3 horas, em uma vasilha com água gelada. Dessa forma, o bacalhau não exala cheiro.
  • Em contrapartida, se ele for dessalgado fora da geladeira, libera um cheiro forte, podendo pré-cozinhar e até estragar. Além disso, na água gelada, ele fica com a textura mais consistente.
  • Após o processo de hidratação, cozinhe seu bacalhau em água abundante, para, dessa forma, retirar todo o excesso de sal. Pode ser necessário repetir esse processo de 2 a 3 vezes.

Para mais dicas, confira esse artigo.

Uma receita com ótimo rendimento

Sem dúvida esse é um prato com um preparo simples, além disso, ele também é econômico, pois, mesmo com uma quantidade relativamente pequena de peixe, serve 4 pessoas tranquilamente.

Além disso, você pode servir sua salada com alguns acompanhamentos, o que deixará sua refeição ainda mais completa. Certamente acompanhá-la desse arroz de brócolis vai deixar sua refeição ainda mais gostosa!

Mas, se você quer buscar acompanhamentos mais leves, é provável que você vá amar esse gratinado de tomate com abobrinha, assim como esses tomates confit que inegavelmente vão surpreender bastante.

Receita salada de bacalhau simples

Salada de bacalhau simples

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 45 minutes

Uma receita prática e deliciosa.

Ingredients

  • 400g de bacalhau dessalgado
  • 1 cebola média
  • 3 a 4 batatas médias
  • Azeite
  • Cebolinha
  • Ovo

Instructions

  1. Primeiramente, em uma panela com água, cozinhe o bacalhau até que ele esteja bem macio. Em seguida, retire da água, desfie e reserve
  2. Logo depois, corte as batatas (sem deixa-las muito pequenas) e cozinhe na mesma água do bacalhau, até que fiquem macias, mas sem desmanchar
  3. Agora chegou a hora de refogar! Em uma panela, coloque o azeite e frite a cebola cortada em rodelas finas. Então, adicione o bacalhau desfiado e as batatas cortadas
  4. Por último, com o fogão desligado, misture a cebolinha picada e adicione azeite se necessário

Notes

Agora chegou a hora de servir! Por aqui, complementamos o prato com ovos cozidos (cortados em quatro) e algumas azeitonas pretas. Fácil e muito gostoso!

Você fez essa receita?

Deixe um comentário ou poste sua foto

Incremente a sua salada

Definitivamente, essa receita é uma base simples, dessa forma optamos por utilizar poucos ingredientes, sem abrir mão do sabor.

Por outro lado,  você pode trazer ainda mais sabores para a sua salada. Sem dúvida ficará uma delícia se você adicionar: grão de bico, pimentões refogados junto com a cebola ou, até mesmo, brócolis.

Enfim, existe um mundo de possibilidades para deixa-la incrível.

Mais receitas com bacalhau

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

8 respostas em “Salada de bacalhau simples”

AI, eu gosto de bacalhau assim também, sem muita invenção. Não sou muito fã de receitas ao coco e nada disso, bacalhau pra mim é bom com azeite e batatas!

Esse daí ficou tão lindo que deu água na boca.

Bjocas

Cami e Rafa, a minha pergunta é: Quanto de água para os 400g de bacalhau? Nao sei nada de cozinha e sou muito apegado as ciencias exatas. :P

é então eu aprendi a gostar de bacalhau,através de minha mãe.
hj estou preparando meu primeiro bacalhau sozinha,prq perdi minha mãe sexta-feira santa do ano passado.vou fazer do jeitinho q ela fazia hummm bacalhau é muito bom……

Oi Cami,

Fiz a sua receita hoje. Aliás, é a primeira vez que eu fiz bacalhau. É uma comida que minha mãe sempre faz e tinha tempo que eu queria me aventurar na cozinha com isto. Achei a receita bem fácil de fazer e ficou tudo uma delícia. Muito obrigada pela dica e parabéns pelo site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to Recipe
Sair da versão mobile