bolo de ganache de chocolate

esse post começa um pouquinho diferente! vá direto para a parte da receita, anota, faz e depois volta aqui! ahh chama umas pessoas queridas pra comer com você e aí sim, termine de ler esse texto!

Mia Couto, um escritor moçambicano incrível, diz que “cozinhar é um modo de amar os outros” e não poderia concordar mais! estamos vivendo numa vida cada dia mais louca, onde as pessoas tem a necessidade de compartilhar todos os momentos da sua vida no mundo virtual, e muitas vezes esquecem que a vida boa mesmo é a real!  vento no rosto, sentir a areia no pé, abraços apertados, pessoas que te fazem esquecer do tempo e cheiro de bolo saindo do forno para um lanche com as pessoas que a gente ama.

é engraçado como pra mim, bolo é uma referência de carinho! você precisa colocar amor ali, carinho e cuidado! e tem coisa melhor do que sentar sem pressa para comer um bolinho acompanhado com o cheirinho de café junto com quem a gente quer bem?

por isso, aqui em casa, ultimamente tem saído muitos bolos como uma forma de fazer carinho, de demonstrar amor em forma de comida, seja para celebrar momentos bons, mesmo que simples, ou fazer um mimo nos dias meio esquisitos.

e esse bolinho é amor puro! ele forma uma casquinha por cima, e fica molhadinho, fofinho, leve! e o cheirinho que invade a casa inteira? é amor demais!

você vai começar fazendo um ganache. e escolhi o chocolate meio amargo, mas se você é mais formiguinha, pode optar pelo ao leite. se você ainda não é super craque no ganache, anota aí: você vai derreter 150g de chocolate e depois misturar 200ml de creme de leite. deixe essa mistura esfriar bem antes de começar a fazer o bolo.

agora é hora de adicionar ao ganache, 2 ovos, 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar e misturar beemmm!!! por último, 1/2 colher de sopa de fermento para bolos. a massa fica bem densa!

unte uma forma com manteiga e chocolate em pó e leve ao forno, em temperatura média, pro aproximadamente 40 min, ou até passar no teste do palitinho. se segura e deixe ele esfriar bem antes de cortar o primeiro pedaço!

e na hora de fazer a foto ainda perguntei pro rafa: que tal uma calda? e ele respondeu: não, deixe ele simples assim, porque simples também é tão bom… e assim um casal que nunca foi muito fã de bolo de chocolate ganhou um queridinho <3

ps: gosto de fazer meus bolos sem muito açúcar, assim não fica super enjoativo, então, se você preferir adicione um pouco mais de açúcar, além de optar pelo chocolate ao leite.

ps2: se quiser fazer uma calda (brigadeiro nééé??) não coloque mais açúcar, viu??

ps3: tô muito de ps ultimamente :-)

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

11 comments on “bolo de ganache de chocolate”

Vou ter que fazer mais este neh?! rsrs… Tbm penso assim, Cami, acho que bolo é a tradução de carinho… e adoro um bolinho sem muita melequeira de chocolate… não fica tão enjoativo! Depois volto aqui para contar como ficou…. Abraços doces como chocolate!

Cecília, como coloquei no post usei o meio amargo, mas se vc curte ele mais docinho, pode usar o ao leite.
usei uma de furo no meio de cerca de 25 cm. mas pode usar uma daquelas padrão.

Eu fiz genteeeeeeeeeeeeeeeeee, que delicia, todos amaram.

Fiz com uma barra de chocolate 70% cacau de 100g mais 50g de chocolate ao leite e ainda acrescentei 2 colheres de café de nutella.. Pensem na delícia!!!

Obrigada e parabéns pela receita.

E seeee eu te contaaaaarrr…. que eu substituí o chocolate derretido por 300g de doce de leite e deu super certo?? Ainda taquei uns pedacinhos de nozes só pra arrematar
Adoro suas receitas, sempre deliciosas mas sem frescura, sem ter que ser profissonal pra fazer… Até eu que sou uma topeira na cozinha acerto tudo e ganhei até confiança pra arriscar…. :)
Seu jeitinho de apresentar também é especial, tão simpática e gente como a gente…
Parabéns pelo blog e obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *