molho barbecue caseiro

o rafa é um verdadeiro viciadinho em barbecue. volta e meia o molhinho acompanha suas refeições do dia a dia. então outro dia desses ele cismou que faria o dele!! e garanto, o melhor, vale super a pena!

o primeiro dilema dele era o cheirinho de defumado, ele cismou que o dele tinha que ter tbm, mas depois de explicar que aquilo deveria ser um poderoso ingrediente 110% não saudável ele se convenceu que não queria mais e lá foi pra cozinha fazer suas experimentações.

você vai começar dourando (em fogo baixo) 1 cebola média picadinha com 2 colheres de sopa de azeite, então vai acrescentar 2 dentes de alho amassados e tbm deixar dourar. depois disso vai misturar 80g de açúcar demerara ou mascavo e sempre mexendo, vai deixar derreter por completo, quando isso acontecer vai incluir 2 colheres de sopa de água80 g de mostarda escura80 ml de molho inglês,  150 ml de molho de tomateele usou o tomate pelado processado, que formou um molho de tomate bem lindão), 1 colher de sopa de mel, 1 colher de café de pimenta chilli e sal à gosto. sem parar de mexer você vai deixar a mistura uniforme e então vai bater com o mixer ou liquidificador para formar um caldo sem pedacinhos (é melhor deixar esfriar um pouquinho, ok?). Por fim, vai levar esse caldo de volta pra panela para deixar reduzir/engrossar.

Algumas informações importantes: esse molho fica com um aroma maravilhoso, que invade a casa toda, mas definitivamente não vai ter aquele aroma de churrasco. outra, ele vai ficar com uma textura de um molho bem grosso, mas nunca com o aspecto de catchup. se você não achar chilli, pode substituir por páprica picante.

preciso dizer que o rafa com certeza fará esse molho muitas outras vezes? que o próximo churrasco com certeza contará com seu molhinho caseiro? e que, tudo que é feito em casa fica mais gostoso???

30 comentários
  • sandra peres
    fevereiro 15, 2011

    Eu inventei de fazer tem pouco tempo, noi lugar do molho de tomate, que eu não tinha usei cat chup mesmo e a páprica picante como vc sugeriu.
    Uma amiga me disse que tem um tempero de churrasco , que da pra por e um aoutra me sugeriu bacon, eu gostei muito assim, simples, sem a fumaça!!!

    Muito bom que vcs mediram todos os ingredientes eu fiz a olho . vou anotar para fazer sempre.

    Beijos

    • cami
      fevereiro 16, 2011

      Sandra,
      podes crer, o bacon deve dar um balacobaco, vou falar com o rafa!!!
      Helo,
      verdade, eu já provei esse sal defumado e é super gostoso e pode ser q ajude mesmo…
      Ana,
      testa esse, vc vai amar!!!

  • heloisa
    fevereiro 15, 2011

    cami,

    a kook tem um sal defumado. é bem gostoso. de repente, ajuda no cheirinho de fumaça! :)

    beijo

  • Ana Paula
    fevereiro 15, 2011

    O meu molho barbecue é bem simples: catchup, mostarda, mascavo e molho inglês e já fica uma delícia, imagina esse?! Deve ficar maravilhoso…Acredito que o bacon deva substituir o gostinho de defumado!

  • Gabriella Major
    abril 26, 2011

    Olá Pessoal!

    Adorei a receita e fiz com sal defumado!

    O sal defumado é fantástico. Sempre trazia do exterior até começar a me tratar com um fitoterapeuta em Sampa. Descobri que esse cara fabrica o sal defumado artesanalmente e não fica devendo aos importados! Mais legal ainda é que o cara produz um sal de queijos que é divino! Se quiserem entrar em contato com ele, no site dele tem o telefone em São Paulo, http://www.fitoterapiaesaude.com.br.
    Beijus
    Gaby

    • cami
      maio 1, 2011

      Gabriella,
      menina já entrei no site deles, pirei no sal defumado…

  • Brenda
    agosto 13, 2011

    Eu tenho 13 anos e amo suas receitas, ja fiz um monte delas!!! Quase nenhuma das minhas amigas cozinham e elas acham legal eu cozinhar, mas nem chegam perto. kkk . Continue postando coisas deliciosas.

    • cami
      agosto 16, 2011

      Brenda,
      q bacana, tbm comecei a me arriscar na cozinha mais ou menos com a sua idade :-P

  • Debora Correa
    setembro 1, 2011

    Eu penso que se a gente acrescentar a pimenta chipotle, que é defumada, deve ficar com um certo gostinho de churrasco!

  • Clarice Leivas
    setembro 22, 2011

    Comprei em um site o Liquid Smoke (fumaça líquida) e o sabor ficou igualzinho do barbecue americano. Acrescentem em seu molho, ficará uma delícia.

    • cami
      outubro 3, 2011

      clarice,
      eu já vi esse tal de liquid smoke e fiquei meio assim se comprava ou não… mas depois do que vc disse vou procurar!

  • Thati Soares
    março 23, 2012

    Aloka!!! Depois de um ano cá estou lendo sua receita. Menina, aprendi um trucão excelente Homens Gourmet do canal bem simples e adaptei. Agora tudo que quero que tenha um gostinho defumado eu faço assim. Compra serragem (aquela mesmo que se coloca em gaiola de hamster – eca) espalha em uma assadeira, taca fogo e deixa no forno até que o fogo apague. Depois você taca o que quiser (defumar) lá dentro. Fica o bicho! O único contra é que a cozinha costuma defumar junto! Hehehehe. Vale a pena!

    • cami
      abril 4, 2012

      não vou mostrar isso para o rafa para preservar minha cozinha, rs…

  • Marisilda Nietto
    maio 31, 2012

    Olá, eu costumo fazer assim, costela de ripa, boi ou porco , cubro com sal grosso, quando faço churrasco eu separo uma parte e congelo, para dar sabor de churrasco vou usando aos pouco, quando termino de fazer, coloco abafo e depois re
    tiro, fica igualzinho ao sabor de churrasco, lembra defumado.

  • Tanara Rose
    setembro 9, 2012

    Além da liquid smoke, tem a fumaça em pó. Acha fácil no mercadão de SP e é barata! (4 reais um saquinho caprichado)

    • cami
      setembro 26, 2012

      aainnn meu deus, agora preciso mesmo ir em SP, fiquei louca por essa fumaça em pó…

  • Alberto
    outubro 4, 2012

    Fiz com berinjela “queimada” tb da um sabor defumado, faz assim:
    espeta a berinjela inteira no garfo e vai tostando no queimador do fogão. qdo ela estiver in teira preta coloca na panela com água e deixa ferver por uns cinco minutos. depois tira a berinjela e usa a “água de berinjela tostada” pra fazer o molho. não é tão forte como a fumaça liquida ou em pó, mas é natural!!!

    • cami
      outubro 22, 2012

      aaammmeeeiiii essa dica, vou fazer com certeza!

  • Vinícius
    outubro 29, 2012

    Tanara Rose, por favor, poderia informar em qual box achou a fumaça em pó?
    Obrigado!

  • Alyne Urani
    novembro 18, 2012

    Adorei, acabei de fazer, mas como não tinha molho inglês usei o Shoyo, que pra mim é quase a mesma coisa, ficou incrível….

  • Sandra
    dezembro 2, 2012

    Olá, como amo o barbecue, amei a receita. Ficou fantastica… mas como a Alyne, não tinha molho inglês, então inventei. Acrescentei molho shoyo e aceto balsamico. Ficou ma-ra-vi-lho-so. Só tenho a agradecer e, para ser sincera, não senti falta do defumado.

  • Suzana Dutra
    agosto 7, 2013

    Podem defumar o sal com um peneira de aço umapanela grande, farinha de mandioca que ficará no fundo da panela em cima de um pedaço de papel aluminio quando começar a queimar a farinha apoie a peneira com o sal e abafe ate ele ficar marrom!!!!! Depois use para salgar o que deseja ter cheiro e gosto de defumado!

  • Maria Vitória
    fevereiro 12, 2014

    Adorei essa receita, vou experimentar da próxima vez que fizer molho de barbecue ;) Normalmente eu faço esta receitinha http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-molho-barbecue-295.html e também é bastante gostosa!

  • Anna Camila
    junho 9, 2014

    Comprei esses dias a paprica defumada.
    Imagino que deva ficar perfeito pra dar o gostinho de fumaça característico!
    ;-)


  • junho 22, 2014

    E se sobrar, é só guardar na geladeira?
    Obrigada!

    • cami
      junho 23, 2014

      Sim, sim… mas como um produto sem conservante não tem a mesma durabilidade, mas pelo menos 1 semana dura sim!

  • Élida Alexandre
    julho 17, 2014

    Minha mãe sempre diz isso, que tudo o que é feito em casa é bem mais gostoso. E saudável, não é mesmo?

    Eu também sou assim. Sou do tipo que não tem medo de passar horas na cozinha. Tem coisa mais gostosa?

deixe seu recadinho ;)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *