dia desses o rafa tava inspirado para cozinhar, querendo fazer uma receita que usasse os legumes que habitavam a geladeira… ele decidiu q ia ser omelete, mas enquanto cortava os legumes reclamava que não era isso q ele queria comer… e aí minha super criatividade ativou e fizemos essa torta sem saber bem no que ia dar…
e fui misturando os ingredientes sem saber muito bem o que ia sair, morrendo de medo de desperdiçar tanta comida, mas fui no feeling, usando referências de ingredientes usados em outras receitas, imaginando as proporções ideais para o negócio ficar bom… e então a torta foi pro forno e em pouco tempo a casa estava tomada pelo cheiro delicioso que vinha da cozinha, mas mesmo assim só acreditei depois de provar o primeiro pedaço… e não vou mentir que deu orgulhinho de mim mesma, rs…
vou passar os ingredientes, mas na verdade, na verdade, você pode usar a criatividade e aproveitar o que você tem em casa! certo é que vai ficar uma delícia e super leve (a não ser q vc misture um monte de gordices, vai continuar gostoso, só não garanto a leveza, rs…).
comece cortando em pedaços pequenos: 1 cenoura pequena, 1 tomate grande, 1 cebola pequena, 200g de queijo branco, um tanto de salsa ou cebolinha, um pedaço pequeno de pimentão e 50g de brócolis cozido no vapor. tudo devidamente cortado, é hora de misturar 4 gemas, 1/2 xíc. de leite, 2 colheres de sopa de requeijão, 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de açafrão. misture beemmm e adicione os legumes…por último você ainda vai finalizar com 4 claras batidas em neve e mistura-las delicadamente ao creme com legumes… antes de ir no forno, e já com a massa no tabuleiro, adicione um fio de azeite e leve para assar em forno médio por aproximadamente 40 min ou até que a torta esteja levemente dourada…
vai ser amor a primeira garfada garanto! e outra, rende bastante, então se você quiser fazer para 2 pessoas comerem em 1 refeição, pode fazer a metade da medida.
percebam que ela não ficou lindíssima cortada não, rs… a tadinha tá se despedaçando, mas sabe o que é? é que esse casal queria uma torta realmente bem recheada, com tudo dentro, e digo, é por isso que ela fica tão gostosa! com certeza vão rolar vários repetecos por aqui!!!
36 comments on “torta levíssima de legumes”
Bom dia!
Como faço a massa??
Gosto muito da sua empatia e o toque de leveza na descrição das receitas.
Parabéns!
Lembra a torta de legumes da minha vó. Era a torta de segunda que aproveitava o frango de Domingo. Ela sempre colocava o franguinho desfiado, ervilha e milho.
Será que pode usar creme de leite em vez do requeijão?
pode sim ;-)
Essa receita é muito gostosa. Fez muito sucesso lá em casa. Como eu não tinha brócolis, fiz com couve-flor e adicionei vagem aos outros ingredientes. Ficou uma delícia!
hhhuuummm… essa torta é uma delícia mesmo :-)
Aproveitei para colocar um creme de quatro queijos que estava lá em casa, ficou uma delícia!
ai menina, deve ter ficado um abuso…
Fiz a receita e ficou ótima! Troquei alguns ingredientes de acordo com a disponibilidade de legumes e queijos que eu tinha. Troquei o brócolis por batata cozida e jerimum, não utilizei açafrão pois, não tinha. E o queijo branco que usei foi o queijo de coalho. A minha ficou mais douradinha. Ah, e cozinhei os legumes com meio caldinho de legumes. E com esse caldo do cozimento ainda fiz um pirão de legumes (invenção do dia)!
Ótimo site!
hhuuummm, que delícia esse pirão hein…
AMO SUAS RECEITAS.
ô amore, brigada!
Adoro suas dicas, mas a receita do suflê de batata que eu tanto queria está incompleta!!! Pode me enviar?
Carmem,
incompleta? o que você precisa?
adorei!!!!
:-)
gostaria de ter essa raceita.
Oi Lucinda,
se quiser você pode imprimir.