Admito, adiei muito para fazer mousse de chocolate quando percebia que todas as receitas levavam ovo cru! E se ficasse com gosto e com cheiro? Mas não fica!
Na verdade, a forma tradicional de fazer mousse de chocolate é utilizando a gema para trazer a firmeza e a clara em neve para trazer a leveza. Em outras palavras, nada de incluir gelatina para deixar sua mousse de chocolate durinha ok?
Índice de conteúdos

Mousse de chocolate
Antes de começar a receita tenho que dizer: a textura e o sabor desse mousse são de outro mundo. Perfeito é pouco para a experiência de comer algo tão gostoso.
O sabor de chocolate é intenso, a textura aerada e fica tão leve que corre o risco de querer comer tudo de uma vez só.
Enfim, só tem um jeito de você descobrir se eu to exagerando: fazendo!!!
Receita clássica de mousse
Se você ainda não sabe, a receita clássica de mousse de chocolate leva ovos crus. A gema entra como um emulsificante no creme base e as claras, em neve, para trazer a textura da sobremesa.
Como toda receita com ovo cru, você precisa ter alguns cuidados, como por exemplo:
- Compre ovos de boa qualidade, se puder, dê preferência aos orgânicos;
- Se você quer fazer pra vender, saiba que não é aconselhável, pois além de ser um alimento sensível a armazenamento, no Brasil não é permitido utilizar ovo cru em preparos que sejam feitos para esse fim;
- Hoje dia já existem no mercado tanto gemas e claras pasteurizadas, que eliminam pra 0 o risco de contaminação;
- De qualquer forma, se quiser pasteurizar seu ovo, basta levar eles para cozinhar até alcançar a temperatura de 60°. Clicando aqui você confere uma explicação detalhada de como fazer a pasteurização caseira.
Confira a receita dessa mousse perfeita de chocolate

Mousse perfeita de chocolate
Ingredientes
- 200 g de chocolate amargo;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha ou rum;
- 2 gemas peneiradas;
- 3 claras em neve;
- 1 colher de sopa de açúcar.
Instrucões
- Derreta o chocolate com a manteiga no micro-ondas ou em banho maria;
- Misture as gemas com o açúcar e bata até formar um creme mais claro e fofo;
- Logo após, adicione o chocolate morno, aos poucos, ao creme de gemas, misturando bem até formar um creme uniforme e bem brilhante;
- Bata as claras em ponto de neve e misture delicadamente ao creme de chocolate;
- Finalize levando seu mousse a geladeira por pelo menos 4h ou até que fique firme.
Outras receitas de mousse
A mousse perfeita e tradicional de chocolate tem que ter ovo sim! Mas sabia que para outros sabores você não precisa? Uma forma, ainda tradicional, é utilizando o creme de leite fresco para a base.
Ainda assim, por aqui no Brasil, temos algumas versões de mousse mais simples, com base de leite condensado e que também não precisam da gelatina para firmar.
Entretanto, massas mais líquidas pedem a gelatina. Mas minha dica é: não exagere nesse ingrediente, dessa forma, você poderá ter uma textura mais firme, porém, sem perder a cremosidade.
Confira algumas outras receitas com diferentes técnicas:
- Utilize o creme de leite fresco nesse delicioso mousse de chocolate branco
- Ou então, confira a medida certa de gelatina nesse mousse de coco
- Bem como, confira a versão mais tradicional de mousse de maracujá
Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

57 comments on “Mousse perfeita de chocolate”
Maravilhosas receitas
brriiggaadddaaa <3
Oi tudo bem? Então, eu adoro mousse de chocolate, fiz está receita e para completar eu tinha uma calda de frutas vermelhas sem açúcar mas com um pouquinho de conhaque…. Ficou perfeito, mas não deu nem para começar. Fazendo novamente. Abraço e obrigado pela receita.
Que delícia! deve ter ficado maravilhoso!
Amei a sugestão!!! Quero fazer pra já!!! Uma dúvida, teria problema não colocar o rum ou a baunilha? São ingredientes que não tenho. :/
Pode fazer sem sim :D
Usei a metade de extrato de baunilha pedida na receita e achei que ainda mesmo assim ficou com gosto forte, parecendo gosto de remédio. Da próxima vez acho que deveria utilizar uma colher de café. Além disso, a consistência do mousse ficou firme, não ficou muito aerado e pouco macio.
Alex,
você usou o industrializado? porque ele realmente tem o gosto mais artificial :-/
Esta mousse de chocolate fica ainda mais incrível com chocolate derretido no creme de leite sem soro! E, de fato, nossa senhora da salmonella que no guarde!!! Mtemcorre por aí que ovos caipira não teem salmonella… quem sabe com eles….
issooo!!!
Sou leiga na cozinha, e sempre que vejo receitas tão deliciosas como essas, fico me pergintando, “pq botar gema de ovo no meio disso?” Enfim, sempre tive essa dúvida, e tbm se sem a gema, alteraria alguma coisa.
Raíssa, a gema deixa o creme mais estável, dá estrutura pro mousse :-)
Adorei! Até que enfim uma receita de sobremesa sem leite condensado ou creme de leite. Parabéns! A receita é quase igual à receita francesa original. A textura e o sabor praticamente os mesmos. Não daria pra notar a diferença. Sei porque eu faço o mousse original que aprendi com um francês e resolvi fazer à sua maneira. Muito bom!
Coloquei 5 ovos em 250 gramas de chocolate… E deu merda………… Cheiro de ovo!!!!
Oi Cami! Que maravilha este seu blog! Parabéns! Fora seu bom humor que é contagiante! Quero servir este seu mousse como recheio de casquinhas feitas com massa tipo biju. Quanto tempo o mousse pode ficar fora da geladeira, será que derrete? Pergunto isso pois diferente de algumas receitas que vi, não vai gelatina nele. De repente ele possa durar algumas horas fora da geladeira. Beijo grande e fique com Deus.
Rô
Essa gema que VC coloca…. Qual a finalidade dela? Não é meio perigoso usar gema crua em um doce assim?