Como fazer trufas de chocolate

Nós vamos te ensinar dicas de como fazer trufas de chocolate para presentear em ocasiões especiais. Na verdade, além de dicas você vai conferir 4 variações deliciosas para impressionar.

Como fazer trufa de chocolate

Como fazer trufas de chocolate
Yield: 25 trufas cada receita

Trufas de chocolate

Prep Time: 5 minutes
Additional Time: 3 hours
Total Time: 3 hours 5 minutes

Aprenda como fazer a receita base de trufas e 4 variações de sabores.

Ingredients

Trufa de chocolate preto

  • 350 g de chocolate (pode ser ao leite, meio amargo ou amargo);
  • 1/2 xícara de creme de leite.

Trufa de chocolate branco

  • 250 g de chocolate branco;
  • 1/3 de xícara de creme de leite.

Instructions

  1. Para fazer ambos os sabores, junte os ingredientes e leve para aquecer até o chocolate derreter. É possível fazer esse passo no micro-ondas ou em banho maria;
  2. Em seguida leve a massa para a geladeira até esfriar bem e estar firme o suficiente para bolear.

Trufa de chocolate simples

  • Finalize suas trufas com cacau em pó.

Trufa de chocolate crocante

  • Adicione 2 colheres de chá de conhaque à massa ainda quente e finalize com castanha moída.

Trufa de chocolate branco com coco

  • Finalize as trufas passando no coco ralado. Se quiser um sabor ainda mais diferenciado, experimente tostar o coco antes de utilizá-lo.

Trufa de chocolate branco com limão

  • Adicione 1 colher de sopa de raspas de limão a mistura de chocolate e finalize passando no leite em pó.

Confira também a versão de café aqui.

Qual a diferença de bombom e trufa?

Sim, os dois preparos levam chocolate, mas são bem diferentes tanto no modo de preparo como na textura. Enquanto o bombom, geralmente é mais crocante (e pode ser recheado), a trufa é bastante cremosa, e, sem dúvida, mais fácil de preparar.

Na verdade. é bastante comum encontrarmos bombons recheados com trufas. E você também pode fazer a versão caseira, para isso, basta mergulhar suas trufas no chocolate derretido e deixar esfriar para ficar com uma casquinha crocante.

Porém, se você vai fazer uma versão para vender, é essencial buscar mais informações sobre temperagem de chocolate.

Como fazer trufas de chocolate

Qual o melhor chocolate para fazer trufas?

De forma geral, a melhor resposta pra essa pergunta é: o de melhor qualidade que você encontrar. Lembre que a trufa tem como ingrediente principal o chocolate, e por isso, o sabor do mesmo vai influenciar no resultado final.

Porém, tem um tipo que não indico de jeito nenhum: os chocolates hidrogenados e fracionados. Além de serem de baixa qualidade, o sabor não é nada agradável.

Dicas para fazer trufas em casa

Sim, essa receita que estamos indicando para vocês é para produção caseira. Ou seja, perfeita para consumo próprio ou para presentear amigos. Mas mesmo sendo uma versão simplificada, algumas dicas podem te ajudar a deixar o preparo com o resultado ainda melhor, como por exemplo:

  • Qualquer tipo de creme de leite vai funcionar para fazer essas receitas. Mas, com certeza, a versão fresca é a melhor opção. Não só porque pode ser aquecido sem problema de talhar, como também tem um percentual maior de gordura, deixando a textura ainda mais interessante;
  • Chocolates ao leite são mais fáceis de derreter do que os amargos. Do mesmo jeito que é preciso tomar um super cuidado com o chocolate branco, que pode até mesmo queimar durante o processo;
  • Existem 3 formas de você derreter seu chocolate: juntando o creme de leite para aquecer (e que eu indico principalmente se for fazer a versão de chocolate branco), como também aquecer o creme de leite (fresco) e depois misturar o chocolate ou então, derreter o chocolate e só então misturar o creme de leite;
  • Da mesma forma, temos 2 tipos de modos de fazer isso: em banho maria, ou seja aquecendo os ingredientes em uma tigela usando o vapor da água (lembre, a água não pode encostar na tigela. Ou então, no micro-ondas. Nesse último caso, eu indico fazer de 30 em 30 segundos para não ter perigo de queimar (principalmente no caso do chocolate branco);
  • Caso opte por aquecer o creme de leite para depois misturar o chocolate, você pode fazer esse processo direto na panela e na hora de misturar o chocolate, fazer isso fora do fogo.

Como armazenar trufas caseiras

Como as trufas são feitas basicamente de chocolate, você já deve imaginar que elas podem sofrer com altas temperaturas, não é mesmo?

Por isso, tente manter suas trufas à 18º. Para isso, você pode optar por armazenar na geladeira, nas gavetas mais baixas (que é onde a temperatura fica um pouco mais alta). Assim, elas ficaram firmes, mas não endurecidas.

Além disso, indico sempre usar um pote hermeticamente fechado para guardar.

Mais receitas para presentear

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *