Como fazer kafta

Neste conteúdo você não só vai aprender como fazer kafta como também vai conferir dicas de como escolher a melhor carne, assim como vai conferir como congelar seu preparo.

Eu tenho certeza que você vai amar o resultado dessa receita de tão gostosa que ela fica.

Como fazer kafta
Deliciosa e fácil de fazer, a kafta é uma ótima receita para variar no seu cardápio.

Kafta

Muito comum na culinária árabe, a kafta é um preparo feito de carne moída e temperos que tem como principal característica o seu formato que lembra uma almôndega presa em um palito de forma alongada.

Mesmo sendo uma receita bastante fácil de fazer, o resultado de sabor pode te surpreender. Isso porque, os temperos utilizados trazem sabores que não são tão comuns no nosso dia a dia.

Por aqui, sempre que fazemos, preparamos em grandes quantidades para ter sempre essa delícia como coringa para nossas refeições.

Qual a melhor carne para fazer kafta

É provável que a versão mais original tenha a carne de cordeiro como base. Porém, esse não é um tipo de carne que costumamos consumir no nosso dia a dia. Há também alguns locais que servem a kafta preparada com carne de porco. Mas aqui, vamos utilizar a carne bovina.

Como falei anteriormente, vamos usar carne moída, dessa forma, há várias possibilidades de que tipo de corte escolher (aqui ensinamos para vocês os cortes de carne bovina e para que tipo de preparo são indicados).

Por aqui, utilizamos não só para essa receita como também para a maioria dos preparos com carne moída o patinho. Isso porque ele é um corte sem tanta gordura, o que nós preferimos. Mas, fique sabendo que você pode escolher o corte de carne que preferir.

A única questão para se atentar é que se optar por um corte de carne com mais gordura, a sua kafta pode diminuir um pouco depois de pronta, já que geralmente uma parte da gordura tende a derreter.

Como preparar sua kafta

Tradicionalmente a kafta é preparada na brasa. E, sem dúvida, o resultado fica uma delícia. Mas, vamos combinar, que nem sempre temos uma churrasqueira à disposição no dia a dia.

Por isso, tenho 3 dicas para você:

  • Grelhar: Você pode grelhar suas kaftas direto em uma frigideira. Para isso, aqueça bem a sua panela, adicione um fio de azeite e vá virando seus espetinhos para que cozinhem por igual;
  • Assar: Certamente preparar no forno é uma ótima opção. Por aqui, utilizamos bastante esse modo de preparo. Uma dica é organizar suas kaftas em um tabuleiro com uma grade, dessa maneira, ela não cozinhará em contato com a água que pode soltar;
  • Na air fryer: Esse modo de preparo usa a mesma lógica de assar, porém com a facilidade de conseguir chegar na temperatura que precisa de forma mais rápido. Além disso, por causa do cesto, não há necessidade de usar uma grade. Esse foi o modo que preparamos as kaftas das fotos.

Confira como fazer kafta em casa

Como fazer kafta
Yield: 12 espetinhos

Como fazer kafta

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 30 minutes

Ingredients

  • 1 kg de carne moída;
  • 1 cebola pequena;
  • 4 dentes de alho;
  • 2 colheres de chá de cominho;
  • 1 colher de chá de canela;
  • 1 colher de sopa de páprica doce;
  • 1 e 1/2 colher de chá de sal;
  • 1 xícara de hortelã fresco;
  • 1 colher de sopa de azeite.

Instructions

  1. Comece processando a cebola, o alho, o cominho, a canela, a páprica, o sal e o azeite até formar quase uma pasta. Caso prefira, você pode picar ou ralar a cebola e alho;
  2. Por último, adicione o hortelã e processe até o mesmo incorporar à pasta;
  3. Então, misture essa pasta temperada à carne moída e amasse bem para que fique bem uniforme;
  4. Separe em porções (aqui usamos 80g de carne para cada kafta) e formate apertando a carne aos palitinhos;
  5. Leve para assar ou grelhar. Aqui usamos a air fryer, e cozinhamos por 15 minutos em temperatura de 180°, mas esse tempo pode variar de acordo com o metodo escolhido, assim como formato das kaftas.

Posso congelar minhas kaftas?

Sim!! Sem dúvida esse é um dos motivos do porquê eu adoro essa receita. Geralmente faço quantidades maiores do que vou consumir, justamente para que eu possa congelar.

Para congelar é importante seguir essas dicas:

  • Comece organizando suas kaftas em uma tábua, uma do lado da outra sem que fiquem encostando;
  • Em seguida, leve ao congelador por algumas horas, até que estejam totalmente congeladas;
  • Só então, armazene em sacos (e eu uso esses de silicone, reutilizáveis que são ótimos), anote a data em que forem feitos e consuma em até 3 meses.

Mais receitas que ficam ótimas congeladas

  • Ainda na culinária árabe, esse kibe é delicioso e é uma ótima opção para congelamento;
  • Ama nugget? Você vai adorar essa versão caseira tão fácil de fazer e que pode ser congelada;
  • E, certamente, essa torta de batata pode ser feita em porções menores e congelada sem problema.

Quer saber mais sobre comida de verdade?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Como fazer kafta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *