Tomate seco na air fryer

Com toda a certeza esse tomate seco na air fryer é uma dessas receitas que vou repetir sempre. Possivelmente porque rendeu um dos tomates secos mais gostosos que já experimentei. E acredite, é mais fácil de fazer do que você imagina.

Tomate seco na airfryer

Como fazer tomate seco

Se você ama tomate seco, é bem provável de já ter se assustado um pouco com o preço, isso quando consegue encontrar um bom disponível no mercado não é mesmo?

Eu confesso que nunca liguei tanto, mas depois que fiz essa versão caseira, tô complemente apaixonada.

Para fazer o seu tomate seco em casa você vai precisar de 2 etapas:

  • Secando o tomate: Sem dúvida, essa é a parte mais importante. Porque você não pode queimar, ou seja, vai precisar de baixa temperatura e tempo para isso acontecer;
  • Reidratação com gordura: Exatamente, para ele ficar gostoso você vai precisar deixar ele absorvendo um bom azeite e para isso, vai precisar de pelo menos 24h.

Mas eu te garanto, que vai valer cada minuto. E por mais que falando assim posso parecer complicado demais, vai por mim, teste!

Qual o melhor tomate para fazer tomate seco

Na teoria, você pode fazer com qualquer tomate. Até mesmo os tomatinhos cereja (lembrando que ele vai precisar de mais atenção na hora de secar).

Mas, sem dúvida eu indico bastante usar o italiano. Isso porque ele é macio, não tem muitas sementes, além de um toque mais presente de doçura, que acaba sendo uma característica bem marcante do tomate seco.

Como temperar meu tomate seco

Para fazer essa receita você vai usar temperos nos 2 momentos de preparo.

Enquanto para secar você vai adicionar temperos secos, como sal, pimenta e açúcar. Na hora de reidratar você pode adicionar mais sabores ao azeite.

Claro que dá pra fazer só com azeite. Mas com toda a certeza se você temperar essa mistura com ervas (alecrim, tomilho, louro) assim como com alho e até mesmo pimenta (seja em pedaços como em flocos), o resultado vai ficar ainda melhor.

Como fazer tomate seco no forno convencional

Sim, é possível secar o seu tomate no forno convencional. Porém, a maioria dos fornos à gás, tem um controle de temperatura não muito preciso. Além disso, muitos deles tem seus termostatos começando a partir dos 160°.

Por isso, vai ser importante você tentar ao máximo controlar a temperatura para não queimar seus tomates. Para isso, ter um termômetro dentro do seu forno, pode ser uma ótima saída.

Outra dica que sempre funciona super bem quando você for precisar de uma temperatura mais baixa, é deixar a porta do forno um pouco aberta e manter na temperatura mais baixa do termostato.

Mas é provável que o tempo de cozimento seja um pouco diferente, ok?

Aprenda como fazer tomate seco na air fryer

Tomate seco na airfryer
Yield: 300 g

Tomate seco na air fryer

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 1 hour 20 seconds
Additional Time: 1 day
Total Time: 1 day 1 hour 5 minutes 20 seconds

Sem dúvida, esse tomate seco é uma das receitas mais gostosas que já testei. Fácil de fazer e cheio de sabor.

Ingredients

  • 800 g de tomate italiano;
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • pimenta do reino a gosto;
  • azeite o quanto baste;
  • temperos a gosto.

Instructions

  1. Comece cortando seus tomates ao meio e tirando as sementes;
  2. Em seguida, em uma tigela grande misture o açúcar, o sal e a pimenta ao seus tomates, espalhando bem;
  3. Organize seus tomates no cesto da airfryer deixando um do lado do outro. Se sua fritadeira for pequena, pode ser necessário dividir essa etapa do preparo;
  4. Programe sua air fryer para a temperatura de 130° e deixe assar por 1h a 1h20 ou até que os tomates tenham reduzido de tamanho e estejam mais secos;
  5. Então, escolha um pote, de preferência de vidro, e organize seus tomates, adicione os temperos - aqui usamos 1 dente de alho e 1 folha de louro, adicione azeite até cobrir todos os tomates, feche bem e deixe descansar por pelo menos 24h;
  6. Depois desse tempo está pronto para o consumo.

Notes

  1. O pote precisa estar extremamente limpo. Por isso, aconselho potes de vidro com tampas de metal, que podem ser limpos com água fervendo e álcool 70;
  2. Quanto maior o pote, mais espaço vazio você terá, isso é um problema porque: você pode precisar de mais azeite e também porque pode ficar circulando mais ar no seu preparo, o que aumenta a possibilidade de oxidação;
  3. Sempre use utensílios extremamente limpos para se servir;
  4. Quando os tomates acabarem, use o azeite ricamente temperos para os preparos do dia a dia.

Mais receitas para fazer na air fryer

Quer saber mais sobre comida de verdade?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Tomate seco na air fryer”

Flavia,
Na geladeira com certeza você terá uma durabilidade maior, porém o azeite endurece quando refrigerado. Minha indicação é higienizar muito bem seu pote e deixar fora da geladeira, e se vc cobrir todo o tomate com azeite e o pote estiver limpíssimo, pode durar semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *