Eu tenho certeza que esse biscoito de queijo e alecrim vai deixar qualquer entrada ainda mais gostosa. Com preparo super simples, essa receita é perfeita para acompanhar antepastos e pastas.
E o melhor, você pode adaptar o preparo para combinar os seus sabores favoritos.
Índice de conteúdos
Biscoito de queijo
É provável que quando você pensa em convidar os amigos ou a família para uma reunião, ou ocasião especial, possa sempre recorrer aos biscoitos industrializados na hora de servir a entrada.
Mas eu te garanto que depois que você testar essa receita, nunca mais vai querer comprar.
Com um modo de preparo fácil e textura crocante, esse biscoito de queijo é simplesmente delicioso.
O que usar no lugar do alecrim?
Certamente a combinação queijo e alecrim é infalível. Porém, pode ser que você queira também testar outros sabores. E sem dúvida, você pode variar nas combinações de sabores.
Minha sugestão é não retirar o queijo, que nessa receita terá papel importante na textura da massa. Mas, nada impede de você combinar mais de 1 tipo de queijo. Por exemplo, que tal adicionar provolone para trazer um toque levemente defumado ao seu biscoitinho?
Ou então, para um toque picante, adicionar 1 colher de chá de páprica ou até mesmo outras ervas desidratadas, como salsa.
E claro, se quiser usar uma erva fresca, como na versão original, nossa dica é optar pelas que aguentam altas temperaturas, assim como o alecrim. São elas o orégano e o tomilho.
Com o que servir meu biscoito de queijo?
Com toda a certeza esse biscoito serve de base para inúmeras receitas, mas deixo aqui uma lista das minhas combinações favoritas:
- Caponata siciliana
- Tomates assados
- Antepasto de berinjela e abobrinha na panela de pressão
- Queijo brie assado
- Homus de grão de bico com pimentão
Aprenda a receita de biscoito de queijo com alecrim
Biscoito de queijo e alecrim
Delicioso, crocante e fácil de fazer, esse biscoito de queijo e alecrim é perfeito para servir com pastas e antepastos.
Ingredients
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 2 colheres de manteiga gelada;
- 25 g de queijo parmesão;
- 2 a 3 colheres de sopa de água gelada;
- 3 colheres de sopa de alecrim fresco.
Instructions
- Em uma tigela grande, comece misturando a farinha, a manteiga, o sal e o parmesão. Amasse bem até que obtenha uma massa mais uniforme;
- Em seguida, caso sua massa esteja esfarelando, adicione água aos poucos, misturando bem, até formar uma massa lisa e que não grude nas mãos;
- Por fim, adicione e o alecrim e misture mais um pouco;
- Então, abra a sua massa em uma superfície com farinha e deixe numa espessura não tem fina, e tente manter a massa com a altura uniforme;
- Corte como desejar. Por aqui, fizemos alguns furos na massa, para que ele ficasse mais lisinhos e não criasse calombos;
- Logo após, leve seus biscoitos para assar em forno preaquecido, em temperatura de 200° , por aproximadamente 20 min ou até que fiquem levemente dourados na base;
- Deixe esfriar por alguns minutos antes de servir, assim ficarão crocantes.
Como armazenar?
Antes de mais nada, é essencial que seus biscoitos já estejam frios na hora de armazenar. Além disso, é essencial que você guarde em um pote hermeticamente fechado, uma vez que somente assim você conseguirá manter seus biscoitos crocantes por mais tempo.
Minha sugestão é consumir os mesmos em no máximo 3 dias após a produção.
2 comments on “Biscoito de queijo e alecrim”
Oi, Camila!
É possível substituir a farinha de trigo por alguma outra? Como farinha de aveia ou similar? Se sim, qual você recomenda para manter a crocância?
Nunca testei Iale. Mas, para aumentar a possibilidade de manter uma estrutura parecida, eu usaria um mix de farinha sem glúten