Como fazer cebola caramelizada

Eu tenho certeza que depois de conferir a nossa versão de como fazer cebola caramelizada nunca mais vai querer fazer de outra forma. Isso porque, fica com um sabor e textura incríveis, além de ser simples de fazer.

Como fazer cebola caramelizada
Essa cebola caramelizada é fácil de fazer e fica deliciosa!

Cebolas caramelizadas

Eu tenho certeza que você já experimentou algum sanduíche ou pratos com suculentas cebolas caramelizadas e pensou? Como eu faço isso em casa!

Desde já é importante você saber que é possível sim fazer uma versão apenas com cebolas e azeite. Eu mesma já fiz diversas vezes, como já expliquei nessa receita aqui.

Mas, sem dúvida, o sabor dessa versão é mais rico, assim como a textura mais molhadinha. Além de ficar pronta mais rápido do que na versão simplificada.

Que cebola usar para caramelizar?

Na verdade, tanto faz! Você pode fazer essa receita seja com a cebola amarela, o tipo usado por nós, como também com a roxa. Essa na verdade tem o sabor ainda mais delicado e levemente adocicado, então, pode ser uma ótima opção.

Não se preocupe muito com a coloração, já que a roxa muitas vezes perde a cor depois do cozimento, uma vez que será o açúcar mascavo e o vinagre balsâmicos, reduzidos, que irão colorir e caramelizar suas cebolas.

Como armazenar sua cebola

Minha dica é sempre fazer essa receita em maior quantidade. Principalmente se você pretende usar em mais de 1 preparo num curto período de tempo. Isso porque fica uma delícia e fica ótima armazenada na geladeira.

Para ter sempre sua cebola pronta, confira alguns cuidados não só no armazenamento, como também dicas para deixar ela pronta para o consumo sempre que quiser:

  • O ideal é que você guarde ela ainda quente, para evitar o processo de deterioração. Ou seja, deixe esfriar um pouco e já leve pra geladeira;
  • Porém, não indico congelar. Isso porque no processo de descongelamento a textura da cebola pode mudar bastante;
  • Use um pote hermeticamente fechando e extremamente limpo;
  • Se bem acondicionado, pode durar até 10 dias sobre refrigeração;
  • Na hora de consumir, separe a porção que deseja e leve para aquecer por alguns minutos, seja no micro-ondas, ou então em uma frigideira (se necessário, adicione um pouco de água).

Aprenda como fazer caramelizada

Como fazer cebola caramelizada

Como fazer cebola caramelizada

Ingredients

  • 4 cebolas grandes;
  • 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 1/2 colher de chá de sal.

Instructions

  1. Em uma frigideira grande, comece derretendo a manteiga junto com o azeite;
  2. Em seguida, adicione a cebola cortada em fatias finas (prefiro cortar no formato de meia lua) e em fogo alto, deixe as mesmas reduzirem um pouco;
  3. Então, adicione o restante dos ingredientes e em fogo baixo e misturando de vez em quando deixe reduzir e caramelizar;
  4. Você vai perceber que está pronto porque não ficará mais líquido na frigideira, assim como suas cebolas estarão com uma coloração marrom escuro;
  5. Sirva como quiser.

O que combina com cebola caramelizada

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Como fazer cebola caramelizada

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

1 comment on “Como fazer cebola caramelizada”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *