Fondue de chocolate

Curso + Saudável em 4 semanas

Quando o clima começa a esfriar já vem logo a vontade de fazer um fondue de chocolate não é mesmo? E para te ajudar a fazer o fondue perfeito, vou contar algumas dicas super simples mas que vão fazer toda a diferença.

Fondue de chocolate
Confira nossas dicas para fazer um fondue de chocolate delicioso.

Fondue de chocolate perfeito

O fondue é uma receita de origem suíça, mas que originalmente servida na versão de queijo e que combina perfeitamente com dias mais frios.

Porém, é provável que a versão com chocolate já tenha se tornado tão ou mais famosa, possivelmente por ser uma receita fácil de fazer e até mesmo mais simples.

Mas, é essencial se atentar para alguns detalhes para fazer um fondue delicioso, com aquele gostinho de quero mais.

Qual chocolate utilizar para o fondue?

Antes de mais nada você precisa entender que o chocolate é o ingrediente principal dessa receita. Ou seja, quanto melhor for o ingrediente, mais gostoso será o resultado.

Dessa maneira, a primeira coisa que você precisa saber é que não deve escolher chocolates tipo cobertura, já que esses não tem um sabor muito agradável.

Uma boa dica para não errar é: experimente o chocolate. Ele é gostoso para seu paladar? Você repetiria a mordida? Se a resposta for sim, tá escolhido.

Variações de sabor de fondue

Sim, é possível variar nos sabores do seu fondue de chocolate. Afinal, existem diferentes tipos desse ingrediente não é mesmo?

Por exemplo, para quem gosta de sabores mais intensos, usar a versão amarga é a melhor escolha. Mas se você prefere chocolate branco, também é possível optar por ele.

Além disso, você pode adicionar mais sabor ao seu chocolate, como por exemplo:

  • Creme de avelã;
  • Raspas de chocolate;
  • Hortelã picado ou em essência (de preferência caseira);
  • E até mesmo um toque de flor de sal.

Com o que servir o fondue de chocolate

Sem dúvida o morango é o acompanhamento mais clássico. Mas na verdade, outras frutas como banana, abacaxi, pitaya, kiwi e uvas também são ótimas pedidas.

Além disso, você pode servir com biscoitos, marshmallows e até mesmo pedaços de bolo.

O que você precisa para fazer fondue?

Com toda a certeza, o maior charme de fazer fondue é poder ir comendo aos poucos e mesmo assim saber que ele continua quentinho. Para isso, pode ser necessário ter uma panela ou um pote específico para esse tipo de preparo.

  • Panela: É possível que você encontre 3 formatos de panela para esse fim. A que tem espaço para uma singela vela, tem a que tem espaço para você colocar um líquido inflamável e por fim, tem as versões elétricas. A escolha vai muito para o seu uso, ok? As 3 vão cumprir o objetivo;
  • Potes: Sim, hoje em dia é fácil encontrar pequenos potes de cerâmica para fazer versões menores de fondue. É uma ótima opção para fazer pequenas quantidades.

Porém, é importante dizer que é essencial ficar de olho no calor, já que se este for de menos, seu chocolate começará a engrossar demais e vai ficar frio. Ao mesmo tempo, se for demais, vai começar a queimar no fundo, trazendo um sabor não muito agradável.

Como fazer fondue de chocolate

Fondue de chocolate
Yield: 8 porções

Fondue de chocolate

Prep Time: 10 minutes
Total Time: 10 minutes

Delicioso, cremoso e perfeito para os dias mais frios, esse fondue de chocolate é uma receita super fácil para você testar!

Ingredients

  • 600 g de chocolate meio amargo;
  • 400 ml de creme de leite fresco;
  • 1/2 colher de sopa de rum (opcional).

Instructions

  1. Para começar, vamos aquecer o creme de leite por alguns minutos. Você pode realizar esse passo tanto em uma panela, como no micro-ondas. Não há necessidade de ferver;
  2. Então, fora do fogo, adicione o chocolate e o rum, caso vá utilizar, e misture bem até o chocolate derreter completamente e o creme estar bem uniforme;
  3. Transfira então para a sua panela ou pote e mantenha a chama acessa para se manter aquecido. De vez em quando, é importante mexer para manter a temperatura do seu creme mais uniforme.

    Mais receitas para dias frios

    • Para quem não abre mão do chocolate, esse chocolate quente é inegavelmente a melhor opção;
    • É provável que essa canjica super cremosa também vá agradar quem adora um doce quentinho;
    • E eu não poderia deixar de te indicar fazer esse capuccino caseiro delicioso.

    Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

    Fondue de chocolate
    Loja naminhapanela

    By Cami

    A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *