Maionese caseira

Já testou alguma receita de maionese caseira? Se sua resposta for não, é provável que essa versão seja a sua escolhida, de tão fácil de fazer.

E o melhor, mesmo tendo como base uma receita bastante tradicional, o modo de preparo é super prático e eu tenho certeza que você não vai ter problemas na hora de preparar!

Maionese caseira
Deliciosa e fácil de fazer, essa maionese caseira é uma base super versátil para várias receitas!

Como é feita a maionese?

A maionese é um creme feito, geralmente, à base de ovos. Além disso, junto com a gordura do óleo, ao processar os ingredientes se faz um processo de emulsificação que garante um resultado bastante cremoso e com muito sabor.

Na maioria das receitas mais clássicas, a adição da gordura se dá aos poucos até que se forme o creme. Porém, aqui, vou te ensinar uma forma mais prática onde todos os ingredientes entram de 1 só vez e ainda assim, o resultado é incrível.

Além disso, é importante saber, que essa é uma receita de base neutra. Ou seja, você pode adicionar mais sabores, como por exemplo: ervas frescas, temperos secos e até mesmo condimentos como alho, molho de pimenta, entre outros.

Por que usar óleo?

Pode ser que você esteja se perguntando se não seria possível trocar o óleo pelo azeite. E sim, é possível. Porém, o azeite tem muito mais sabor que o óleo, que geralmente traz um resultado mais neutro para a maionese.

Deixar a sua maionese com sabor mais neutro ajuda para que o creme seja usado como base para mais receitas. Porém, se o sabor mais marcante do azeite não te incomoda, certamente pode apostar nessa substituição.

Quanto tempo uma maionese caseira dura?

Como falamos anteriormente, a base dessa receita é o ovo, que na versão tradicional, entra cru na mistura. Mesmo adicionando o suco de limão, que ajuda a fazer um cozimento à frio, essa é uma base com baixíssima duração.

Dessa maneira, minha sugestão é que utilize sua maionese em até 3 dias após a produção. Lembrando que, essa validade é indicada caso você armazene seu creme na geladeira e em pote hermeticamente fechado.

Além disso, caso vá utilizar em um preparo, como um salpicão, por exemplo, o tempo de validade do mesmo é o mesmo tempo da maionese, ok? Isso sem contar, que essa receita não suporta altas temperaturas, ou seja, se for fazer uma receita usando essa maionese como base, ela não deverá ficar fora da geladeira por muito tempo, principalmente se o tempo tiver quente.

Confira como fazer maionese caseira

Maionese caseira
Yield: 4 porções

Maionese caseira

Prep Time: 5 minutes
Total Time: 5 minutes

Com um modo de preparo super prático, essa maionese caseira fica uma delícia.

Ingredients

  • 1 ovo;
  • 1 xícara de óleo - usei o de milho;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de chá de mostarda - ver notas;
  • sal a gosto.

Instructions

  1. Para fazer essa receita, utilize um liquidificador ou um mixer de mão;
  2. Então junte todos os ingredientes e bata até formar um creme liso, uniforme e bem fofo;
  3. Para deixar ainda mais firme, leve a maionese à geladeira por 2h a 3h.

Notes

  • Sem dúvida, a mostarda dijon é a melhor opção para uma versão super clássica de maionese, porém, por aqui, usamos a mostarda amarela e ficou uma delícia.
  • Caso queira adicionar mais sabores nessa mistura, aconselho colocar após o creme emulsificar, dessa maneira, você não interfere nesse processo.

Receitas para usar sua maionese caseira

  • Sem dúvida, usar esse creme para fazer esse salpicão vai adicionar ainda mais sabor à mistura;
  • Da mesma maneira, essa pasta de atum vai ficar ainda mais perfeita com essa maionese.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Maionese caseira

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

6 comments on “Maionese caseira”

Por ser diabético, fui proibido pela Médica Nutróloga a usar óleos (soja, milho, girassol, canola, etc), usar somente o azeite extra virgem e a gordura de porco.
Há alguma receita em que a maionese seja feita sem utilizar óleos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *