Farofa de cebola

Crocante e deliciosa, essa farofa de cebola é, sem dúvida, uma ótima opção de acompanhamento. Além disso, é fácil de fazer e precisa de pouquíssimos ingredientes.

Da mesma maneira, você pode incrementar adicionando mais ingredientes, como bacon e até mesmo ervas frescas no final do preparo.

Farofa de cebola
Deliciosa, crocante e fácil de fazer, essa farofa de cebola é simplesmente deliciosa.

Farofa de cebola crocante

Com toda a certeza, uma boa farofa é a acompanhamento perfeito para os mais diversos pratos. Na verdade, por aqui, arrisco dizer que se encaixa em praticamente qualquer cardápio, tamanho o vício por esse tipo de preparo.

Nessa versão a cebola fica além de crocante vem em grandes quantidades. Ou seja, se você ama esse ingrediente vai adorar essa delícia.

Qual farinha de mandioca escolher para fazer farofa?

É provável que minha resposta pra esse pergunta seja: a que você preferir. A moagem da farinha, assim como sua torra a ser utilizada é uma questão de gosto pessoal. Na verdade, é possível fazer até mesmo sem farinha de mandioca.

Confira abaixo alguns tipos de farinha que você pode utilizar:

  • Farinha de mandioca: Sem dúvida, o tipo mais utilizado para fazer farofa. Porém, geralmente você pode encontrar com 2 variações com bastante frequência:
    • Tipo de moagem: É possível encontrar não só a farinha mais fina, como também uma com a moagem mais grossa, que geralmente deixa a farofa com mais textura e acaba sendo nossa favorita por aqui;
    • Torrada ou não: Também é possível optar pela farinha crua ou então pela que passar por uma torra prévia, que acaba sendo mais moreninha, e também, mais crocante.
  • Farinha panko: Feita com migalhas de pão, é um tipo de farinha muito utilizada na culinária oriental. Fica uma delícia na farofa, porém, queima com mais facilidade, dessa maneira, precisa de menos tempo de cozimento.

Porém, os tipos listados acima são só os mais comuns. Há inúmeras possibilidades, até mesmo de outros tipos de farinha de mandioca, como a farinha d’água. Com toda a certeza, essa receita vai funcionar com qualquer tipo de farinha que você escolher.

Dicas para fazer sua farofa perfeita

Antes de mais nada é importante reforçar, que para fazer essa receita você precisa de um pouco de paciência, já que precisa de tempo para a cebola dourar e não queimar. Além disso, algumas dicas extras podem ser bastante úteis, como por exemplo:

  • Use uma panela grande. Quanto mais espaço você tiver para espalhar a cebola, mais uniforme será o cozimento;
  • Fogo baixo e paciência. Não queira acelerar o processo aumentando o fogo. O cozimento mais lento, deixará sua cebola ainda mais gostosa e crocante;
  • Corte a cebola em fatias bem finas. Possivelmente essa é a dica mais importante. Quanto mais fininha mais crocante vai ficar. Caso prefira, corte a cebola em cubos, mas lembre que vai cozinhar mais rápido;
  • Adicione sal na cebola também. Dessa maneira, sua farofa vai ficar muito mais saborosa.

Como fazer farofa de cebola

Farofa de cebola
Yield: 6 porções

Farofa de cebola

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 35 minutes

Crocante e deliciosa, essa farofa de cebola é uma ótima opção de acompanhamento para qualquer refeição.

Ingredients

  • 1 cebola grande;
  • 4 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de mandioca;
  • Sal a gosto.

Instructions

  1. Em uma frigideira grande, junte o azeite, as cebolas, um pouco de sal e, mexendo de vez em quando e em fogo baixo, deixe as mesmas fritarem até ficarem douradas;
  2. Então, adicione a manteiga e assim que a mesma derreter, misture a farinha de mandioca;
  3. Acerte o sal e mexendo de vez em quando, deixe a farinha cozinhar até que fique bem crocante.

Mais receitas de farofa

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Farofa de cebola

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Farofa de cebola”

Excelente e gostosa, acrescentei carne de charque e ficou uma delícia. Mas só com a cebola teria ficado joinha também. Tudo de bom essa farofa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *