Como fazer salmão grelhado

Aprenda como fazer salmão grelhado sem erros e se delicie com uma receita simples e muito gostosa. Além disso, confira também como saber se está comprando o peixe certo, assim como sugestões de temperos e acompanhamentos.

Como fazer salmão grelhado
Aprenda como fazer salmão grelhado, delicioso e fácil de fazer!

O que você precisa saber sobre o salmão?

O salmão é um peixe bem carnudo que cresce em águas geladas. Tem a cor rosada e sabor bastante característico. Por não ser encontrado no Brasil, geralmente tem valor acima da média de outros cortes de peixe.

Além disso, é um peixe super saudável, já que é rico em ômega 3 além de diversas vitaminas e minerais.

Porém, é bastante comum encontrar versões falsificadas do peixe, já que alguns fabricantes acabam adicionando corante a truta, por exemplo. Para identificar se seu peixe é realmente salmão, confira a coloração do peixe, assim como da pele. A truta salmonada geralmente tem pintas na pele, ao contrário do peixe original.

Preciso tirar a pele do salmão para grelhar?

Sem dúvida essa é uma questão pessoal. Porém, minha dica é manter, mesmo que você não vá consumir. Isso porque, além de ser mais fácil retirar a pele após o peixe grelhado, ela também auxilia para que a carne não perca a umidade.

Caso deseje, você pode grelhar bem a pele em alta temperatura, até que fique bem crocante. Nesse caso, o ideal é nem mesmo grelhar seu peixe de todos os lados, já que será necessário um tempo e temperatura maior para deixar a pele bem crocante.

Qual o ponto do salmão grelhado?

Certamente essa é uma outra questão que pode mudar de acordo com o gosto pessoal. Há quem prefira o peixe cozido integralmente, ao mesmo tempo que é bastante comum encontrar o salmão sendo servido com o centro bem rosado.

De qualquer forma, não aconselho cozinhar demais o peixe, isso porque a carne fica ressecada e mais endurecida.

Seja qual for o ponto de cozimento, é sempre bom ter a certeza que seu peixe esteja bem cozido.

Tempo de cozimento do salmão

O tempo que você vai precisar para cozinhar o seu peixe, vai variar de acordo com o tamanho e espessura da sua posta, assim como a temperatura da sua grelha.

De forma, geral, você pode seguir algumas dicas para garantir o ponto perfeito, como por exemplo

  • Utilize uma boa frigideira, de preferência anti aderente e que distribua o calor de forma uniforme;
  • Pré aqueça a sua panela por alguns minutos;
  • Caso opte pelo filé com pele, comece grelhando esse lado;
  • Grelhe o peixe por cerca de 4 a 6 minutos em fogo médio/alto, ou até que esteja cozido por completo e comece a se desfazer com facilidade. Você pode virar o seu filé na metade do tempo, mas evite ficar fazendo isso o tempo para não correr o risco de quebrar seu filé.

Melhores temperos para salmão

Antes de mais nada é importante você saber que o salmão é um peixe com tanto sabor, que não é necessário a adição de muitos temperos durante o seu preparo.

Na verdade, minha sugestão é, como vamos ensinar aqui, se resumir a sal e pimenta do reino moída na hora . Deixe para adicionar outros sabores, assim como molho após o preparo do peixe.

Por exemplo, com toda a certeza, seu salmão vai ficar uma delícia com quaisquer desses molhos orientais, ou até mesmo com um molho de maracujá.

Além disso, eu gosto bastante de finalizar meu peixe com raspas de limão e ervas frescas, como o tomilho.

Como fazer salmão grelhado

Como fazer salmão grelhado
Yield: 4 porções

Como fazer salmão grelhado

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 6 minutes
Total Time: 6 minutes

Aprenda os melhores truques para fazer o melhor salmão grelhado.

Ingredients

  • 4 filés de aproximadamente 200 g cada um;
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto;
  • Raspas de limão - usamos o siciliano;
  • Ervas frescas para finalizar;
  • Azeite para grelhar.

Instructions

    1. Comece, temperando seus filés com o sal e a pimenta do reino moída na hora e deixe descansar por 20 min. Se o dia estiver muito quente, deixe metade desse tempo na geladeira;
    2. Em uma frigideira antiaderente e bem quente, adicione um fio de azeite e adicione os filé. Caso tenha optado por usar o peixe com pele, comece por esse lado.
    3. Em fogo alto/médio, grelhe seu peixe por 4 a 8 minutos, virando na metade do tempo. Lembrando que esse tempo pode variar de acordo com o tamanho do seu filé e o ponto que deseja;
    4. Para saber se está na hora de virar seu filé, confira pela lateral do filé se a carne está cozida até a metade da sua altura;
    5. Para finalizar, regue com um pouco de azeite e adicione raspas de limão e ervas, se desejar.

Notes

Confira no conteúdo desse artigo mais dicas para fazer o salmão perfeito.

Melhores acompanhamentos para o salmão

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Como fazer salmão grelhado

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *