Receita de churros assado

Aprenda como fazer essa receita deliciosa de churros

Sem dúvidas essa receita de churros assado me surpreendeu demais. Isso porque, ele fica uma delícia, sequinho e levemente crocante por fora e macio por dentro.

Vai ser difícil resistir a não comer tudo de uma vez.

Massa de churros

A massa de churros é uma variação da massa choux, usada para fazer as famosas bombas recheadas, mas um pouco mais densa para ficar com mais massa do que ar.

Essa versão para ir ao forno, ou air fryer, é um pouco mais mole do que a versão frita. Por isso, um dos passos da receita é deixar a massa descansar por um tempo no congelador antes de preparar.

O resultado é incrível. Mesmo assando, você terá uma camada levemente crocante por fora e um recheio macio. Mas, sem dúvida, é importante você saber que não fica crocante igual a versão frita viu?

Receita de churros assado
Você vai adorar essa receita de churros assado. Super delicioso e fácil de fazer.

Além disso, também sugiro usar um bico maior do que o usado por nós. Por mais fofo que tenha ficado, certamente dá mais trabalho (em compensação também rende mais, rs…)

Churros na air fryer ou no forno

Por aqui, certamente, estamos sempre buscando opções que não precisem de fritura. Não que seja proibido, mas realmente sempre dou preferência a outras formas de preparo.

Como disse anteriormente, o resultado fica sim diferente de quando fritamos os churros. Na verdade, acredito que essa mudança ocorra em qualquer preparo que você for fazer.

Dito isso, segue minhas impressões para o modo de preparo tanto no forno convencional como também na fritadeira sem óleo:

  • Air Fryer: Além de ser o modo mais rápido (eu precisei de aproximadamente 9 min), também é a forma de deixar sua massa mais uniforme. O resultado são churros bem douradinhos;
  • Forno à gás: Mesmo precisando de um pouco mais de tempo (18 cm , mais calor (assei na temperatura mais alta), e não ficando dourado de forma uniforme, é a opção que mais deixou a massa crocante.

Independente de como você escolheu preparar tenho 2 dicas muito importantes. É essencial que você pré aqueça a air fryer ou forno antes de começar a assar. Além disso, é importante levar a massa do congelador direto para ser assado, já que a massa fica mais mole.

Com o que servir?

Antes de mais nada, churros tem que ter açúcar e canela por fora não é mesmo. Como essa massa é assada, fica mais sequinha. Então, para a mistura em pó grudar bem fizemos assim: borrifamos um pouco de água nas massas já assadas. Colocamos em um pote, jogarmos a mistura de açúcar e chacoalhamos por alguns minutos.

Para acompanhar escolhemos o clássico doce de leite, que é importante estar mais mole. Mas minha super dica aqui, para dar um toque a mais de sabor, é incluir algumas raspas de limão que vão deixar seu doce ainda mais gostoso.

Mas sem dúvida, também fica uma delícia acompanhado de creme de avelã ou ganache.

Receita de churros assado

Receita de churros assado
Yield: 10 porções

Receita de churros assado

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 10 minutes
Total Time: 20 minutes

Aprenda como fazer churros assado. Delicioso e fácil de fazer.

Ingredients

  • 1 xicara de água;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 50 g de manteiga - aproximadamente 1/2 xícara;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 2 ovos;
  • pitada de sal.

Instructions

  1. Comece misturando em uma panela, a água, o açúcar e a manteiga e leve para o fogo baixo até derreter e começar a ferver;
  2. Em seguida, retire a panela do fogo e misture a farinha, no líquido ainda bem quente;
  3. Deixe a massa esfriar bem;
  4. Para finalizar misture os ovos até formar uma massa bem uniforme. Você pode fazer essa mistura em uma batedeira;
  5. Transfira sua massa para um saco de confeitar e faça tiras de massa em cima de um tabuleiro ou tábua. Leve para congelar por 1 a 2h;
  6. Na hora de assar, pré aqueça seu forno ou sua air fryer e em temperatura máxima, organize suas massas congeladas, uma do lado da outra, deixando um espaço entre elas;
  7. Na air fryer, a 200° precisei assei por 8 minutos enquanto no forno, em temperatura máxima, assei por 19 min virando minhas massas na metade do tempo;
  8. Finalize com açúcar e canela e sirva com doce de leite.

Mais receitas que podem ser feitas no forno ou air fryer

Itens que podem ajudar a fazer seu churros 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Air Fryer: Sem dúvida, ter uma fritadeira sem óleo facilita muito os preparos no dia a dia. Além disso, é uma ótima opção para diminuir a quantidade de fritura por imersão;
  2. Louças: Nas fotos que ilustram essa receita usamos as louças da Oxford Porcelanas.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Receita de churros assado

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *