Molho de tomate assado

Aprenda como fazer esse delicioso molho de tomate

É provável que você queira fazer esse molho de tomate assado toda a semana a partir de agora. Isso porque é super fácil de fazer e fica uma delícia.

E o melhor, você pode dar o seu toque pessoal e deixar seu molho ainda mais gostoso.

Molho de tomate caseiro

Sem dúvida não existe forma mais saudável de consumir um molho de tomate do que a versão caseira. Até porque, dessa forma, você saberá exatamente os ingredientes que farão parte do seu molho.

Além disso, é uma ótima forma de servir preparos mais nutritivos até mesmo para quem tem o paladar mais seletivo e é mais resistente a consumir vegetais.

Aqui, por exemplo, utilizamos o tomate, cenoura, alho e manjericão. Mas você poderia ainda adicionar beterraba, tomilho e até mesmo orégano.

Molho de tomate assado
Você vai adorar esse molho de tomate assado. Delicioso, muito fácil de fazer e super nutritivo.

Como é feito o processo do molho de tomate?

Para essa receita você vai seguir 3 passos simples para ter um molho de tomate delicioso e nutritivo. Para isso você vai:

  • Selecionar seus ingredientes: Antes de mais nada você vai escolher o que vai colocar no seu molho. E vai funcionar até mesmo se você fizer somente com tomate, mas sem dúvida a combinação que indicamos fica uma delícia);
  • Assar: Depois dos ingredientes selecionados e cortados, você vai levar para assar. Isso traz ainda mais sabor para o seu molho e o resultado fica muito bom;
  • Processar: Para finalizar, você vai processar seus ingredientes para fazer o seu molho. Por aqui, deixamos com alguns pedaços, porque curtimos a proposta dele ser mais rústico, mas você pode bater por mais tempo e garantir um molho bem lisiinho.

Seja qual for a textura que você escolher, eu não indico peneirar já que você vai perder muitas fibras e seu molho vai ficar menos nutritivo.

Qual o melhor tomate para fazer molho?

Sem dúvida essa é uma informação muito importante, já que a escolha do tomate interfere no resultado final do seu molho.

E, sem dúvida, minha escolha para fazer molho sempre é o tomate italiano. Isso porque além de ser a opção com mais cor, também contém menos sementes, tem menos acidez e a polpa é bem concentrada. Ou seja, perfeita para um molho gostoso.

E no meu molho eu não descartei nada, usamos os tomates com pele e sementes mesmo. E eu te garanto, nem aparecem no resultado final.

Receita de molho de tomate assado

Molho de tomate assado
Yield: 4 porções

Molho de tomate assado

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 40 minutes
Additional Time: 5 minutes
Total Time: 5 minutes

Delicioso, fácil de fazer e super nutritivo, esse molho de tomate assado é perfeito para ter sempre pronto!

Ingredients

  • 600 g de tomate italiano;
  • 4 dentes de alho;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cenoura média;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 xícara de manjericão fresco.

Instructions

  1. Comece cortando os tomates e as cenouras em cubos. Em seguida, distribua os mesmos em um tabuleiro untado com um pouco do azeite, tentando deixar um do lado do outro;
  2. Finalize misturando o restante do azeite, os dentes de alho e o sal;
  3. Leve ao forno em temperatura média, de aproximadamente 200º por 40 min ou até que seus tomates estejam murchos e as cenouras macias;
  4. Caso prefira, cubra sua forma com papel alumínio;
  5. Após esse tempo, leve seus tomates assados para o processador ou liquidifificador e bata até formar um molho. Finalize adicionando o manjericão e bata só o suficiente para ele se espalhar pelo molho;
  6. Guarde em potes hermeticamente fechados.

Notes

  • Eu prefiro assar meus tomates sem o papel, já que gosto mais do sabor. Cubrindo, você terá tomates e cenouras menos douradas, mais macios e possivelmente precisará de menos tempo de forno;
  • Muito cuidado na hora de processar seus tomates quentes.

Como armazenar o seu molho caseiro de tomate

Antes de mais nada é importante lembrar que essa receita não leva conservantes, por isso é preciso ter alguns cuidados para aumentar a durabilidade.

  • Para começar, guarde em um pote hermeticamente fechado e limpo. De preferência esterelizado;
  • Não deixe fora da geladeira! Esse molho deve ir direto para a geladeira assim que ficar pronto;
  • Na parte debaixo da geladeira, indico consumir em até 5 dias. Caso queira congelar, consuma dentro de 30 dias.

Itens que podem ajudar a fazer seu molho de tomate 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Processador de alimentos: Aqui usamos um processador para bater nossos tomates;
  2. Liquidificador: Mas, sem dúvida dá pra usar um liquidificador também!
  3. Travessa cerâmica: Outra dica, é usar uma travessa de cerâmica, ou de vidro, para seu molho ficar ainda mais saudável;
  4. Louças: Nas fotos que ilustram essa receita usamos as louças da Oxford Porcelanas.

Receitas que combinam com esse molho de tomate

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Molho de tomate assado

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *